O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Daniele Lopes
Publication Date: 2019
Format: Article
Language: por
Source: Educativa
Download full: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7186
Summary: Com fundamento teórico no pensamento de Hannah Arendt, a pesquisa teve como objeto processos administrativos junto à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás e processos judiciais no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em que a escola era parte. O objetivo foi identificar as ações mais frequentes, seu sentido em relação às esferas de representação escolar e os tipos de ações mais frequentes, tendo em vista compreender as razões da busca da égide judicial para a solução de lides escolares. Na análise dos dados discutiu-se o processo de judicialização e seus efeitos na escola e na atuação do professor. E foi submetido um questionário sem identificação aos professores a fim de cooperar com os subsídios à pesquisa. Concluiu-se que o processo de judicialização retira do professor seu protagonismo e sua capacidade de pensar e de julgar, privando a escola do exercício da reflexão, com danos à ação, linguagem e pensamento.
id PUC_GO-4_1cf28026d21c2a04f8fa02c80a442c9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7186
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSORHistória da Educação, Sociologia e PedagogiaJudicialização; Educação; Violência; Democracia; Política; Judiciary; Education; Violence; Democracy; Politics.37Com fundamento teórico no pensamento de Hannah Arendt, a pesquisa teve como objeto processos administrativos junto à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás e processos judiciais no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em que a escola era parte. O objetivo foi identificar as ações mais frequentes, seu sentido em relação às esferas de representação escolar e os tipos de ações mais frequentes, tendo em vista compreender as razões da busca da égide judicial para a solução de lides escolares. Na análise dos dados discutiu-se o processo de judicialização e seus efeitos na escola e na atuação do professor. E foi submetido um questionário sem identificação aos professores a fim de cooperar com os subsídios à pesquisa. Concluiu-se que o processo de judicialização retira do professor seu protagonismo e sua capacidade de pensar e de julgar, privando a escola do exercício da reflexão, com danos à ação, linguagem e pensamento.EDITORA DA PUC GOIÁSOliveira, Daniele Lopes2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/718610.18224/educ.v21i1.7186Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 137-1581983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7186/4044http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7186/727http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7186/728http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7186/729Direitos autorais 2019 DANIELE LOPES OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-07T13:28:01ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR
title O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR
spellingShingle O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR
Oliveira, Daniele Lopes
História da Educação, Sociologia e Pedagogia
Judicialização; Educação; Violência; Democracia; Política; Judiciary; Education; Violence; Democracy; Politics.
37
title_short O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR
title_full O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR
title_fullStr O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR
title_full_unstemmed O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR
title_sort O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS: O ESVAZIAMENTO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR
author Oliveira, Daniele Lopes
author_facet Oliveira, Daniele Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação, Sociologia e Pedagogia
Judicialização; Educação; Violência; Democracia; Política; Judiciary; Education; Violence; Democracy; Politics.
37
topic História da Educação, Sociologia e Pedagogia
Judicialização; Educação; Violência; Democracia; Política; Judiciary; Education; Violence; Democracy; Politics.
37
description Com fundamento teórico no pensamento de Hannah Arendt, a pesquisa teve como objeto processos administrativos junto à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás e processos judiciais no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em que a escola era parte. O objetivo foi identificar as ações mais frequentes, seu sentido em relação às esferas de representação escolar e os tipos de ações mais frequentes, tendo em vista compreender as razões da busca da égide judicial para a solução de lides escolares. Na análise dos dados discutiu-se o processo de judicialização e seus efeitos na escola e na atuação do professor. E foi submetido um questionário sem identificação aos professores a fim de cooperar com os subsídios à pesquisa. Concluiu-se que o processo de judicialização retira do professor seu protagonismo e sua capacidade de pensar e de julgar, privando a escola do exercício da reflexão, com danos à ação, linguagem e pensamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7186
10.18224/educ.v21i1.7186
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7186
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i1.7186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7186/4044
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7186/727
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7186/728
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7186/729
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 DANIELE LOPES OLIVEIRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 DANIELE LOPES OLIVEIRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 137-158
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661787381760