Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: García, J. Eduardo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: García, Francisco F., Martín, José, Porlán, Rafael, Libâneo, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586
Resumo: Resumo: este texto apresenta resultados de debates promovido numa rede de discussão pela Internet, com a participação de investigadores de didática da Universidade de Sevilha, Espanha, e professores de escolas públicas e privadas. O tema dos debates esteve centrado na relação entre a escola e as novas opções culturais que permeiam a sociedade. Os autores partem da constatação de que vem aumentando consideravelmente a ??brecha? entre a cultura em que estão imersas crianças e jovens e a cultura escolar tradicional para, em seguida, propor formas de superação desse desajuste cultural entre o dentro e o fora da escola. Palavras-chave: escola e culturas juvenis, cultura escolar e cultura das mídias, tecnologias da informação e comunicação e educação, renovação da escola
id PUC_GO-4_a1b090d959d6557d7db6a0920593d585
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1586
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?Resumo: este texto apresenta resultados de debates promovido numa rede de discussão pela Internet, com a participação de investigadores de didática da Universidade de Sevilha, Espanha, e professores de escolas públicas e privadas. O tema dos debates esteve centrado na relação entre a escola e as novas opções culturais que permeiam a sociedade. Os autores partem da constatação de que vem aumentando consideravelmente a ??brecha? entre a cultura em que estão imersas crianças e jovens e a cultura escolar tradicional para, em seguida, propor formas de superação desse desajuste cultural entre o dentro e o fora da escola. Palavras-chave: escola e culturas juvenis, cultura escolar e cultura das mídias, tecnologias da informação e comunicação e educação, renovação da escolaEDITORA DA PUC GOIÁS2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/158610.18224/educ.v13i2.1586Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 2 (2010); 215-2321983-77711415-049210.18224/educ.v13i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586/1003García, J. EduardoGarcía, Francisco F.Martín, JoséPorlán, RafaelLibâneo, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1586Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:55.939Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
title Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
spellingShingle Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
García, J. Eduardo
title_short Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
title_full Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
title_fullStr Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
title_full_unstemmed Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
title_sort Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
author García, J. Eduardo
author_facet García, J. Eduardo
García, Francisco F.
Martín, José
Porlán, Rafael
Libâneo, José Carlos
author_role author
author2 García, Francisco F.
Martín, José
Porlán, Rafael
Libâneo, José Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv García, J. Eduardo
García, Francisco F.
Martín, José
Porlán, Rafael
Libâneo, José Carlos
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: este texto apresenta resultados de debates promovido numa rede de discussão pela Internet, com a participação de investigadores de didática da Universidade de Sevilha, Espanha, e professores de escolas públicas e privadas. O tema dos debates esteve centrado na relação entre a escola e as novas opções culturais que permeiam a sociedade. Os autores partem da constatação de que vem aumentando consideravelmente a ??brecha? entre a cultura em que estão imersas crianças e jovens e a cultura escolar tradicional para, em seguida, propor formas de superação desse desajuste cultural entre o dentro e o fora da escola. Palavras-chave: escola e culturas juvenis, cultura escolar e cultura das mídias, tecnologias da informação e comunicação e educação, renovação da escola
description Resumo: este texto apresenta resultados de debates promovido numa rede de discussão pela Internet, com a participação de investigadores de didática da Universidade de Sevilha, Espanha, e professores de escolas públicas e privadas. O tema dos debates esteve centrado na relação entre a escola e as novas opções culturais que permeiam a sociedade. Os autores partem da constatação de que vem aumentando consideravelmente a ??brecha? entre a cultura em que estão imersas crianças e jovens e a cultura escolar tradicional para, em seguida, propor formas de superação desse desajuste cultural entre o dentro e o fora da escola. Palavras-chave: escola e culturas juvenis, cultura escolar e cultura das mídias, tecnologias da informação e comunicação e educação, renovação da escola
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586
10.18224/educ.v13i2.1586
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586
identifier_str_mv 10.18224/educ.v13i2.1586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586/1003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 2 (2010); 215-232
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v13i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974309797888