O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, José D’Assunção
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p98
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de "escola" na historiografia, abordando suas implicações e desdobramentos, e contrastando esse conceito em relação a outros normalmente utilizados para constituir a identidade teórica dos historiadores. Um paralelo com a Filosofia, evocando exemplos pertencentes tanto a esta área de estudos como também à historiografia, é o caminho aqui empregado para melhor delimitar o conceito de "escola". AbstractThis article aims to discuss the concept of “School” in historiography, approaching its implications and developments, and contrasting this concept in relation to other usually employed to constitute the theoretical identity of historians. A parallel with the Philosophy, evoking examples belonged both to this area of studies as also to the historiography, is the way here employed to delimit the concept of “school”.
id PUC_MINS-9_c3023772082600ce6efe60538b82cf95
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3080
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98HistóriaTeoriaFilosofiaMetodologia.Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de "escola" na historiografia, abordando suas implicações e desdobramentos, e contrastando esse conceito em relação a outros normalmente utilizados para constituir a identidade teórica dos historiadores. Um paralelo com a Filosofia, evocando exemplos pertencentes tanto a esta área de estudos como também à historiografia, é o caminho aqui empregado para melhor delimitar o conceito de "escola". AbstractThis article aims to discuss the concept of “School” in historiography, approaching its implications and developments, and contrasting this concept in relation to other usually employed to constitute the theoretical identity of historians. A parallel with the Philosophy, evoking examples belonged both to this area of studies as also to the historiography, is the way here employed to delimit the concept of “school”. Editora PUC Minas2012-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p9810.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98Cadernos de História; v. 13 n. 18 (2012): Temática Livre; 98-1152237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p98/4188Barros, José D’Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-28T18:07:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3080Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2021-03-28T18:07:47Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
title O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
spellingShingle O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
Barros, José D’Assunção
História
Teoria
Filosofia
Metodologia.
title_short O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
title_full O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
title_fullStr O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
title_full_unstemmed O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
title_sort O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
author Barros, José D’Assunção
author_facet Barros, José D’Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, José D’Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv História
Teoria
Filosofia
Metodologia.
topic História
Teoria
Filosofia
Metodologia.
description Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de "escola" na historiografia, abordando suas implicações e desdobramentos, e contrastando esse conceito em relação a outros normalmente utilizados para constituir a identidade teórica dos historiadores. Um paralelo com a Filosofia, evocando exemplos pertencentes tanto a esta área de estudos como também à historiografia, é o caminho aqui empregado para melhor delimitar o conceito de "escola". AbstractThis article aims to discuss the concept of “School” in historiography, approaching its implications and developments, and contrasting this concept in relation to other usually employed to constitute the theoretical identity of historians. A parallel with the Philosophy, evoking examples belonged both to this area of studies as also to the historiography, is the way here employed to delimit the concept of “school”.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p98
10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p98
identifier_str_mv 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2012v13n18p98/4188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 13 n. 18 (2012): Temática Livre; 98-115
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096875835392