Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Léa Freitas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n17p146
Resumo: O texto trata do lugar da religião na sociedade contemporânea a partir da reflexão sobre as relações entre o sagrado e a cultura do consumo, campo pleno de atualidade e que remete ao clássico tema das relações entre religião e modernidade. Parte da constatação da existência, na sociedade contemporânea, de uma ampla e variada plêiade de expressões/modulações religiosas e, na companhia de Featherstone, de Derrida e de Vattimo, entre outros, questiona a doxa corrente sobre religião, propondo outra via de entendimento do sagrado na contemporaneidade, segundo a qual o sagrado, em plena sintonia com o espírito da época, possibilita experiências lúdicas, hedonistas e hibridizantes, pois que se acomoda ao mercado de consumo, ao lado de outros complexos significativos. Conclui com a ideia de que a religião continua a atuar sobre a vida, a ser fonte de sentido e de experiência, mas não necessariamente sob a forma exclusiva da religião institucional e tradicional, indicando a necessidade de, num plano eminentemente conceitual - para que compreendamos de um modo mais acurado e aprofundado a cultura contemporânea e o lugar que nela cabe à religião -, repensar nossas definições usuais de cultura e de religião, considerando sua ancoragem epistêmica.Palavras-chave: Religião; Cultura de consumo; Sagrado; Contemporaneidade; Pós-modernidade; Episteme AbstractThe text deals with the role of religion in contemporary society from the reflection of the relationship between the sacred and the consumer culture, a current field that refers to the classic theme of the relationship between religion and modernity. It starts with the verification of the existence in contemporary society of a diverse and broad constellation of religious expressions/modulations, from which, and in the company of Featherstone, of Derrida and Vattimo, among others, it questions the current understanding about religion, suggesting another route to understand the sacred in contemporary society, according to which the sacred is in full harmony with the spirit of the time, facilitating enjoyable, hedonistic and hybridizing experiences, because it fits in the consumer market, alongside with other significant complexes. The paper concludes bringing the idea that religion continues to act on life, being a source of meaning and experience, but not necessarily and exclusively only in the form of formal institutional and traditional religion, indicating the need, in a highly conceptual level, in order to understand in a more accurate and detailed way the contemporary culture and the place where religion fits in it, to rethink our usual culture and religion definitions, considering its epistemic grounding.Keywords: religion; consumer culture; sacred; contemporality; post-modernity; episteme
id PUC_MINS-3_7fbd9a7aa51ecb71004fb6495389036e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1132
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146ReligiãoCultura de consumoSagradoContemporaneidadePós-modernidadeEpistêmeReligionConsumer cultureSacredContemporalityPost-modernityEpistemeCiências da ReligiãoO texto trata do lugar da religião na sociedade contemporânea a partir da reflexão sobre as relações entre o sagrado e a cultura do consumo, campo pleno de atualidade e que remete ao clássico tema das relações entre religião e modernidade. Parte da constatação da existência, na sociedade contemporânea, de uma ampla e variada plêiade de expressões/modulações religiosas e, na companhia de Featherstone, de Derrida e de Vattimo, entre outros, questiona a doxa corrente sobre religião, propondo outra via de entendimento do sagrado na contemporaneidade, segundo a qual o sagrado, em plena sintonia com o espírito da época, possibilita experiências lúdicas, hedonistas e hibridizantes, pois que se acomoda ao mercado de consumo, ao lado de outros complexos significativos. Conclui com a ideia de que a religião continua a atuar sobre a vida, a ser fonte de sentido e de experiência, mas não necessariamente sob a forma exclusiva da religião institucional e tradicional, indicando a necessidade de, num plano eminentemente conceitual - para que compreendamos de um modo mais acurado e aprofundado a cultura contemporânea e o lugar que nela cabe à religião -, repensar nossas definições usuais de cultura e de religião, considerando sua ancoragem epistêmica.Palavras-chave: Religião; Cultura de consumo; Sagrado; Contemporaneidade; Pós-modernidade; Episteme AbstractThe text deals with the role of religion in contemporary society from the reflection of the relationship between the sacred and the consumer culture, a current field that refers to the classic theme of the relationship between religion and modernity. It starts with the verification of the existence in contemporary society of a diverse and broad constellation of religious expressions/modulations, from which, and in the company of Featherstone, of Derrida and Vattimo, among others, it questions the current understanding about religion, suggesting another route to understand the sacred in contemporary society, according to which the sacred is in full harmony with the spirit of the time, facilitating enjoyable, hedonistic and hybridizing experiences, because it fits in the consumer market, alongside with other significant complexes. The paper concludes bringing the idea that religion continues to act on life, being a source of meaning and experience, but not necessarily and exclusively only in the form of formal institutional and traditional religion, indicating the need, in a highly conceptual level, in order to understand in a more accurate and detailed way the contemporary culture and the place where religion fits in it, to rethink our usual culture and religion definitions, considering its epistemic grounding.Keywords: religion; consumer culture; sacred; contemporality; post-modernity; epistemeEditora PUC Minas2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n17p14610.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 8, nº. 17 - abr./jun. 2010 - Dossiê: Biodiversidade, Política e Religião; 146-155HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 8, nº. 17 - abr./jun. 2010 - Dossiê: Biodiversidade, Política e Religião; 146-1552175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n17p146/2519Perez, Léa Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-13T12:07:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1132Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-13T12:07:22Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
title Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
spellingShingle Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
Perez, Léa Freitas
Religião
Cultura de consumo
Sagrado
Contemporaneidade
Pós-modernidade
Epistême
Religion
Consumer culture
Sacred
Contemporality
Post-modernity
Episteme
Ciências da Religião
title_short Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
title_full Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
title_fullStr Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
title_full_unstemmed Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
title_sort Algumas notas sobre religião e cultura de consumo (Some notes on religion and consumer culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
author Perez, Léa Freitas
author_facet Perez, Léa Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Léa Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Cultura de consumo
Sagrado
Contemporaneidade
Pós-modernidade
Epistême
Religion
Consumer culture
Sacred
Contemporality
Post-modernity
Episteme
Ciências da Religião
topic Religião
Cultura de consumo
Sagrado
Contemporaneidade
Pós-modernidade
Epistême
Religion
Consumer culture
Sacred
Contemporality
Post-modernity
Episteme
Ciências da Religião
description O texto trata do lugar da religião na sociedade contemporânea a partir da reflexão sobre as relações entre o sagrado e a cultura do consumo, campo pleno de atualidade e que remete ao clássico tema das relações entre religião e modernidade. Parte da constatação da existência, na sociedade contemporânea, de uma ampla e variada plêiade de expressões/modulações religiosas e, na companhia de Featherstone, de Derrida e de Vattimo, entre outros, questiona a doxa corrente sobre religião, propondo outra via de entendimento do sagrado na contemporaneidade, segundo a qual o sagrado, em plena sintonia com o espírito da época, possibilita experiências lúdicas, hedonistas e hibridizantes, pois que se acomoda ao mercado de consumo, ao lado de outros complexos significativos. Conclui com a ideia de que a religião continua a atuar sobre a vida, a ser fonte de sentido e de experiência, mas não necessariamente sob a forma exclusiva da religião institucional e tradicional, indicando a necessidade de, num plano eminentemente conceitual - para que compreendamos de um modo mais acurado e aprofundado a cultura contemporânea e o lugar que nela cabe à religião -, repensar nossas definições usuais de cultura e de religião, considerando sua ancoragem epistêmica.Palavras-chave: Religião; Cultura de consumo; Sagrado; Contemporaneidade; Pós-modernidade; Episteme AbstractThe text deals with the role of religion in contemporary society from the reflection of the relationship between the sacred and the consumer culture, a current field that refers to the classic theme of the relationship between religion and modernity. It starts with the verification of the existence in contemporary society of a diverse and broad constellation of religious expressions/modulations, from which, and in the company of Featherstone, of Derrida and Vattimo, among others, it questions the current understanding about religion, suggesting another route to understand the sacred in contemporary society, according to which the sacred is in full harmony with the spirit of the time, facilitating enjoyable, hedonistic and hybridizing experiences, because it fits in the consumer market, alongside with other significant complexes. The paper concludes bringing the idea that religion continues to act on life, being a source of meaning and experience, but not necessarily and exclusively only in the form of formal institutional and traditional religion, indicating the need, in a highly conceptual level, in order to understand in a more accurate and detailed way the contemporary culture and the place where religion fits in it, to rethink our usual culture and religion definitions, considering its epistemic grounding.Keywords: religion; consumer culture; sacred; contemporality; post-modernity; episteme
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n17p146
10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n17p146
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n17p146/2519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 8, nº. 17 - abr./jun. 2010 - Dossiê: Biodiversidade, Política e Religião; 146-155
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 8, nº. 17 - abr./jun. 2010 - Dossiê: Biodiversidade, Política e Religião; 146-155
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124747241390080