UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206 |
Resumo: | Os avanços de fundamentalismos e das comoditizações do ensino desvelam uma lógica hegemônica de negação das alteridades e da diversidade humana. Diante desse quadro, uma abordagem esperançosa de valorização das pessoas pode auxiliar a pensar a condição humana e a questão religiosa na situação contemporânea. Uma pedagogia da gratuidade, inspirada na ética da graça de Karl Barth e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, bem como em diálogo com outros interlocutores do campo da filosofia e da teologia, haure das noções de co-humanidade e ser mais para pensar as relações humanas e sociais. A questão do destino, como educação e construção de si mesmo, e a perspectiva da transgressão, como atitude criativa diante da vida, caracterizam uma antropologia filosófico-teológica da educação que questiona totalitarismos vários em suas pretensões de universalidade, indicando, a partir de baixo, a valorização do outro como humanização de si mesmo. |
id |
PUC_GO-2_bb7e068684a29bd0c64e30d470962b86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9206 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGOTeologia PúblicaPedagogia da GratuidadePedagogia da EsperançaCo-humanidadeReligião. Teologia.Os avanços de fundamentalismos e das comoditizações do ensino desvelam uma lógica hegemônica de negação das alteridades e da diversidade humana. Diante desse quadro, uma abordagem esperançosa de valorização das pessoas pode auxiliar a pensar a condição humana e a questão religiosa na situação contemporânea. Uma pedagogia da gratuidade, inspirada na ética da graça de Karl Barth e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, bem como em diálogo com outros interlocutores do campo da filosofia e da teologia, haure das noções de co-humanidade e ser mais para pensar as relações humanas e sociais. A questão do destino, como educação e construção de si mesmo, e a perspectiva da transgressão, como atitude criativa diante da vida, caracterizam uma antropologia filosófico-teológica da educação que questiona totalitarismos vários em suas pretensões de universalidade, indicando, a partir de baixo, a valorização do outro como humanização de si mesmo.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/920610.18224/cam.v19i4.9206Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-1061983-778X10.18224/cam.v19.n4.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206/5348Copyright (c) 2021 Jefferson Zeferino, Everton Nery Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessZeferino, JeffersonCarneiro, Everton Nery2021-12-06T10:22:21Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9206Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-06T10:22:21Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO |
title |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO |
spellingShingle |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO Zeferino, Jefferson Teologia Pública Pedagogia da Gratuidade Pedagogia da Esperança Co-humanidade Religião. Teologia. |
title_short |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO |
title_full |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO |
title_fullStr |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO |
title_full_unstemmed |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO |
title_sort |
UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO |
author |
Zeferino, Jefferson |
author_facet |
Zeferino, Jefferson Carneiro, Everton Nery |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Everton Nery |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zeferino, Jefferson Carneiro, Everton Nery |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teologia Pública Pedagogia da Gratuidade Pedagogia da Esperança Co-humanidade Religião. Teologia. |
topic |
Teologia Pública Pedagogia da Gratuidade Pedagogia da Esperança Co-humanidade Religião. Teologia. |
description |
Os avanços de fundamentalismos e das comoditizações do ensino desvelam uma lógica hegemônica de negação das alteridades e da diversidade humana. Diante desse quadro, uma abordagem esperançosa de valorização das pessoas pode auxiliar a pensar a condição humana e a questão religiosa na situação contemporânea. Uma pedagogia da gratuidade, inspirada na ética da graça de Karl Barth e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, bem como em diálogo com outros interlocutores do campo da filosofia e da teologia, haure das noções de co-humanidade e ser mais para pensar as relações humanas e sociais. A questão do destino, como educação e construção de si mesmo, e a perspectiva da transgressão, como atitude criativa diante da vida, caracterizam uma antropologia filosófico-teológica da educação que questiona totalitarismos vários em suas pretensões de universalidade, indicando, a partir de baixo, a valorização do outro como humanização de si mesmo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206 10.18224/cam.v19i4.9206 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v19i4.9206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206/5348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jefferson Zeferino, Everton Nery Carneiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jefferson Zeferino, Everton Nery Carneiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106 1983-778X 10.18224/cam.v19.n4.2021 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797350372442113 |