VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaefer, Ricardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nishi, Juliana Mayumi, Grohmann, Márcia Zampieri, Löbler, Mauri Leodir, Minello, Ítalo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários.
id PUC_MG-1_6b22852baff8e9aa90dd2f24c259ff98
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15216
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOvalores pessoaisatitudesintenção empreendedoraestudantes universitáriosO objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários.Editora PUC Minas2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p12310.5752/P.1984-6606.2017v17n47p123Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 47 (2017): E&G - MAIO/AGO; 123-1431984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123/12904Copyright (c) 2018 Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchaefer, RicardoNishi, Juliana MayumiGrohmann, Márcia ZampieriLöbler, Mauri LeodirMinello, Ítalo Fernando2018-08-14T15:34:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15216Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-08-14T15:34:38Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Schaefer, Ricardo
valores pessoais
atitudes
intenção empreendedora
estudantes universitários
title_short VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_sort VALORES PESSOAIS, ATITUDES E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
author Schaefer, Ricardo
author_facet Schaefer, Ricardo
Nishi, Juliana Mayumi
Grohmann, Márcia Zampieri
Löbler, Mauri Leodir
Minello, Ítalo Fernando
author_role author
author2 Nishi, Juliana Mayumi
Grohmann, Márcia Zampieri
Löbler, Mauri Leodir
Minello, Ítalo Fernando
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaefer, Ricardo
Nishi, Juliana Mayumi
Grohmann, Márcia Zampieri
Löbler, Mauri Leodir
Minello, Ítalo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv valores pessoais
atitudes
intenção empreendedora
estudantes universitários
topic valores pessoais
atitudes
intenção empreendedora
estudantes universitários
description O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123
10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p123
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2017v17n47p123/12904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 17 n. 47 (2017): E&G - MAIO/AGO; 123-143
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124679748747264