HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nubia Oliveira dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3313
Resumo: O hip hop é um fenômeno mundial que vem ocupando, a cada ano, mais espaço na mídia e na expressão das juventudes. Essa cultura que veio a ser conhecida como hip hop propagou-se a partir de festas de rua e festivais que estimulavam o desenvolvimento e a aprendizagem de práticas relacionadas com a música, a dança e o grafite. Realizadas de forma desagregada e privada, passaram a ser histórica e socialmente associadas à semântica subcultural e integradas num horizonte interpretativo comum a partir do qual se configuram como fonte de motivação para ações de várias resistências, principalmente a política. O hip hop é caracterizando por cinco pilares: O Break, o Mc, o DJ, o grafite, e o Rapping que juntos formam o rap. Criado originalmente pela juventude negra norte americana como forma de protestar e reivindicar inclusão social, econômica e política, no Brasil, o movimento hip hop ganhou visibilidade principalmente com o apoio das lideranças comunitárias e do movimento negro. Assim, este estudo buscou ampliar o contexto histórico e a trajetória da cultura hip hop na cidade de Rio Verde Goiás, através da formação cultural dos seus jovens, pautada na lógica do protagonismo juvenil. Diante da diversidade de culturas juvenis existentes atualmente, ressaltamos o movimento hip hop. Os adolescentes participantes desse movimento são descritos como protagonistas de seu próprio processo educativo. A ideia desta pesquisa é demonstrar a constituição e utilização do movimento hip hop, e de suas manifestações tanto culturais quanto sociais, como instrumento reivindicatório destes jovens atores sociais que, assim, buscam questionar e alterar as práticas, formais, políticas excludentes e segregadoras. A pesquisa foi realizada através de levantamentos de dados, embasamento bibliográfico e principalmente por meio de fontes orais, para as quais foram entrevistadas pessoas ligadas ao movimento hip hop da cidade, e uma coleta de dados durante o recorte temporal proposto, estudo de imagens, arquivos, jornais e acervos bibliográficos que contribuíram para dar maior veracidade às fontes. Assim, ao concluir, observa-se que a cultura rioverdense foi aos poucos se desenvolvendo dentro de um cenário cultural com aumento com a chegada da industrialização Com algumas manifestações esporádicas, seu surgimento deu-se a partir de 2001, voltando a acontecer a partir de 2009, com a criação da Superintendência Municipal da Juventude, levando a juventude a participar de forma efetiva em todos os movimentos, além de dar oportunidade aos jovens de conhecer a cultura de outros lugares. Assim, nota-se que protagonismo juvenil da cidade de Rio Verde - Goiás está ligado a todas as sociedades e nas mais diferentes formas de manifestações da juventude rioverdense como: CUFA: Central Única das Favelas sessão Rio Verde, Projeto Hip hop, uma cultura pela vida, Manifestações culturais através do grafite no muro das Escolas Municipais, contando com os alunos do Projeto Hip-hop uma cultura pela vida , Unidades Integradas em prol do Ensino em Tempo Integral, Projovem Adolescente. Nesta perspectiva, acredita-se que o hip hop deve estar regulado em sua criticidade e reflexão social, fazendo com que seja realizado de forma consciente, relacionando sua prática com sua cultura e suas origens, resultando da interação estreita de vários processos educacionais. Assim, o hip hop conhecido na cidade de Rio Verde, pode ser considerado um movimento simples, principalmente no que se refere à resistência à cultura tradicional, servindo de base identitária e emocional para seus integrantes. Os resultados obtidos contribuem, para reforçar a hipótese de que a ação, seja ela política ou não, é algo natural, que não está inscrita igualmente em todos os indivíduos, mas resulta da influência mútua de vários processos sociais.
id PUC_GO_8d1d408e130d569071421200f1eedcb7
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3313
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.JuventudeCulturas juvenisHip hopYouthYouth culturesHip hopCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO hip hop é um fenômeno mundial que vem ocupando, a cada ano, mais espaço na mídia e na expressão das juventudes. Essa cultura que veio a ser conhecida como hip hop propagou-se a partir de festas de rua e festivais que estimulavam o desenvolvimento e a aprendizagem de práticas relacionadas com a música, a dança e o grafite. Realizadas de forma desagregada e privada, passaram a ser histórica e socialmente associadas à semântica subcultural e integradas num horizonte interpretativo comum a partir do qual se configuram como fonte de motivação para ações de várias resistências, principalmente a política. O hip hop é caracterizando por cinco pilares: O Break, o Mc, o DJ, o grafite, e o Rapping que juntos formam o rap. Criado originalmente pela juventude negra norte americana como forma de protestar e reivindicar inclusão social, econômica e política, no Brasil, o movimento hip hop ganhou visibilidade principalmente com o apoio das lideranças comunitárias e do movimento negro. Assim, este estudo buscou ampliar o contexto histórico e a trajetória da cultura hip hop na cidade de Rio Verde Goiás, através da formação cultural dos seus jovens, pautada na lógica do protagonismo juvenil. Diante da diversidade de culturas juvenis existentes atualmente, ressaltamos o movimento hip hop. Os adolescentes participantes desse movimento são descritos como protagonistas de seu próprio processo educativo. A ideia desta pesquisa é demonstrar a constituição e utilização do movimento hip hop, e de suas manifestações tanto culturais quanto sociais, como instrumento reivindicatório destes jovens atores sociais que, assim, buscam questionar e alterar as práticas, formais, políticas excludentes e segregadoras. A pesquisa foi realizada através de levantamentos de dados, embasamento bibliográfico e principalmente por meio de fontes orais, para as quais foram entrevistadas pessoas ligadas ao movimento hip hop da cidade, e uma coleta de dados durante o recorte temporal proposto, estudo de imagens, arquivos, jornais e acervos bibliográficos que contribuíram para dar maior veracidade às fontes. Assim, ao concluir, observa-se que a cultura rioverdense foi aos poucos se desenvolvendo dentro de um cenário cultural com aumento com a chegada da industrialização Com algumas manifestações esporádicas, seu surgimento deu-se a partir de 2001, voltando a acontecer a partir de 2009, com a criação da Superintendência Municipal da Juventude, levando a juventude a participar de forma efetiva em todos os movimentos, além de dar oportunidade aos jovens de conhecer a cultura de outros lugares. Assim, nota-se que protagonismo juvenil da cidade de Rio Verde - Goiás está ligado a todas as sociedades e nas mais diferentes formas de manifestações da juventude rioverdense como: CUFA: Central Única das Favelas sessão Rio Verde, Projeto Hip hop, uma cultura pela vida, Manifestações culturais através do grafite no muro das Escolas Municipais, contando com os alunos do Projeto Hip-hop uma cultura pela vida , Unidades Integradas em prol do Ensino em Tempo Integral, Projovem Adolescente. Nesta perspectiva, acredita-se que o hip hop deve estar regulado em sua criticidade e reflexão social, fazendo com que seja realizado de forma consciente, relacionando sua prática com sua cultura e suas origens, resultando da interação estreita de vários processos educacionais. Assim, o hip hop conhecido na cidade de Rio Verde, pode ser considerado um movimento simples, principalmente no que se refere à resistência à cultura tradicional, servindo de base identitária e emocional para seus integrantes. Os resultados obtidos contribuem, para reforçar a hipótese de que a ação, seja ela política ou não, é algo natural, que não está inscrita igualmente em todos os indivíduos, mas resulta da influência mútua de vários processos sociais.Hip hop is a worldwide phenomenon that has occupied every year, most in the media and in the expression of youth. This culture has come to be known as hip hop spread from street parties and festivals that stimulated the development and learning practices related to music, dancing and graffiti, held on a disaggregated and private, have become historic and socially associated with semantic and integrated into a subcultural common interpretative horizon from which are configured as a source of motivation for the actions of various resistances, especially politics. Hip hop is characterized by five pillars: The Break, Mark, DJ, graffiti, and rapping which together form the rap. Originally created by North American black youth as a form of protest and claim social inclusion, economic and political. In Brazil, the hip hop movement has gained visibility primarily with the support of community leaders and the black movement. Thus, this study aimed to improve the historical context and history of hip hop culture in the city of Rio Verde - Goiás, through cultural education of its youth, based on the logic of youth participation. Given the diversity of current youth cultures, we emphasize the hip hop movement. Adolescents participating in this movement are described as protagonists of their own educational process. The idea of this research is to demonstrate the formation and use of the hip hop movement, and its manifestations both cultural and social, as an instrument of claims of these young social actors, who thus seek to question and change practices, formal, exclusionary policies and segregated. The research was carried out using survey data, bibliographic basis, and primarily through oral sources, where they interviewed people connected to the hip hop movement in the city, and a collection of data during the time frame proposed, imaging studies, files, newspapers and library collections that have contributed to give a greater veracity of sources. So to conclude, it is observed that the culture-verdense river was gradually developing into a cultural landscape with an increase with the arrival of industrialization. With some sporadic manifestations, its emergence was from 2001, returning to happen from 2009, with the creation of Municipal Superintendent of Youth leading youth to participate effectively in all movements, and give opportunity to these young to know the culture of other places. Thus, it is noted that youth participation in the city of Rio Verde - Goias is connected to all societies and in different forms of manifestation of youth Rio verdense as CUFA: Central Union of Slums - Session Rio Verde, Hip Hop Project, a culture of life, cultural events through the graffiti on the wall of the Municipal Schools, with pupils of the Project "Hip-hop culture for life," Integrated Units in favor of Education Full-Time, Teen Projovem. In this perspective, it is believed that he must be guided in his social criticism and reflection, making it held consciously relating it to practice with their culture and their origins, resulting from the close interaction of various educational processes. Thus, the hip hop known in the city of Rio Verde, can be considered a single move, especially as regards resistance to traditional culture, as a basis for their identity and emotional members. The results thus help to strengthen the hypothesis that the action be it political or not is something natural or immediate, which is not enshrined also in all subjects, but result from the interplay of various social processes.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaReinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Nascimento, Renata Cristina de Sousahttp://lattes.cnpq.br/5151454949796711Morais, Itelvides José dehttp://lattes.cnpq.br/8839330064049388Santos, Nubia Oliveira dos2016-08-10T11:21:28Z2013-12-192012-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Nubia Oliveira dos. HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T23:51:56Zoai:ambar:tede/3313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T23:51:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.
title HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.
spellingShingle HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.
Santos, Nubia Oliveira dos
Juventude
Culturas juvenis
Hip hop
Youth
Youth cultures
Hip hop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.
title_full HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.
title_fullStr HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.
title_full_unstemmed HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.
title_sort HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.
author Santos, Nubia Oliveira dos
author_facet Santos, Nubia Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reinato, Eduardo José
http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
Nascimento, Renata Cristina de Sousa
http://lattes.cnpq.br/5151454949796711
Morais, Itelvides José de
http://lattes.cnpq.br/8839330064049388
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nubia Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Culturas juvenis
Hip hop
Youth
Youth cultures
Hip hop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Juventude
Culturas juvenis
Hip hop
Youth
Youth cultures
Hip hop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description O hip hop é um fenômeno mundial que vem ocupando, a cada ano, mais espaço na mídia e na expressão das juventudes. Essa cultura que veio a ser conhecida como hip hop propagou-se a partir de festas de rua e festivais que estimulavam o desenvolvimento e a aprendizagem de práticas relacionadas com a música, a dança e o grafite. Realizadas de forma desagregada e privada, passaram a ser histórica e socialmente associadas à semântica subcultural e integradas num horizonte interpretativo comum a partir do qual se configuram como fonte de motivação para ações de várias resistências, principalmente a política. O hip hop é caracterizando por cinco pilares: O Break, o Mc, o DJ, o grafite, e o Rapping que juntos formam o rap. Criado originalmente pela juventude negra norte americana como forma de protestar e reivindicar inclusão social, econômica e política, no Brasil, o movimento hip hop ganhou visibilidade principalmente com o apoio das lideranças comunitárias e do movimento negro. Assim, este estudo buscou ampliar o contexto histórico e a trajetória da cultura hip hop na cidade de Rio Verde Goiás, através da formação cultural dos seus jovens, pautada na lógica do protagonismo juvenil. Diante da diversidade de culturas juvenis existentes atualmente, ressaltamos o movimento hip hop. Os adolescentes participantes desse movimento são descritos como protagonistas de seu próprio processo educativo. A ideia desta pesquisa é demonstrar a constituição e utilização do movimento hip hop, e de suas manifestações tanto culturais quanto sociais, como instrumento reivindicatório destes jovens atores sociais que, assim, buscam questionar e alterar as práticas, formais, políticas excludentes e segregadoras. A pesquisa foi realizada através de levantamentos de dados, embasamento bibliográfico e principalmente por meio de fontes orais, para as quais foram entrevistadas pessoas ligadas ao movimento hip hop da cidade, e uma coleta de dados durante o recorte temporal proposto, estudo de imagens, arquivos, jornais e acervos bibliográficos que contribuíram para dar maior veracidade às fontes. Assim, ao concluir, observa-se que a cultura rioverdense foi aos poucos se desenvolvendo dentro de um cenário cultural com aumento com a chegada da industrialização Com algumas manifestações esporádicas, seu surgimento deu-se a partir de 2001, voltando a acontecer a partir de 2009, com a criação da Superintendência Municipal da Juventude, levando a juventude a participar de forma efetiva em todos os movimentos, além de dar oportunidade aos jovens de conhecer a cultura de outros lugares. Assim, nota-se que protagonismo juvenil da cidade de Rio Verde - Goiás está ligado a todas as sociedades e nas mais diferentes formas de manifestações da juventude rioverdense como: CUFA: Central Única das Favelas sessão Rio Verde, Projeto Hip hop, uma cultura pela vida, Manifestações culturais através do grafite no muro das Escolas Municipais, contando com os alunos do Projeto Hip-hop uma cultura pela vida , Unidades Integradas em prol do Ensino em Tempo Integral, Projovem Adolescente. Nesta perspectiva, acredita-se que o hip hop deve estar regulado em sua criticidade e reflexão social, fazendo com que seja realizado de forma consciente, relacionando sua prática com sua cultura e suas origens, resultando da interação estreita de vários processos educacionais. Assim, o hip hop conhecido na cidade de Rio Verde, pode ser considerado um movimento simples, principalmente no que se refere à resistência à cultura tradicional, servindo de base identitária e emocional para seus integrantes. Os resultados obtidos contribuem, para reforçar a hipótese de que a ação, seja ela política ou não, é algo natural, que não está inscrita igualmente em todos os indivíduos, mas resulta da influência mútua de vários processos sociais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-02
2013-12-19
2016-08-10T11:21:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Nubia Oliveira dos. HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3313
identifier_str_mv SANTOS, Nubia Oliveira dos. HIP HOP COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL: PROTAGONISMO JUVENIL EM RIO VERDE GOIÁS.. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791394079080448