DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Raquel de Lima Leite Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zuculo, Jaqueline Verceze Bortolieiro, Guimarães, Fernando Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/17603
Resumo: Num tratamento de Reprodução Assistida a doação de óvulos é o processo no qual uma mulher fértil permite que seus óvulos sejam coletados após estimulação ovariana, e que sejam utilizados para que outra mulher, infértil, denominada receptora, possa engravidar. A prática da doação de óvulos no mundo está diretamente ligada à cultura e regulamentação local. O Brasil não possui leis que regem a RA. A regulamentação nacional desta prática se dá pela deontologia médica desde 1992, com a primeira Resolução do CFM sobre normas éticas para utilização das  técnicas de RA. Tramitam no Congresso Nacional vários projetos. A ANVISA determina, através de resoluções, as diretivas para o funcionamento dos BCTGs e doação de gametas. Visam principalmente o controle sanitário destas doações. A utilização de óvulos de doadoras é uma opção clinicamente viável para mulheres que não possuem óvulos adequados para a obtenção de uma gestação saudável e a termo. As questões éticas, legais e políticas apresentadas pela doação de óvulos surgem da separação do vínculo genético e gestacional feminino e da relativa escassez e inacessibilidade aos óvulos, quando comparados aos espermatozóides. Nenhuma destas questões torna ilegal ou moralmente inaceitável a ovodoação como uma forma de tratamento de infertilidade.
id PUC_MINS-2_de882b20658141e07d1eeba5257273f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17603
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕESBanco de óvulos. Doação de óvulos no Brasil. Ovodoação no Brasil. Regulamentação. Legislação. Reprodução Assistida. Ética.Doação de óvulosNum tratamento de Reprodução Assistida a doação de óvulos é o processo no qual uma mulher fértil permite que seus óvulos sejam coletados após estimulação ovariana, e que sejam utilizados para que outra mulher, infértil, denominada receptora, possa engravidar. A prática da doação de óvulos no mundo está diretamente ligada à cultura e regulamentação local. O Brasil não possui leis que regem a RA. A regulamentação nacional desta prática se dá pela deontologia médica desde 1992, com a primeira Resolução do CFM sobre normas éticas para utilização das  técnicas de RA. Tramitam no Congresso Nacional vários projetos. A ANVISA determina, através de resoluções, as diretivas para o funcionamento dos BCTGs e doação de gametas. Visam principalmente o controle sanitário destas doações. A utilização de óvulos de doadoras é uma opção clinicamente viável para mulheres que não possuem óvulos adequados para a obtenção de uma gestação saudável e a termo. As questões éticas, legais e políticas apresentadas pela doação de óvulos surgem da separação do vínculo genético e gestacional feminino e da relativa escassez e inacessibilidade aos óvulos, quando comparados aos espermatozóides. Nenhuma destas questões torna ilegal ou moralmente inaceitável a ovodoação como uma forma de tratamento de infertilidade.PUC Minas2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/1760310.5752/P.2236-0603.2018v8n15p1-22Percurso Acadêmico; v. 8 n. 15 (2018): AS REFORMAS LEGISLATIVAS CONTEMPORÂNEAS: MÚLTIPLOS ENFOQUES, JAN/JUN (2018); 1-222236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/17603/13790Copyright (c) 2018 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Raquel de Lima Leite SoaresZuculo, Jaqueline Verceze BortolieiroGuimarães, Fernando Marques2019-11-04T18:24:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17603Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:24:59Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES
title DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES
spellingShingle DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES
Alvarenga, Raquel de Lima Leite Soares
Banco de óvulos. Doação de óvulos no Brasil. Ovodoação no Brasil. Regulamentação. Legislação. Reprodução Assistida. Ética.
Doação de óvulos
title_short DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES
title_full DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES
title_fullStr DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES
title_full_unstemmed DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES
title_sort DOAÇÃO DE ÓVULOS NO BRASIL: REGULAMENTAÇÕES E LEGISLAÇÕES
author Alvarenga, Raquel de Lima Leite Soares
author_facet Alvarenga, Raquel de Lima Leite Soares
Zuculo, Jaqueline Verceze Bortolieiro
Guimarães, Fernando Marques
author_role author
author2 Zuculo, Jaqueline Verceze Bortolieiro
Guimarães, Fernando Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Raquel de Lima Leite Soares
Zuculo, Jaqueline Verceze Bortolieiro
Guimarães, Fernando Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Banco de óvulos. Doação de óvulos no Brasil. Ovodoação no Brasil. Regulamentação. Legislação. Reprodução Assistida. Ética.
Doação de óvulos
topic Banco de óvulos. Doação de óvulos no Brasil. Ovodoação no Brasil. Regulamentação. Legislação. Reprodução Assistida. Ética.
Doação de óvulos
description Num tratamento de Reprodução Assistida a doação de óvulos é o processo no qual uma mulher fértil permite que seus óvulos sejam coletados após estimulação ovariana, e que sejam utilizados para que outra mulher, infértil, denominada receptora, possa engravidar. A prática da doação de óvulos no mundo está diretamente ligada à cultura e regulamentação local. O Brasil não possui leis que regem a RA. A regulamentação nacional desta prática se dá pela deontologia médica desde 1992, com a primeira Resolução do CFM sobre normas éticas para utilização das  técnicas de RA. Tramitam no Congresso Nacional vários projetos. A ANVISA determina, através de resoluções, as diretivas para o funcionamento dos BCTGs e doação de gametas. Visam principalmente o controle sanitário destas doações. A utilização de óvulos de doadoras é uma opção clinicamente viável para mulheres que não possuem óvulos adequados para a obtenção de uma gestação saudável e a termo. As questões éticas, legais e políticas apresentadas pela doação de óvulos surgem da separação do vínculo genético e gestacional feminino e da relativa escassez e inacessibilidade aos óvulos, quando comparados aos espermatozóides. Nenhuma destas questões torna ilegal ou moralmente inaceitável a ovodoação como uma forma de tratamento de infertilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/17603
10.5752/P.2236-0603.2018v8n15p1-22
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/17603
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2018v8n15p1-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/17603/13790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 8 n. 15 (2018): AS REFORMAS LEGISLATIVAS CONTEMPORÂNEAS: MÚLTIPLOS ENFOQUES, JAN/JUN (2018); 1-22
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1752128774167592960