Édipo Rei, José e Cântico dos Cânticos: da tragédia grega à contratragédia bíblica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/18020 |
Resumo: | O artigo procura ler a história de José, em Gênesis como uma narrativa do gênero tragédia, e, mais especificamente, uma tragédia que tem como modelo Édipo Rei. Ao mesmo tempo, o artigo procura ler Cântico dos Cânticos como uma narrativa que, atualizando-se na forma de uma narrativa também exatamente no modelo de Édipo Rei, subverte, todavia, o enredo trágico por meio da crítica político-social de que o que aparece como determinação divina no oráculo somente funciona no nível da realidade humana por força da cumplicidade entre representantes das classes dominadas, a que se dirigem os mitoplasmas, e a classe dominante, que os engendra. No campo narrativo, em Cântico dos Cânticos, a incompetência tática das personagens de Édipo Rei e de José, que, julgando escapar do destino oracular, findam por promovê-lo, corresponde à denúncia da cumplicidade do homem que, na composição, domina a heroína, o qual, em conluio com a classe dominante, responsável esta pelo oráculo de maldição que recai sobre as mulheres daquela cultura, ratifica o enredo trágico ao aceitar cumprir seu papel na encenação dos destinos em jogo. |
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Édipo Rei, José e Cântico dos Cânticos: da tragédia grega à contratragédia bíblicaÉdipo ReitragédiaJosé no EgitoCântico dos Cânticoscontra-tragédiaReligião e linguagemO artigo procura ler a história de José, em Gênesis como uma narrativa do gênero tragédia, e, mais especificamente, uma tragédia que tem como modelo Édipo Rei. Ao mesmo tempo, o artigo procura ler Cântico dos Cânticos como uma narrativa que, atualizando-se na forma de uma narrativa também exatamente no modelo de Édipo Rei, subverte, todavia, o enredo trágico por meio da crítica político-social de que o que aparece como determinação divina no oráculo somente funciona no nível da realidade humana por força da cumplicidade entre representantes das classes dominadas, a que se dirigem os mitoplasmas, e a classe dominante, que os engendra. No campo narrativo, em Cântico dos Cânticos, a incompetência tática das personagens de Édipo Rei e de José, que, julgando escapar do destino oracular, findam por promovê-lo, corresponde à denúncia da cumplicidade do homem que, na composição, domina a heroína, o qual, em conluio com a classe dominante, responsável esta pelo oráculo de maldição que recai sobre as mulheres daquela cultura, ratifica o enredo trágico ao aceitar cumprir seu papel na encenação dos destinos em jogo.Editora PUC Minas2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/1802010.5752/P.2175-5841.2021v19n58p380HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 19, n. 58, jan./abr. 2021 - Dossiê - Pentecostalismo, Política e Direitos Humanos; 380HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 19, n. 58, Jan./April 2021 - Dossiê - Pentecostalism, Politics and Human Rights; 3802175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/18020/18598Copyright (c) 2021 HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Osvaldo Luiz2021-10-04T06:30:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18020Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2021-10-04T06:30:03Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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