Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Paula de Sá
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16453
Resumo: Esta pesquisa propôs-se a analisar a potencialidade terapêutica de encontros realizados pela psicóloga pesquisadora com crianças de três a seis anos, no contexto de uma creche inserida em Campinas, SP. O referencial teórico utilizado foi a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Carl Ransom Rogers. Especificamente, fundamenta-se na proposta terapêutica de Virgínia Mae Axline, denominada Ludoterapia centrada na criança. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa intervenção, desenvolvida com base na implantação de uma prática psicológica clínica, disponibilizada para crianças em um contexto institucional. Inicialmente, a pesquisadora participou semanalmente das atividades rotineiras da creche, na condição de observadora, durante um período de dois meses, quando entrou em contato com as crianças e com os técnicos de maneira informal. Os encontros terapêuticos emergiram da demanda espontânea de algumas crianças. A permanência da pesquisadora na creche foi de, aproximadamente, um ano e meio, datando de abril de 2006 a dezembro de 2007. As próprias crianças geraram a estrutura dos encontros, estabelecendo com a pesquisadora uma relação que se aproxima da intervenção clínica denominada de Plantão Psicológico. Esta é uma prática psicológica que se constitui em um enquadre diferenciado que prioriza a escuta empática, a aceitação positiva incondicional e a congruência como atitudes terapêuticas do plantonista. A pesquisa foi conduzida de maneira fenomenológica, tendo sido construídas narrativas baseadas nos encontros terapêuticos. As narrativas permitiram compreender e interpretar o acontecer clínico que emergiu dos encontros terapêuticos, por um prisma de uma relação intersubjetiva. Concluiu-se que os encontros terapêuticos apresentam condições favoráveis à atualização do potencial psicológico para a autocompreensão e integração. Neste estudo, foram evidenciadas: a) a capacidade das crianças em assumir a iniciativa pela procura espontânea por uma relação de ajuda psicológica; b) a capacidade das crianças em comunicar sentimentos a respeito de si mesmas e de seus problemas; c) a capacidade das crianças em compreender e colaborar para a estruturação da relação de ajuda psicológica; d) a importância e suficiência das atitudes de empatia, aceitação positiva incondicional e congruência por parte da psicóloga. Os resultados confirmaram o caráter inovador e a importância do desenvolvimento de enquadres clínicos diferenciados em contextos institucionais. Esta pesquisa permite vislumbrar novos caminhos no sentido da aplicabilidade de encontros terapêuticos desta natureza, dada a sua potencialidade mutativa.
id PUC_CAMP-5_b4d88e534bb22797f45234677ad51a29
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16453
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma crechePsychological Clinic Attention: therapeutic encounters with children in a daycare centeratenção psicológica clínica em instituiçãoludoterapia centrada na criançapesquisa fenomenológicanarrativaclinical psychology attention in institutionschild centered ludotherapyphenomenological researchnarrativeEsta pesquisa propôs-se a analisar a potencialidade terapêutica de encontros realizados pela psicóloga pesquisadora com crianças de três a seis anos, no contexto de uma creche inserida em Campinas, SP. O referencial teórico utilizado foi a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Carl Ransom Rogers. Especificamente, fundamenta-se na proposta terapêutica de Virgínia Mae Axline, denominada Ludoterapia centrada na criança. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa intervenção, desenvolvida com base na implantação de uma prática psicológica clínica, disponibilizada para crianças em um contexto institucional. Inicialmente, a pesquisadora participou semanalmente das atividades rotineiras da creche, na condição de observadora, durante um período de dois meses, quando entrou em contato com as crianças e com os técnicos de maneira informal. Os encontros terapêuticos emergiram da demanda espontânea de algumas crianças. A permanência da pesquisadora na creche foi de, aproximadamente, um ano e meio, datando de abril de 2006 a dezembro de 2007. As próprias crianças geraram a estrutura dos encontros, estabelecendo com a pesquisadora uma relação que se aproxima da intervenção clínica denominada de Plantão Psicológico. Esta é uma prática psicológica que se constitui em um enquadre diferenciado que prioriza a escuta empática, a aceitação positiva incondicional e a congruência como atitudes terapêuticas do plantonista. A pesquisa foi conduzida de maneira fenomenológica, tendo sido construídas narrativas baseadas nos encontros terapêuticos. As narrativas permitiram compreender e interpretar o acontecer clínico que emergiu dos encontros terapêuticos, por um prisma de uma relação intersubjetiva. Concluiu-se que os encontros terapêuticos apresentam condições favoráveis à atualização do potencial psicológico para a autocompreensão e integração. Neste estudo, foram evidenciadas: a) a capacidade das crianças em assumir a iniciativa pela procura espontânea por uma relação de ajuda psicológica; b) a capacidade das crianças em comunicar sentimentos a respeito de si mesmas e de seus problemas; c) a capacidade das crianças em compreender e colaborar para a estruturação da relação de ajuda psicológica; d) a importância e suficiência das atitudes de empatia, aceitação positiva incondicional e congruência por parte da psicóloga. Os resultados confirmaram o caráter inovador e a importância do desenvolvimento de enquadres clínicos diferenciados em contextos institucionais. Esta pesquisa permite vislumbrar novos caminhos no sentido da aplicabilidade de encontros terapêuticos desta natureza, dada a sua potencialidade mutativa.This research proposes to analyze the therapeutic potentiality of encounters held by the researcher psychologist with children of three to six years old within the context of daycare center located in Campinas, SP. The theoretical reference used was the Person Centered Approach (PCA) developed by the American psychologist Carl Ransom Rogers. Specifically, it is based upon the therapeutic proposal of Virginia Mae Axline, known as Child Centered Ludotherapy. The study may be characterized as intervention research, developed with a basis in the implantation of a practical clinical psychology, made available to the children in an institutional context. Initially, the researcher participated weekly in the routine activities of the daycare center, with the status of an observer, for a period of two months, when she entered into contact with the children and with the technicians in an informal manner. The therapeutic encounters emerged from a spontaneous need of some of the children. The stay of the researcher in the daycare center was, approximately, one year and half, dating from April 2006 to December 2007. The children themselves generated the structure of the meetings, establishing with the researcher a relationship which is similar to the clinical intervention known as On Duty Psychology. This is a differentiated psychological practice that emphasizes empathic listening, positive unconditional acceptance and congruence as therapeutic attitudes of the psychologist on duty. The research was conducted in a phenomenological manner: some narratives having been constructed upon therapeutic encounters. The narratives allow the understanding and interpretation of the clinical arousal which emerged from the therapeutic encounters through a prism of an inter-subjective relationship. It may be concluded that the therapeutic encounters present favorable conditions to the production of the psychological potential for self understanding and integration. In this study, evidence was found of: a) the capacity of the children to assume the initiative in a spontaneous search in relation to psychological help; b) the capacity of the children in communicating feelings regarding themselves and their problems; c) the capacity of the children to understand and collaborate in the construction of the relationship for psychological help; d) the importance and competence of the attitudes of empathy, positive unconditional acceptance and congruence on the part of the psychologist. The results confirm the innovative character and the importance of the development of differentiated clinical practices in institutional contexts. This research permits a glimpse of new directions insofar as the applicability of therapeutic encounters of this nature given their psychological mutative nature.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasCury, Vera EnglerPontifícia Universidade Católica de CampinasCampos, Ana Paula de Sá2022-02-23T14:53:44Z2022-02-23T14:53:44Z2008-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164535376225425669426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-17T19:12:55Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16453Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-17T19:12:55Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
Psychological Clinic Attention: therapeutic encounters with children in a daycare center
title Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
spellingShingle Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
Campos, Ana Paula de Sá
atenção psicológica clínica em instituição
ludoterapia centrada na criança
pesquisa fenomenológica
narrativa
clinical psychology attention in institutions
child centered ludotherapy
phenomenological research
narrative
title_short Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
title_full Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
title_fullStr Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
title_full_unstemmed Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
title_sort Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
author Campos, Ana Paula de Sá
author_facet Campos, Ana Paula de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Vera Engler
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Paula de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv atenção psicológica clínica em instituição
ludoterapia centrada na criança
pesquisa fenomenológica
narrativa
clinical psychology attention in institutions
child centered ludotherapy
phenomenological research
narrative
topic atenção psicológica clínica em instituição
ludoterapia centrada na criança
pesquisa fenomenológica
narrativa
clinical psychology attention in institutions
child centered ludotherapy
phenomenological research
narrative
description Esta pesquisa propôs-se a analisar a potencialidade terapêutica de encontros realizados pela psicóloga pesquisadora com crianças de três a seis anos, no contexto de uma creche inserida em Campinas, SP. O referencial teórico utilizado foi a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Carl Ransom Rogers. Especificamente, fundamenta-se na proposta terapêutica de Virgínia Mae Axline, denominada Ludoterapia centrada na criança. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa intervenção, desenvolvida com base na implantação de uma prática psicológica clínica, disponibilizada para crianças em um contexto institucional. Inicialmente, a pesquisadora participou semanalmente das atividades rotineiras da creche, na condição de observadora, durante um período de dois meses, quando entrou em contato com as crianças e com os técnicos de maneira informal. Os encontros terapêuticos emergiram da demanda espontânea de algumas crianças. A permanência da pesquisadora na creche foi de, aproximadamente, um ano e meio, datando de abril de 2006 a dezembro de 2007. As próprias crianças geraram a estrutura dos encontros, estabelecendo com a pesquisadora uma relação que se aproxima da intervenção clínica denominada de Plantão Psicológico. Esta é uma prática psicológica que se constitui em um enquadre diferenciado que prioriza a escuta empática, a aceitação positiva incondicional e a congruência como atitudes terapêuticas do plantonista. A pesquisa foi conduzida de maneira fenomenológica, tendo sido construídas narrativas baseadas nos encontros terapêuticos. As narrativas permitiram compreender e interpretar o acontecer clínico que emergiu dos encontros terapêuticos, por um prisma de uma relação intersubjetiva. Concluiu-se que os encontros terapêuticos apresentam condições favoráveis à atualização do potencial psicológico para a autocompreensão e integração. Neste estudo, foram evidenciadas: a) a capacidade das crianças em assumir a iniciativa pela procura espontânea por uma relação de ajuda psicológica; b) a capacidade das crianças em comunicar sentimentos a respeito de si mesmas e de seus problemas; c) a capacidade das crianças em compreender e colaborar para a estruturação da relação de ajuda psicológica; d) a importância e suficiência das atitudes de empatia, aceitação positiva incondicional e congruência por parte da psicóloga. Os resultados confirmaram o caráter inovador e a importância do desenvolvimento de enquadres clínicos diferenciados em contextos institucionais. Esta pesquisa permite vislumbrar novos caminhos no sentido da aplicabilidade de encontros terapêuticos desta natureza, dada a sua potencialidade mutativa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-12
2022-02-23T14:53:44Z
2022-02-23T14:53:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16453
5376225425669426
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16453
identifier_str_mv 5376225425669426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415789537099776