CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramminger, Michael
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9041
Resumo: Pensar sobre a relação entre religião, sociedade e democracia geralmente significa pensar sobre religião em termos de comunidades religiosas constituídas e analisar e criticar sua ideologia e prática simbólica e social. Entretanto, isto sempre pressupõe uma certa interpretação do que é religião e de quem é o portador de crenças religiosas. Foi o filósofo judeu Walter Benjamin que, há 100 anos, chamou a atenção para o fato de que, na sociedade moderna, não só as igrejas e comunidades religiosas são portadoras de convicções religiosas, mas também o moderno Estado-nação, que se autodenomina secular. Sua tese é que o capitalismo assume as funções e tarefas das comunidades religiosas tradicionais, especialmente as das igrejas católica e protestante. Contudo, isto acontece não para trazer liberdade, mas para subjugar e reprimir as pessoas.
id PUC_GO-2_25eb86c37cfb5e27ca60253cf108bf8f
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9041
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?Religião e mitoAnálises do capitalismoSecularizaçãoAteísmoNihilismo.Religião e CapitalismoPensar sobre a relação entre religião, sociedade e democracia geralmente significa pensar sobre religião em termos de comunidades religiosas constituídas e analisar e criticar sua ideologia e prática simbólica e social. Entretanto, isto sempre pressupõe uma certa interpretação do que é religião e de quem é o portador de crenças religiosas. Foi o filósofo judeu Walter Benjamin que, há 100 anos, chamou a atenção para o fato de que, na sociedade moderna, não só as igrejas e comunidades religiosas são portadoras de convicções religiosas, mas também o moderno Estado-nação, que se autodenomina secular. Sua tese é que o capitalismo assume as funções e tarefas das comunidades religiosas tradicionais, especialmente as das igrejas católica e protestante. Contudo, isto acontece não para trazer liberdade, mas para subjugar e reprimir as pessoas.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/904110.18224/cam.v19i2.9041Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 2 (2021): Religião, (Des)humanização e Políticas Públicas; 453-467Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 2 (2021): Religião, (Des)humanização e Políticas Públicas; 453-467Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 2 (2021): Religião, (Des)humanização e Políticas Públicas; 453-467Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 2 (2021): Religião, (Des)humanização e Políticas Públicas; 453-4671983-778X10.18224/cam.v19.n2.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9041/5273Copyright (c) 2021 Michael Rammingerinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamminger, Michael2021-10-25T14:28:21Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9041Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-10-25T14:28:21Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?
title CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?
spellingShingle CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?
Ramminger, Michael
Religião e mito
Análises do capitalismo
Secularização
Ateísmo
Nihilismo.
Religião e Capitalismo
title_short CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?
title_full CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?
title_fullStr CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?
title_full_unstemmed CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?
title_sort CAPITALISMO: O PRIMEIRO CASO DE UM CULTO QUE NÃO EXPIA, MAS CULPABILIZA/ENDIVIDA?
author Ramminger, Michael
author_facet Ramminger, Michael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramminger, Michael
dc.subject.por.fl_str_mv Religião e mito
Análises do capitalismo
Secularização
Ateísmo
Nihilismo.
Religião e Capitalismo
topic Religião e mito
Análises do capitalismo
Secularização
Ateísmo
Nihilismo.
Religião e Capitalismo
description Pensar sobre a relação entre religião, sociedade e democracia geralmente significa pensar sobre religião em termos de comunidades religiosas constituídas e analisar e criticar sua ideologia e prática simbólica e social. Entretanto, isto sempre pressupõe uma certa interpretação do que é religião e de quem é o portador de crenças religiosas. Foi o filósofo judeu Walter Benjamin que, há 100 anos, chamou a atenção para o fato de que, na sociedade moderna, não só as igrejas e comunidades religiosas são portadoras de convicções religiosas, mas também o moderno Estado-nação, que se autodenomina secular. Sua tese é que o capitalismo assume as funções e tarefas das comunidades religiosas tradicionais, especialmente as das igrejas católica e protestante. Contudo, isto acontece não para trazer liberdade, mas para subjugar e reprimir as pessoas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9041
10.18224/cam.v19i2.9041
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9041
identifier_str_mv 10.18224/cam.v19i2.9041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9041/5273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Michael Ramminger
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Michael Ramminger
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 2 (2021): Religião, (Des)humanização e Políticas Públicas; 453-467
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 2 (2021): Religião, (Des)humanização e Políticas Públicas; 453-467
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 2 (2021): Religião, (Des)humanização e Políticas Públicas; 453-467
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 2 (2021): Religião, (Des)humanização e Políticas Públicas; 453-467
1983-778X
10.18224/cam.v19.n2.2021
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797350330499072