UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeferino, Jefferson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carneiro, Everton Nery
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206
Resumo: Os avanços de fundamentalismos e das comoditizações do ensino desvelam uma lógica hegemônica de negação das alteridades e da diversidade humana. Diante desse quadro, uma abordagem esperançosa de valorização das pessoas pode auxiliar a pensar a condição humana e a questão religiosa na situação contemporânea. Uma pedagogia da gratuidade, inspirada na ética da graça de Karl Barth e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, bem como em diálogo com outros interlocutores do campo da filosofia e da teologia, haure das noções de co-humanidade e ser mais para pensar as relações humanas e sociais. A questão do destino, como educação e construção de si mesmo, e a perspectiva da transgressão, como atitude criativa diante da vida, caracterizam uma antropologia filosófico-teológica da educação que questiona totalitarismos vários em suas pretensões de universalidade, indicando, a partir de baixo, a valorização do outro como humanização de si mesmo.
id PUC_GO-2_bb7e068684a29bd0c64e30d470962b86
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9206
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGOTeologia PúblicaPedagogia da GratuidadePedagogia da EsperançaCo-humanidadeReligião. Teologia.Os avanços de fundamentalismos e das comoditizações do ensino desvelam uma lógica hegemônica de negação das alteridades e da diversidade humana. Diante desse quadro, uma abordagem esperançosa de valorização das pessoas pode auxiliar a pensar a condição humana e a questão religiosa na situação contemporânea. Uma pedagogia da gratuidade, inspirada na ética da graça de Karl Barth e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, bem como em diálogo com outros interlocutores do campo da filosofia e da teologia, haure das noções de co-humanidade e ser mais para pensar as relações humanas e sociais. A questão do destino, como educação e construção de si mesmo, e a perspectiva da transgressão, como atitude criativa diante da vida, caracterizam uma antropologia filosófico-teológica da educação que questiona totalitarismos vários em suas pretensões de universalidade, indicando, a partir de baixo, a valorização do outro como humanização de si mesmo.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/920610.18224/cam.v19i4.9206Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-1061983-778X10.18224/cam.v19.n4.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206/5348Copyright (c) 2021 Jefferson Zeferino, Everton Nery Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessZeferino, JeffersonCarneiro, Everton Nery2021-12-06T10:22:21Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9206Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-06T10:22:21Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
title UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
spellingShingle UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
Zeferino, Jefferson
Teologia Pública
Pedagogia da Gratuidade
Pedagogia da Esperança
Co-humanidade
Religião. Teologia.
title_short UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
title_full UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
title_fullStr UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
title_full_unstemmed UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
title_sort UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO
author Zeferino, Jefferson
author_facet Zeferino, Jefferson
Carneiro, Everton Nery
author_role author
author2 Carneiro, Everton Nery
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zeferino, Jefferson
Carneiro, Everton Nery
dc.subject.por.fl_str_mv Teologia Pública
Pedagogia da Gratuidade
Pedagogia da Esperança
Co-humanidade
Religião. Teologia.
topic Teologia Pública
Pedagogia da Gratuidade
Pedagogia da Esperança
Co-humanidade
Religião. Teologia.
description Os avanços de fundamentalismos e das comoditizações do ensino desvelam uma lógica hegemônica de negação das alteridades e da diversidade humana. Diante desse quadro, uma abordagem esperançosa de valorização das pessoas pode auxiliar a pensar a condição humana e a questão religiosa na situação contemporânea. Uma pedagogia da gratuidade, inspirada na ética da graça de Karl Barth e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, bem como em diálogo com outros interlocutores do campo da filosofia e da teologia, haure das noções de co-humanidade e ser mais para pensar as relações humanas e sociais. A questão do destino, como educação e construção de si mesmo, e a perspectiva da transgressão, como atitude criativa diante da vida, caracterizam uma antropologia filosófico-teológica da educação que questiona totalitarismos vários em suas pretensões de universalidade, indicando, a partir de baixo, a valorização do outro como humanização de si mesmo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206
10.18224/cam.v19i4.9206
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206
identifier_str_mv 10.18224/cam.v19i4.9206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9206/5348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Jefferson Zeferino, Everton Nery Carneiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Jefferson Zeferino, Everton Nery Carneiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 88-106
1983-778X
10.18224/cam.v19.n4.2021
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797350372442113