Síndrome de Down: Impacto do Diagnóstico e Mediações por Meio do Grupo Psicoeducativo com Progenitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hannum, Juliana Santos de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4222
Resumo: A tese aborda a Síndrome de Down, conhecendo os progenitores para se compreender o impacto da deficiência sobre as famílias. O estudo está composto por quatro artigos. O primeiro e o terceiro foram escritos no modelo de uma revisão da literatura, cujo objetivo propõe avaliar a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados nas bases de dados da CAPES, SCOPUS e Scielo, sobre o tema impacto do diagnóstico em famílias de pessoas com Síndrome de Down, estratégias de enfrentamento e as intervenções em grupos psicoeducativos. Os artigos dois e quatro são empíricos, produzidos com intuito de apresentar e discutir resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo geral foi compreender as dificuldades que as famílias de crianças com SD enfrentam a partir do diagnóstico. Em especial, conhecer a influência do impacto na promoção de alterações na dinâmica familiar e ofertar um grupo psicoeducativo de apoio aos progenitores. Os dados foram trabalhados a partir de uma compreensão biopsicossocial, na qual se buscou dialogar com autores da abordagem ecológica, a fim de compreender as diversas variáveis envolvidas no fenômeno estudado, evitando o reducionismo. Participaram do estudo 37 famílias, que foram entrevistados com base em roteiro de entrevista semiestruturado. As respostas foram examinadas por meio da perspectiva teórica da ecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (1996). Os resultados, apresentados no segundo artigo empírico, revelaram que a notícia do diagnóstico da SD foi uma experiência complexa e desafiadora. O impacto do diagnóstico da SD na vida dos pais foi intenso, eles apontam o desejo de superarem as expectativas impostas, mas, por outro lado, sentiram dificuldades no exercício da parentalidade, que apresenta necessidades específicas oriundas do quadro clínico presente na SD. Os sentimentos mais frequentes estão relacionados a uma profunda sensação de impotência, sobrecarga de responsabilidades, solidão, tristeza, além de medo de morrer e deixar o filho desamparado quanto às necessidades de cuidado, afeto e recursos materiais. Os pais destacam paciência, informação e recursos financeiros como parâmetros importantes para o adequado exercício da parentalidade. Entre os fatores que dificultam a parentalidade da criança com SD, foram apontados os sintomas mais regressivos e, em especial, o comprometimento na habilidade de interação social, bem como a falta de instituições especializadas e o pouco apoio familiar. Os dados exibidos no quarto artigo empírico apresentam um grupo psicoeducativo, os resultados apontam que o acompanhamento oferecido aos cuidadores diretos das pessoas com SD são de fundamental importância, pois o grupo torna-se uma rede de apoio, sendo que essa rede minimiza a fragilidade ou inexistência de suporte social, o que, também, pode ser relacionado à ampliação dos sentimentos de solidão e impotência por parte da família, em especial, dos progenitores.
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spelling Síndrome de Down: Impacto do Diagnóstico e Mediações por Meio do Grupo Psicoeducativo com ProgenitoresSíndrome de Down, família, diagnóstico, rede social de apoio.Down Syndrome, family, diagnosis, social support network.CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA tese aborda a Síndrome de Down, conhecendo os progenitores para se compreender o impacto da deficiência sobre as famílias. O estudo está composto por quatro artigos. O primeiro e o terceiro foram escritos no modelo de uma revisão da literatura, cujo objetivo propõe avaliar a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados nas bases de dados da CAPES, SCOPUS e Scielo, sobre o tema impacto do diagnóstico em famílias de pessoas com Síndrome de Down, estratégias de enfrentamento e as intervenções em grupos psicoeducativos. Os artigos dois e quatro são empíricos, produzidos com intuito de apresentar e discutir resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo geral foi compreender as dificuldades que as famílias de crianças com SD enfrentam a partir do diagnóstico. Em especial, conhecer a influência do impacto na promoção de alterações na dinâmica familiar e ofertar um grupo psicoeducativo de apoio aos progenitores. Os dados foram trabalhados a partir de uma compreensão biopsicossocial, na qual se buscou dialogar com autores da abordagem ecológica, a fim de compreender as diversas variáveis envolvidas no fenômeno estudado, evitando o reducionismo. Participaram do estudo 37 famílias, que foram entrevistados com base em roteiro de entrevista semiestruturado. As respostas foram examinadas por meio da perspectiva teórica da ecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (1996). Os resultados, apresentados no segundo artigo empírico, revelaram que a notícia do diagnóstico da SD foi uma experiência complexa e desafiadora. O impacto do diagnóstico da SD na vida dos pais foi intenso, eles apontam o desejo de superarem as expectativas impostas, mas, por outro lado, sentiram dificuldades no exercício da parentalidade, que apresenta necessidades específicas oriundas do quadro clínico presente na SD. Os sentimentos mais frequentes estão relacionados a uma profunda sensação de impotência, sobrecarga de responsabilidades, solidão, tristeza, além de medo de morrer e deixar o filho desamparado quanto às necessidades de cuidado, afeto e recursos materiais. Os pais destacam paciência, informação e recursos financeiros como parâmetros importantes para o adequado exercício da parentalidade. Entre os fatores que dificultam a parentalidade da criança com SD, foram apontados os sintomas mais regressivos e, em especial, o comprometimento na habilidade de interação social, bem como a falta de instituições especializadas e o pouco apoio familiar. Os dados exibidos no quarto artigo empírico apresentam um grupo psicoeducativo, os resultados apontam que o acompanhamento oferecido aos cuidadores diretos das pessoas com SD são de fundamental importância, pois o grupo torna-se uma rede de apoio, sendo que essa rede minimiza a fragilidade ou inexistência de suporte social, o que, também, pode ser relacionado à ampliação dos sentimentos de solidão e impotência por parte da família, em especial, dos progenitores.The thesis addresses Down Syndrome, knowing the parents to understand this disability impact on families. The study is made up of four articles. The first and third were written in the literature review model, which objective is to evaluate the bibliographic production of research reports indexed in CAPES, SCOPUS and Scielo databases on the impact of diagnosis in in families with Down syndrome´s people coping strategies and interventions in psychoeducational groups. Articles two and four are empirical, produced with the intention of presenting and discussing a qualitative research results, whic general objective was to understand difficulties that children families with DS face from the diagnosis. In particular, to know the impact influence in changes promotion in the family dynamics and to offer a support psychoeducational group to the parents. The data were based on a biopsychosocial understanding, in which we sought to dialogue with ecological approach authors, in order to understand the various variables involved in the phenomenon studied, avoiding reductionism. 37 families participated in the study, who were interviewed based on a semi-structured interview script. The responses were examined through Bronfenbrenner's theoretical perspective on the human development ecology (1996). The results, presented in the second empirical article, revealed that the DS diagnosis news was a complex and challenging experience. The diagnosis impact of SD on the life of parents was intense, they point out the desire to overcome the expectations imposed, but, on the other hand, they experienced difficulties in the exercise of parenting, which presents specific needs arising from the clinical aspect in SD. The most frequent feelings are related to a deep sense of impotence, overload of responsibilities, loneliness, sadness, besides fear of dying and leave the child helpless as regards the needs of care, affection and material resources. Parents emphasize patience, information and financial resources as important parameters for the proper exercise of parenting. Among the factors that hinder parenting of the child with DS, the most regressive symptoms were identified, especially the impairment in social interaction skills, as well as the lack of specialized institutions and the lack of family support. The data presented in the fourth empirical article present a psychoeducational group, the results indicate that the follow-up offered to the direct DS people caregivers are of fundamental importance, since the group becomes a support network, and it minimizes the fragility or lack of social support, which may also be related to the expansion of feelings of loneliness and impotence on the part of the family, especially the parents.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaMiranda, Fábio Jesushttp://lattes.cnpq.br/4800752200468738Cruz, Aparecido Divino dahttp://lattes.cnpq.br/7868817504129985Vieira, Thaís Cidáliahttp://lattes.cnpq.br/0892495939159265Reis, Angela Adamski da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3243656364470085Silva, Cláudio Carlos dahttp://lattes.cnpq.br/0277968514903258Marcon, Roberta Maiahttp://lattes.cnpq.br/1427349763491039Hannum, Juliana Santos de Souza2019-05-13T14:40:31Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfHannum, Juliana Santos de Souza. Síndrome de Down: impacto do diagnóstico e mediações por meio do grupo psicoeducativo com progenitores. 2019. 140 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-05-14T04:00:22Zoai:ambar:tede/4222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-05-14T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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