Educação infantil e criatividade: perspectiva de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucilena Marcondes Coelho de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15611
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a concepção de criatividade e atuação criativa em professoras de educação infantil, dando ênfase à auto-percepção sobre criatividade, às estratégias usadas em sala de aula e à interação professor-aluno. Foram sujeitos 185 professoras de Educação Infantil municipal dos Estados: Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Roraima e São Paulo englobando todas as regiões brasileiras, divididas em nove grupos sendo três de São Paulo, tendo sido feita em um deles, observação em sala de aula de 9 professoras. O instrumento foi composto de 80 perguntas para identificar caracterização da professora e questões relativas às crenças, atuação profissional e auto-percepção como professora criativa. As respostas abertas foram submetidas à análise de conteúdo e avaliação qualitativa. Os dados foram analisados quantitativamente utilizando percentagens e médias. Os resultados demonstraram que em todos os grupos predominaram as educadoras menos jovens, com faixa etária entre 31 e 40 anos de idade, perfazendo quase metade dos sujeitos. Quanto à escolaridade 148 professoras (80%), terminaram o 3º Grau, das quais 81 têm curso de Pós-Graduação. Foram encontrados treze tipos de Especialização e Psicopedagogia foi o curso que apresentou maior número de professoras, seguido pelo curso de Educação Infantil. Os grupos que obtiveram as maiores médias foram: grupo de Minas Gerais, que alcançou a maior média nas áreas da educação infantil; o grupo de Mato Grosso, que obteve a maior média nas áreas de relacionamento com alunos, humor e imaginação e avaliação de si mesma e o do Rio Grande do Sul, nas áreas da didática e freqüência de uso das características indispensáveis à professora. Concluiu-se que embora haja diferenças entre as professoras das regiões brasileiras, todas demonstraram fazer uso da criatividade e foram unânimes em afirmar terem alunos criativos. Ter tido noções de criatividade, e como incentivá-la, no curso de formação apresentou impacto nas áreas: relacionamento com alunos, humor e imaginação e avaliação de si mesma. Essas noções foram consideradas insatisfatórias nos grupos do Rio Grande do Sul, Paraná e nos do interior de São Paulo, havendo necessidade de rever os cursos de formação e enfocar a importância deste tema, nessas regiões.
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As respostas abertas foram submetidas à análise de conteúdo e avaliação qualitativa. Os dados foram analisados quantitativamente utilizando percentagens e médias. Os resultados demonstraram que em todos os grupos predominaram as educadoras menos jovens, com faixa etária entre 31 e 40 anos de idade, perfazendo quase metade dos sujeitos. Quanto à escolaridade 148 professoras (80%), terminaram o 3º Grau, das quais 81 têm curso de Pós-Graduação. Foram encontrados treze tipos de Especialização e Psicopedagogia foi o curso que apresentou maior número de professoras, seguido pelo curso de Educação Infantil. Os grupos que obtiveram as maiores médias foram: grupo de Minas Gerais, que alcançou a maior média nas áreas da educação infantil; o grupo de Mato Grosso, que obteve a maior média nas áreas de relacionamento com alunos, humor e imaginação e avaliação de si mesma e o do Rio Grande do Sul, nas áreas da didática e freqüência de uso das características indispensáveis à professora. Concluiu-se que embora haja diferenças entre as professoras das regiões brasileiras, todas demonstraram fazer uso da criatividade e foram unânimes em afirmar terem alunos criativos. Ter tido noções de criatividade, e como incentivá-la, no curso de formação apresentou impacto nas áreas: relacionamento com alunos, humor e imaginação e avaliação de si mesma. Essas noções foram consideradas insatisfatórias nos grupos do Rio Grande do Sul, Paraná e nos do interior de São Paulo, havendo necessidade de rever os cursos de formação e enfocar a importância deste tema, nessas regiões.The purpose of the study was to assess the creativity conception and creative performance in teachers of Child Education, giving stress to self perception in creativity, the strategy used in classrooms and the interaction teacher-pupil. Were submitted 185 teachers of child education in county-schools in the states of: Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Roraima and São Paulo, including all brazilian regions divided into nine groups, being three from São Paulo, it was applyed to one of them, observation in classroom in nine teachers. The survey was composed of 80 questions related to beliefs, professional performance and self-perception as creative teacher. Open answers were submitted to analysis of content and qualified value. The data was analysis quantitative, used percentage and average. The results showed that in all groups, prevailed the less young teachers old, with age between 31 and 40 years old, performing almost half of the subject. In relation to education degree, from those, 81 were post-graduated. It was detected thirteen types of expertise and Psychopedagogy was the issue that contributed to the major number of teachers, followed by Child Education. The groups that obtained the highest grades were: Minas Gerais group, that reached the best grade in child education; Mato Grosso group, with the best grade in relationship with students, mood and imagination, and self-valuation and the group from Rio Grande do Sul, in didactic and frequency in the use of essential characteristics to the good teachers. The conclusion was that although teachers differ from region to region in Brazil, they proved to apply creativity and they all stated to have creative students. Aware of notion of creativity, and knowing how to incentive in the training course caused great impact in the areas: relationship with students, mood and imagination, and self-valuation. These notions were considered non satisfactory in the groups from Rio Grande do Sul, Paraná and the ones in the countryside region of São Paulo, therefore it is necessary to revise training courses and highlight the importance of this theme in the regions.PUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira, Lucilena Marcondes Coelho de2022-02-16T18:39:06Z2022-02-16T18:39:06Z2006-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156115286703055966774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:54Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15611Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:54Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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