Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavallini, Kézia Fernanda Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4194
Resumo: Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em Escola Municipal de Goiânia – GO, cadastrada no Programa Saúde na Escola. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma ação educativa com uso de metodologias ativas na redução dos índices de placa dental em estudantes. Participaram cinquenta estudantes de 12 anos de idade matriculados na escola. Foi realizada evidenciação de placa dental dos estudantes antes e após a intervenção educativa. A evidenciação de placa foi realizada nos dois momentos após uma escovação não orientada e não supervisionada. A intervenção educativa ocorreu por meio da problematização, durante cinco semanas e os estudantes realizaram atividades visando à construção do conhecimento e pautadas no Arco de Maguerez. Houve intervalo de dois meses entre o fim da intervenção educativa e a evidenciação pósintervenção. Foi realizada entrevista contendo perguntas sobre condições sóciodemográficas aos responsáveis pelos estudantes a fim de caracterizar a população do estudo e relacionar o índice de placa dental encontrado após a intervenção com essas características. Verificou-se média dos índices de placa dental na evidenciação pré-intervenção de 88,8% e após a intervenção a média foi de 72,7%. Dos cinquenta participantes do estudo 82% apresentaram menor índice de placa dental na evidenciação após a intervenção. Não houve relação significativa entre os fatores socioeconômicos dos estudantes e a redução dos índices de placa. Após dois meses do fim da atividade educativa os estudantes mantiveram o conhecimento construído durante a intervenção educativa, refletido pela diminuição dos índices de placa dental. A intervenção educativa com as metodologias ativas foi suficiente para reduzir o acúmulo de placa dental após a escovação na maioria dos estudantes, independentemente dos fatores sociais e econômicos. Evidenciando o caráter emancipatório dessa metodologia.
id PUC_GO_ea6482bfc96deca5da1ac5f07b4e345f
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4194
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase ExperimentalPlaca Dentária; Educação em Saúde; Saúde Bucal.Dental Plaque; Health Education; Oral Health.CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEstudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em Escola Municipal de Goiânia – GO, cadastrada no Programa Saúde na Escola. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma ação educativa com uso de metodologias ativas na redução dos índices de placa dental em estudantes. Participaram cinquenta estudantes de 12 anos de idade matriculados na escola. Foi realizada evidenciação de placa dental dos estudantes antes e após a intervenção educativa. A evidenciação de placa foi realizada nos dois momentos após uma escovação não orientada e não supervisionada. A intervenção educativa ocorreu por meio da problematização, durante cinco semanas e os estudantes realizaram atividades visando à construção do conhecimento e pautadas no Arco de Maguerez. Houve intervalo de dois meses entre o fim da intervenção educativa e a evidenciação pósintervenção. Foi realizada entrevista contendo perguntas sobre condições sóciodemográficas aos responsáveis pelos estudantes a fim de caracterizar a população do estudo e relacionar o índice de placa dental encontrado após a intervenção com essas características. Verificou-se média dos índices de placa dental na evidenciação pré-intervenção de 88,8% e após a intervenção a média foi de 72,7%. Dos cinquenta participantes do estudo 82% apresentaram menor índice de placa dental na evidenciação após a intervenção. Não houve relação significativa entre os fatores socioeconômicos dos estudantes e a redução dos índices de placa. Após dois meses do fim da atividade educativa os estudantes mantiveram o conhecimento construído durante a intervenção educativa, refletido pela diminuição dos índices de placa dental. A intervenção educativa com as metodologias ativas foi suficiente para reduzir o acúmulo de placa dental após a escovação na maioria dos estudantes, independentemente dos fatores sociais e econômicos. Evidenciando o caráter emancipatório dessa metodologia.The objective of this study was to evaluate the effectiveness of an educational activity with the use of Active Methodologies in reducing dental plaque index in students. Fifty students, of 12 years old, enrolled in public school in Goiânia - GO, was attended. Dental plaque was disclosured in students before and after the educational intervention. The educational intervention occurred for five weeks. During this time the students carried out activities aimed at building knowledge and grounded in Maguerez`s Arc. There was an interval of two months between the end of the intervention educational and the disclosure post-intervention. Interview was conducted containing questions about sociodemographic conditions to those responsible for students to characterize the study population and relating the index dental plaque found after the intervention with these characteristics. Fifty students participated in the study. There was an average of the indexes of dental plaque in the pre-intervention disclosure of 88.8% and after the intervention was 72.7%. 82% of fifty study participant had lower dental plaque index in disclosure after intervention. There was no significant relationship between socioeconomic factors of the students and the reduction of plaque index. After two months of the end of educational activity, the students kept the built knowledge during the educational intervention, reflected by the decrease in index of dental plaque. The educational intervention with active methodologies was enough to reduce dental plaque accumulation after brushing in most students, regardless of social and economic factors, highlighting the emancipatory character of this methodology.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de EnfermagemBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à SaúdeSouza, Adenícia Custódia Silva ehttp://lattes.cnpq.br/5966034868102264Freire, Maria do Carmo Matiashttp://lattes.cnpq.br/6056344372250078Vieira, Maria Aparecida da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8025728342571136Cavallini, Kézia Fernanda Martins2019-04-17T18:31:11Z2015-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCavallini, Kézia Fernanda Martins. Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental. 2015. 62 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-04-18T04:00:40Zoai:ambar:tede/4194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-04-18T04:00:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
title Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
spellingShingle Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
Cavallini, Kézia Fernanda Martins
Placa Dentária; Educação em Saúde; Saúde Bucal.
Dental Plaque; Health Education; Oral Health.
CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
title_full Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
title_fullStr Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
title_full_unstemmed Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
title_sort Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
author Cavallini, Kézia Fernanda Martins
author_facet Cavallini, Kézia Fernanda Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Adenícia Custódia Silva e
http://lattes.cnpq.br/5966034868102264
Freire, Maria do Carmo Matias
http://lattes.cnpq.br/6056344372250078
Vieira, Maria Aparecida da Silva
http://lattes.cnpq.br/8025728342571136
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavallini, Kézia Fernanda Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Placa Dentária; Educação em Saúde; Saúde Bucal.
Dental Plaque; Health Education; Oral Health.
CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic Placa Dentária; Educação em Saúde; Saúde Bucal.
Dental Plaque; Health Education; Oral Health.
CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em Escola Municipal de Goiânia – GO, cadastrada no Programa Saúde na Escola. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma ação educativa com uso de metodologias ativas na redução dos índices de placa dental em estudantes. Participaram cinquenta estudantes de 12 anos de idade matriculados na escola. Foi realizada evidenciação de placa dental dos estudantes antes e após a intervenção educativa. A evidenciação de placa foi realizada nos dois momentos após uma escovação não orientada e não supervisionada. A intervenção educativa ocorreu por meio da problematização, durante cinco semanas e os estudantes realizaram atividades visando à construção do conhecimento e pautadas no Arco de Maguerez. Houve intervalo de dois meses entre o fim da intervenção educativa e a evidenciação pósintervenção. Foi realizada entrevista contendo perguntas sobre condições sóciodemográficas aos responsáveis pelos estudantes a fim de caracterizar a população do estudo e relacionar o índice de placa dental encontrado após a intervenção com essas características. Verificou-se média dos índices de placa dental na evidenciação pré-intervenção de 88,8% e após a intervenção a média foi de 72,7%. Dos cinquenta participantes do estudo 82% apresentaram menor índice de placa dental na evidenciação após a intervenção. Não houve relação significativa entre os fatores socioeconômicos dos estudantes e a redução dos índices de placa. Após dois meses do fim da atividade educativa os estudantes mantiveram o conhecimento construído durante a intervenção educativa, refletido pela diminuição dos índices de placa dental. A intervenção educativa com as metodologias ativas foi suficiente para reduzir o acúmulo de placa dental após a escovação na maioria dos estudantes, independentemente dos fatores sociais e econômicos. Evidenciando o caráter emancipatório dessa metodologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
2019-04-17T18:31:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cavallini, Kézia Fernanda Martins. Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental. 2015. 62 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4194
identifier_str_mv Cavallini, Kézia Fernanda Martins. Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental. 2015. 62 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Enfermagem
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Enfermagem
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791400418770944