CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Fatima Bayma
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sant’Anna, Anderson de Souza, Diniz, Daniela Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137
Resumo:  O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas.
id PUC_MG-1_b777f1f9db1d0f15e9c2df84c3901875
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5422
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino. O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas. Editora PUC Minas2014-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p13710.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 137-1671984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137/6257de Oliveira, Fatima BaymaSant’Anna, Anderson de SouzaDiniz, Daniela Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5422Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
title CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
de Oliveira, Fatima Bayma
Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino.
title_short CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
title_full CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
title_sort CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
author de Oliveira, Fatima Bayma
author_facet de Oliveira, Fatima Bayma
Sant’Anna, Anderson de Souza
Diniz, Daniela Martins
author_role author
author2 Sant’Anna, Anderson de Souza
Diniz, Daniela Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Fatima Bayma
Sant’Anna, Anderson de Souza
Diniz, Daniela Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino.
topic Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino.
description  O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137
10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137/6257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 137-167
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1752128784888233984