A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254
Resumo: Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto. Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora.
id PUC_GO-4_8b68fac9838f86a189b48c5a0b28fe33
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4254
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINEResumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto. Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora.EDITORA DA PUC GOIÁSPeixoto, JoanaAraújo, Cláudia Helena dos Santos2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/425410.18224/educ.v18i1.4254Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 45-601983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254/2444Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4254Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.219Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
title A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
spellingShingle A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
Peixoto, Joana
title_short A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
title_full A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
title_fullStr A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
title_full_unstemmed A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
title_sort A FUN??O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG?GICA ONLINE
author Peixoto, Joana
author_facet Peixoto, Joana
Araújo, Cláudia Helena dos Santos
author_role author
author2 Araújo, Cláudia Helena dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana
Araújo, Cláudia Helena dos Santos
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto. Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora.
description Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto. Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254
10.18224/educ.v18i1.4254
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254
identifier_str_mv 10.18224/educ.v18i1.4254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254/2444
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 45-60
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v18i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973574746112