A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dissenha, Isabel Cristina Piccinelli, Rodrigues, Sérgio Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n16p136
Resumo: A identidade do Ensino Religioso como área de conhecimento historicamente pode ser demonstrada a partir dos livros produzidos para sistematizar as reflexões, as pesquisas, enfim os diferentes estudos referentes aos aspectos legais, metodológicos, propostas de conteúdo, sobre a formação de professores e as questões relacionadas ao ensino aprendizagem deste componente curricular. Este artigo deriva do primeiro relatório de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando uma metodologia histórico-analítica apoiada em documentos impressos e visa compreender a identidade de uma disciplina que progressivamente assume um perfil de área de conhecimento. São apresentados três quadros que tratam da produção referente ao Ensino Religioso. Quadro 1 - Período de publicação; Quadro 2 - Editoras que publicaram os livros sobre o Ensino Religioso; Quadro 3 - Autores e ou Co-Autores que publicaram os livros sobre o Ensino Religioso. A presente reflexão indica outras frentes como por exemplo, empreender análise de conteúdo dos textos apresentados nestas publicações a fim de contribuir para a definitiva configuração identitária do Ensino Religioso.Palavras-chave: Ensino Religioso; Produção Científica; Livros; História do Ensino Religioso; EducaçãoAbstractThe identity of Religious Education as an area of knowledge might be historically proved by books produced to systematize the reflections, the research, the different studies related to legal and methodological aspects, content proposals, teachers' background and education, and issues related to the teaching and learning of this curricular component. This is the first report of research based on a qualitative approach, using analytic and historical methodology supported by printed documents in order to determine this identity for a discipline that progressively assumes a profile of an area of knowledge. We present three aspects related to the production of Religious Education. The first - Publishing period; the second - Publishing companies that have published books on Religious Education; the third - Authors and/or Co-authors that published books on Religious Education. This research has not been concluded yet, since it is necessary to analyze the content of the texts presented in these books, produced by different publishing companies, which will later become known.Key words: Religious Education; Scientific Production; Books; History of Religious Education; Education
id PUC_MINS-3_eeb299de65d108d953c554f27f519652
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1014
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136Ensino ReligiosoProdução CientíficaLivrosHistória do Ensino ReligiosoEducaçãoReligious EducationScientific ProductionBooksHistory of Religious EducationEducationCiências da ReligiãoA identidade do Ensino Religioso como área de conhecimento historicamente pode ser demonstrada a partir dos livros produzidos para sistematizar as reflexões, as pesquisas, enfim os diferentes estudos referentes aos aspectos legais, metodológicos, propostas de conteúdo, sobre a formação de professores e as questões relacionadas ao ensino aprendizagem deste componente curricular. Este artigo deriva do primeiro relatório de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando uma metodologia histórico-analítica apoiada em documentos impressos e visa compreender a identidade de uma disciplina que progressivamente assume um perfil de área de conhecimento. São apresentados três quadros que tratam da produção referente ao Ensino Religioso. Quadro 1 - Período de publicação; Quadro 2 - Editoras que publicaram os livros sobre o Ensino Religioso; Quadro 3 - Autores e ou Co-Autores que publicaram os livros sobre o Ensino Religioso. A presente reflexão indica outras frentes como por exemplo, empreender análise de conteúdo dos textos apresentados nestas publicações a fim de contribuir para a definitiva configuração identitária do Ensino Religioso.Palavras-chave: Ensino Religioso; Produção Científica; Livros; História do Ensino Religioso; EducaçãoAbstractThe identity of Religious Education as an area of knowledge might be historically proved by books produced to systematize the reflections, the research, the different studies related to legal and methodological aspects, content proposals, teachers' background and education, and issues related to the teaching and learning of this curricular component. This is the first report of research based on a qualitative approach, using analytic and historical methodology supported by printed documents in order to determine this identity for a discipline that progressively assumes a profile of an area of knowledge. We present three aspects related to the production of Religious Education. The first - Publishing period; the second - Publishing companies that have published books on Religious Education; the third - Authors and/or Co-authors that published books on Religious Education. This research has not been concluded yet, since it is necessary to analyze the content of the texts presented in these books, produced by different publishing companies, which will later become known.Key words: Religious Education; Scientific Production; Books; History of Religious Education; EducationEditora PUC Minas2010-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n16p13610.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 8, nº. 16 - jan./mar. 2010 - Dossiê: Pensamento Pós-metafísico e Discurso sobre Deus; 136-152HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 8, nº. 16 - jan./mar. 2010 - Dossiê: Pensamento Pós-metafísico e Discurso sobre Deus; 136-1522175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n16p136/2528Junqueira, Sérgio Rogério AzevedoDissenha, Isabel Cristina PiccinelliRodrigues, Sérgio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-13T12:21:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1014Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2018-06-13T12:21:37Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
title A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
spellingShingle A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Ensino Religioso
Produção Científica
Livros
História do Ensino Religioso
Educação
Religious Education
Scientific Production
Books
History of Religious Education
Education
Ciências da Religião
title_short A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
title_full A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
title_fullStr A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
title_full_unstemmed A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
title_sort A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
author Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
author_facet Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Dissenha, Isabel Cristina Piccinelli
Rodrigues, Sérgio Barbosa
author_role author
author2 Dissenha, Isabel Cristina Piccinelli
Rodrigues, Sérgio Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Dissenha, Isabel Cristina Piccinelli
Rodrigues, Sérgio Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso
Produção Científica
Livros
História do Ensino Religioso
Educação
Religious Education
Scientific Production
Books
History of Religious Education
Education
Ciências da Religião
topic Ensino Religioso
Produção Científica
Livros
História do Ensino Religioso
Educação
Religious Education
Scientific Production
Books
History of Religious Education
Education
Ciências da Religião
description A identidade do Ensino Religioso como área de conhecimento historicamente pode ser demonstrada a partir dos livros produzidos para sistematizar as reflexões, as pesquisas, enfim os diferentes estudos referentes aos aspectos legais, metodológicos, propostas de conteúdo, sobre a formação de professores e as questões relacionadas ao ensino aprendizagem deste componente curricular. Este artigo deriva do primeiro relatório de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando uma metodologia histórico-analítica apoiada em documentos impressos e visa compreender a identidade de uma disciplina que progressivamente assume um perfil de área de conhecimento. São apresentados três quadros que tratam da produção referente ao Ensino Religioso. Quadro 1 - Período de publicação; Quadro 2 - Editoras que publicaram os livros sobre o Ensino Religioso; Quadro 3 - Autores e ou Co-Autores que publicaram os livros sobre o Ensino Religioso. A presente reflexão indica outras frentes como por exemplo, empreender análise de conteúdo dos textos apresentados nestas publicações a fim de contribuir para a definitiva configuração identitária do Ensino Religioso.Palavras-chave: Ensino Religioso; Produção Científica; Livros; História do Ensino Religioso; EducaçãoAbstractThe identity of Religious Education as an area of knowledge might be historically proved by books produced to systematize the reflections, the research, the different studies related to legal and methodological aspects, content proposals, teachers' background and education, and issues related to the teaching and learning of this curricular component. This is the first report of research based on a qualitative approach, using analytic and historical methodology supported by printed documents in order to determine this identity for a discipline that progressively assumes a profile of an area of knowledge. We present three aspects related to the production of Religious Education. The first - Publishing period; the second - Publishing companies that have published books on Religious Education; the third - Authors and/or Co-authors that published books on Religious Education. This research has not been concluded yet, since it is necessary to analyze the content of the texts presented in these books, produced by different publishing companies, which will later become known.Key words: Religious Education; Scientific Production; Books; History of Religious Education; Education
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n16p136
10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n16p136
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n16p136/2528
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 8, nº. 16 - jan./mar. 2010 - Dossiê: Pensamento Pós-metafísico e Discurso sobre Deus; 136-152
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 8, nº. 16 - jan./mar. 2010 - Dossiê: Pensamento Pós-metafísico e Discurso sobre Deus; 136-152
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1752128753128964096