A prática de Comblin: a Igreja do chão da realidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n45p239 |
Resumo: | É fato incontestável que a velocidade da história nos tem atropelado enquanto agilidade de Igreja. Não raro hoje, há um descompasso entre as demandas que o mundo nos faz e os processos de evangelização que com ele estabelecemos. Contudo, em diferentes épocas da Igreja, em especial da Igreja latino-americana, surgem novas iniciativas. É justamente o que queremos expor neste artigo: três ações concretas da prática de José Comblin, que entendia que, sem a compreensão da realidade e das necessidades imediatas dos pobres, não se poderia realizar um projeto eficaz de evangelização. A exposição de forma mais detalhada da experiência da enxada (voltada para a formação rural dos seminaristas), a experiência das CEBs e as Escolas de Formação Missionária (voltadas para a formação de missionários leigos e idealizadas por Comblin e sua equipe), são três exemplos de novos processos que, atendendo a públicos diferentes, buscam suprir a ausência de agentes evangelizados no vasto território do agreste nordestino. |
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A prática de Comblin: a Igreja do chão da realidadeThe practice of Comblin: the Church on the ground of realityCEBs (Basic Ecclesial Communities)Experience of the hoeSchools dedicated to formation of lay missionarieslay peoplemissionCebsExperiência da EnxadaEscolas de Formação MissionáriaLeigosMissão.TeologiaÉ fato incontestável que a velocidade da história nos tem atropelado enquanto agilidade de Igreja. Não raro hoje, há um descompasso entre as demandas que o mundo nos faz e os processos de evangelização que com ele estabelecemos. Contudo, em diferentes épocas da Igreja, em especial da Igreja latino-americana, surgem novas iniciativas. É justamente o que queremos expor neste artigo: três ações concretas da prática de José Comblin, que entendia que, sem a compreensão da realidade e das necessidades imediatas dos pobres, não se poderia realizar um projeto eficaz de evangelização. A exposição de forma mais detalhada da experiência da enxada (voltada para a formação rural dos seminaristas), a experiência das CEBs e as Escolas de Formação Missionária (voltadas para a formação de missionários leigos e idealizadas por Comblin e sua equipe), são três exemplos de novos processos que, atendendo a públicos diferentes, buscam suprir a ausência de agentes evangelizados no vasto território do agreste nordestino. It is undeniable fact that the speed of the story has hit us as Church agility concerns. Often today, there is a mismatch between the demands that the world makes us and evangelization processes that we have established. However, at different times of the Church, especially of the Latin American Church, there are new initiatives. It is precisely what we want to expose in this article: three concrete actions by Joseph Comblin, who noticed that without understanding the reality and the immediate needs of the poor, it would not be possible to perform an effective evangelization project. The exhibition in more detail on the Experience of the hoe, focused on rural formation of seminarians, the experience of the CEBs (Basic Ecclesial Communities) and missionary training Schools, dedicated to formation of lay missionaries, devised by Comblin and his team: these are three examples of new processes, serving different audiences, seeking to supply the absence of evangelized agents in the vast territory of the wild Northeast.Editora PUC Minas2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n45p23910.5752/P.2175-5841.2017v15n45p239-255HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 15, n. 45, jan./mar. 2017 - Dossiê: Imaginário e Diálogo inter-religioso; 239-255HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 15, n. 45, jan./mar. 2017 - Dossiê: Imaginário e Diálogo inter-religioso; 239-2552175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n45p239/11298Copyright (c) 2017 HORIZONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Alzirinha Rocha de2020-12-21T17:56:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12756Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2020-12-21T17:56:24Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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