Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrante, Ivana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/27210
Resumo: This article brings to the scene the participation of two artists from Minas Gerais in the Week of Modern Art: the poet Agenor Barbosa and the painter Zina Aita. Currently unknown, Barbosa and Aita are part of the list of those excluded from studies on the art festival. In current studies about the Week of Modern Art, the idea that proposes the episteme of “this side of the line” as the only one to be followed prevails, as Boaventura de Sousa Santos (2007) well founded. The participation of Minas Gerais, erased by history, can be seen as the voice of the other side. Barbosa took to the stages of the Municipal Theater the integration of symbolism with the “new art”; Zina Aita presented in her paintings the influences of the European avant-garde and eccentric colorism in dialogue with the Minas Gerais baroque.
id PUC_MINS-6_43fc80ef2702534a35a13a7aa7c488f8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27210
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22Semana de Arte ModernaAgenor BarbosaZina AitaParticipação de Minas GeraisThis article brings to the scene the participation of two artists from Minas Gerais in the Week of Modern Art: the poet Agenor Barbosa and the painter Zina Aita. Currently unknown, Barbosa and Aita are part of the list of those excluded from studies on the art festival. In current studies about the Week of Modern Art, the idea that proposes the episteme of “this side of the line” as the only one to be followed prevails, as Boaventura de Sousa Santos (2007) well founded. The participation of Minas Gerais, erased by history, can be seen as the voice of the other side. Barbosa took to the stages of the Municipal Theater the integration of symbolism with the “new art”; Zina Aita presented in her paintings the influences of the European avant-garde and eccentric colorism in dialogue with the Minas Gerais baroque.Este artigo traz à cena a participação e dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: o poeta Agenor Barbosa e a pintora Zina Aita. Desconhecidos na contemporaneidade, Barbosa e Aita integram a lista dos que foram excluídos dos estudos sobre o festival de arte. Nos estudos correntes acerca da Semana de Arte Moderna, prevalece a ideia que propõe a episteme dos “deste lado da linha” como única a ser seguida, como bem fundamentou Boaventura de Sousa Santos (2007). A participação de Minas Gerais, rasurada pela história, pode ser vista como a voz do outro lado. Barbosa levou para os palcos do teatro Municipal a integração do simbolismo com a “arte nova” ; Zina Aita apresentou em suas telas as influências da vanguarda europeia e o colorismo excêntrico em diálogo com o barroco mineiro.PUC Minas2022-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2721010.5752/P.2358-3428.2021v25n55p212-246Scripta; Vol 25 No 55 (2021): (Des)fazendo percursos do modernismo: revisão de conceitos; 212-246Scripta; v. 25 n. 55 (2021): (Des)fazendo percursos do modernismo: revisão de conceitos; 212-2462358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/27210/19339Copyright (c) 2022 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerrante, Ivana2022-02-17T06:34:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27210Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2022-02-17T06:34:10Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22
title Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22
spellingShingle Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22
Ferrante, Ivana
Semana de Arte Moderna
Agenor Barbosa
Zina Aita
Participação de Minas Gerais
title_short Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22
title_full Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22
title_fullStr Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22
title_full_unstemmed Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22
title_sort Dois artistas de Minas Gerais na Semana de Arte Moderna: revisão e descentramento do modernismo de 22
author Ferrante, Ivana
author_facet Ferrante, Ivana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrante, Ivana
dc.subject.por.fl_str_mv Semana de Arte Moderna
Agenor Barbosa
Zina Aita
Participação de Minas Gerais
topic Semana de Arte Moderna
Agenor Barbosa
Zina Aita
Participação de Minas Gerais
description This article brings to the scene the participation of two artists from Minas Gerais in the Week of Modern Art: the poet Agenor Barbosa and the painter Zina Aita. Currently unknown, Barbosa and Aita are part of the list of those excluded from studies on the art festival. In current studies about the Week of Modern Art, the idea that proposes the episteme of “this side of the line” as the only one to be followed prevails, as Boaventura de Sousa Santos (2007) well founded. The participation of Minas Gerais, erased by history, can be seen as the voice of the other side. Barbosa took to the stages of the Municipal Theater the integration of symbolism with the “new art”; Zina Aita presented in her paintings the influences of the European avant-garde and eccentric colorism in dialogue with the Minas Gerais baroque.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/27210
10.5752/P.2358-3428.2021v25n55p212-246
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/27210
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2021v25n55p212-246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/27210/19339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 25 No 55 (2021): (Des)fazendo percursos do modernismo: revisão de conceitos; 212-246
Scripta; v. 25 n. 55 (2021): (Des)fazendo percursos do modernismo: revisão de conceitos; 212-246
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329531930509312