CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cancelliero, Karina Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Forti, Fabiana, da Silva, Carlos Alberto, Guirro, Rinaldo Roberto de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18567
Resumo: Durante o tratamento de doenças ósseas com calcitonina sintética, observa-se um efeito diabetogênico, particularmente nos tratamentos com calcitonina de salmão (CS). Neste estudo foi analisado o efeito daadministração de CS (1U/kg) sobre o teste de tolerância à glicose (GTT), concentração plasmática de insulina (I), ácidos graxos livres (AGL), glicemia (GLI) e reservas musculares de glicogênio (RG). Foi avaliado, ainda, o efeito da estimulação elétrica (EE; 10Hz, i=5mA, t=0,3ms, 20min/dia) em músculos tratados ou não com CS. Foram utilizados 24 ratos machos tratados durante 10 dias com CS e/ou EE. A determinação da I foi realizada através de radioimunoensaio, enquanto as RG pelo método do fenol sulfúrico e as concentrações plasmáticas GLI e de AGL através de testes de laboratório. As ilhotas de Langerhans foram isoladas pelo método da colagenase e perfundidas para coleta do efluxo do 86Rb. Neste estudo, o grupo tratado com CS apresentou elevação na GLI e redução na I. As áreas da curva do GTT foram de 9.327 mg/60 min no grupo controle vs 17.665 mg/60 min no grupo tratado com CS. Tanto a I quanto o AGL foram significativamente reduzidas por CS, enquanto as RG foram aumentadas pela EE e reduzidas pela CS. No grupo com associaçãodo tratamento CS + EE, houve redução na síntese da RG e inibição da secreção de I, estimulada pela GLI. Assim, sugerimos que pacientes submetidos a tratamento com CS merecem uma atenção diferenciada quando submetidos a tratamento fisioterapêutico.
id PUC_PR-26_404a669080b273dd15360c2aacc01414
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18567
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICODurante o tratamento de doenças ósseas com calcitonina sintética, observa-se um efeito diabetogênico, particularmente nos tratamentos com calcitonina de salmão (CS). Neste estudo foi analisado o efeito daadministração de CS (1U/kg) sobre o teste de tolerância à glicose (GTT), concentração plasmática de insulina (I), ácidos graxos livres (AGL), glicemia (GLI) e reservas musculares de glicogênio (RG). Foi avaliado, ainda, o efeito da estimulação elétrica (EE; 10Hz, i=5mA, t=0,3ms, 20min/dia) em músculos tratados ou não com CS. Foram utilizados 24 ratos machos tratados durante 10 dias com CS e/ou EE. A determinação da I foi realizada através de radioimunoensaio, enquanto as RG pelo método do fenol sulfúrico e as concentrações plasmáticas GLI e de AGL através de testes de laboratório. As ilhotas de Langerhans foram isoladas pelo método da colagenase e perfundidas para coleta do efluxo do 86Rb. Neste estudo, o grupo tratado com CS apresentou elevação na GLI e redução na I. As áreas da curva do GTT foram de 9.327 mg/60 min no grupo controle vs 17.665 mg/60 min no grupo tratado com CS. Tanto a I quanto o AGL foram significativamente reduzidas por CS, enquanto as RG foram aumentadas pela EE e reduzidas pela CS. No grupo com associaçãodo tratamento CS + EE, houve redução na síntese da RG e inibição da secreção de I, estimulada pela GLI. Assim, sugerimos que pacientes submetidos a tratamento com CS merecem uma atenção diferenciada quando submetidos a tratamento fisioterapêutico.Editora PUCPRESS2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18567Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 18 No. 2 (2005)Fisioterapia em Movimento; v. 18 n. 2 (2005)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18567/17997Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCancelliero, Karina MariaForti, Fabianada Silva, Carlos AlbertoGuirro, Rinaldo Roberto de Jesus2022-03-07T18:58:57Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18567Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:58:57Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO
title CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO
spellingShingle CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO
Cancelliero, Karina Maria
title_short CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO
title_full CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO
title_fullStr CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO
title_full_unstemmed CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO
title_sort CALCITONINA INIBE OS EFEITOS BENÉFICOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO
author Cancelliero, Karina Maria
author_facet Cancelliero, Karina Maria
Forti, Fabiana
da Silva, Carlos Alberto
Guirro, Rinaldo Roberto de Jesus
author_role author
author2 Forti, Fabiana
da Silva, Carlos Alberto
Guirro, Rinaldo Roberto de Jesus
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cancelliero, Karina Maria
Forti, Fabiana
da Silva, Carlos Alberto
Guirro, Rinaldo Roberto de Jesus
description Durante o tratamento de doenças ósseas com calcitonina sintética, observa-se um efeito diabetogênico, particularmente nos tratamentos com calcitonina de salmão (CS). Neste estudo foi analisado o efeito daadministração de CS (1U/kg) sobre o teste de tolerância à glicose (GTT), concentração plasmática de insulina (I), ácidos graxos livres (AGL), glicemia (GLI) e reservas musculares de glicogênio (RG). Foi avaliado, ainda, o efeito da estimulação elétrica (EE; 10Hz, i=5mA, t=0,3ms, 20min/dia) em músculos tratados ou não com CS. Foram utilizados 24 ratos machos tratados durante 10 dias com CS e/ou EE. A determinação da I foi realizada através de radioimunoensaio, enquanto as RG pelo método do fenol sulfúrico e as concentrações plasmáticas GLI e de AGL através de testes de laboratório. As ilhotas de Langerhans foram isoladas pelo método da colagenase e perfundidas para coleta do efluxo do 86Rb. Neste estudo, o grupo tratado com CS apresentou elevação na GLI e redução na I. As áreas da curva do GTT foram de 9.327 mg/60 min no grupo controle vs 17.665 mg/60 min no grupo tratado com CS. Tanto a I quanto o AGL foram significativamente reduzidas por CS, enquanto as RG foram aumentadas pela EE e reduzidas pela CS. No grupo com associaçãodo tratamento CS + EE, houve redução na síntese da RG e inibição da secreção de I, estimulada pela GLI. Assim, sugerimos que pacientes submetidos a tratamento com CS merecem uma atenção diferenciada quando submetidos a tratamento fisioterapêutico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18567
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18567/17997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 18 No. 2 (2005)
Fisioterapia em Movimento; v. 18 n. 2 (2005)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744427610112