O desafio dos professores de Direito em tempos de modernidade líquida DOI - 10.5752/P.2318-7999.2014v17n33p133

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esser, Carolina Diamantino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade Mineira de Direito (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/P.2318-7999.2014v17n33p133
Resumo: Partindo de uma observação da postura dos alunos da graduação no Direito, chegamos a uma triste constatação: muitos deles se utilizam de fontes cada vez mais fragmentadas e superficiais no seu estudo, fomentados pelo avanço de tecnologias como Iphones e redes e sociais. Ademais, preferem aulas exclusivamente expositivas, que não se voltam para o diálogo com os alunos e o desenvolvimento de sua capacidade argumentativa. O sociólogo Bauman (2008) denomina tal contexto como a “modernidade líquida”. Ocorre que o Direito, mais do que qualquer ciência, reivindica bacharéis engajados, com consciência política e conhecimento estruturado. Para resgatar nossos estudantes dessa postura passiva e alienada provocada pela modernidade líquida, os professores, egressos da pós-graduação e extensão universitária, são a chave para desenvolver nos alunos uma aprendizagem efetivamente relevante.
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