FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Raquel Moreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, João Santos, Batista, Luiz Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18893
Resumo: Este estudo tem por objetivo observar a influência do fortalecimento da musculatura espástica do tríceps sural de indivíduos hemiparéticos, na melhora funcional da deambulação, analisando os parâmetros da velocidade e da cadência. Participaram do estudo 15 indivíduos voluntários, hemiparéticos espásticos com seqüela de Acidente Vascular Encefálico (AVE) com no mínimo um ano de lesão, com idade entre 30 e 65 anos, e foram submetidos ao treinamento de força do músculo espástico solear. Foram utilizados na avaliação o dinamômetro manual adaptado, para medir a força do músculo solear, a Escala Modificada de Ashworth (para verificar o grau de espasticidade), análise quantitativa da marcha (velocidade e cadência), sendo estes instrumentos de avaliação utilizados antes e após o tratamento. O programa de exercícios supervisionados consistiu em oito (8) semanas com freqüência de 3 vezes/semana por 30 minutos. As sessões foram divididas em períodos de aquecimento, alongamento e fortalecimento. Os resultados encontrados foram estatisticamente significantes, com valor de p<0,05 para ganho de força do músculo solear, no membro afetado houve aumento de (58,29%) e no não afetado (36,88%). Na marcha, o aumento da velocidade (13,51%) e cadência (23,13%). Pode-se concluir que o treinamento de força do músculo solear trouxe benefícios, facilitando a deambulação dos indivíduos hemiparéticos, mostrando existir correlação entre fortalecimento do músculo solear espástico e questões temporais da marcha, como velocidade e cadência. O estudo preconiza a prática regular do treinamento de força muscular por meio da musculação em indivíduos hemiparéticos espásticos como um tratamento de grandes benefícios dentro da reabilitação neurológica.
id PUC_PR-26_77210849451914961f63a91b1c7e4881
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18893
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticosEste estudo tem por objetivo observar a influência do fortalecimento da musculatura espástica do tríceps sural de indivíduos hemiparéticos, na melhora funcional da deambulação, analisando os parâmetros da velocidade e da cadência. Participaram do estudo 15 indivíduos voluntários, hemiparéticos espásticos com seqüela de Acidente Vascular Encefálico (AVE) com no mínimo um ano de lesão, com idade entre 30 e 65 anos, e foram submetidos ao treinamento de força do músculo espástico solear. Foram utilizados na avaliação o dinamômetro manual adaptado, para medir a força do músculo solear, a Escala Modificada de Ashworth (para verificar o grau de espasticidade), análise quantitativa da marcha (velocidade e cadência), sendo estes instrumentos de avaliação utilizados antes e após o tratamento. O programa de exercícios supervisionados consistiu em oito (8) semanas com freqüência de 3 vezes/semana por 30 minutos. As sessões foram divididas em períodos de aquecimento, alongamento e fortalecimento. Os resultados encontrados foram estatisticamente significantes, com valor de p<0,05 para ganho de força do músculo solear, no membro afetado houve aumento de (58,29%) e no não afetado (36,88%). Na marcha, o aumento da velocidade (13,51%) e cadência (23,13%). Pode-se concluir que o treinamento de força do músculo solear trouxe benefícios, facilitando a deambulação dos indivíduos hemiparéticos, mostrando existir correlação entre fortalecimento do músculo solear espástico e questões temporais da marcha, como velocidade e cadência. O estudo preconiza a prática regular do treinamento de força muscular por meio da musculação em indivíduos hemiparéticos espásticos como um tratamento de grandes benefícios dentro da reabilitação neurológica.Editora PUCPRESS2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18893Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 3 (2007)Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 3 (2007)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18893/18275Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Raquel MoreiraPereira, João SantosBatista, Luiz Alberto2022-03-07T18:59:17Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/18893Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:17Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos
title FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos
spellingShingle FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos
Guimarães, Raquel Moreira
title_short FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos
title_full FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos
title_fullStr FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos
title_full_unstemmed FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos
title_sort FORTALECIMENTO DO MÚSCULO SOLEAR: impacto na cinemática da marcha de indivíduos hemiparéticos
author Guimarães, Raquel Moreira
author_facet Guimarães, Raquel Moreira
Pereira, João Santos
Batista, Luiz Alberto
author_role author
author2 Pereira, João Santos
Batista, Luiz Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Raquel Moreira
Pereira, João Santos
Batista, Luiz Alberto
description Este estudo tem por objetivo observar a influência do fortalecimento da musculatura espástica do tríceps sural de indivíduos hemiparéticos, na melhora funcional da deambulação, analisando os parâmetros da velocidade e da cadência. Participaram do estudo 15 indivíduos voluntários, hemiparéticos espásticos com seqüela de Acidente Vascular Encefálico (AVE) com no mínimo um ano de lesão, com idade entre 30 e 65 anos, e foram submetidos ao treinamento de força do músculo espástico solear. Foram utilizados na avaliação o dinamômetro manual adaptado, para medir a força do músculo solear, a Escala Modificada de Ashworth (para verificar o grau de espasticidade), análise quantitativa da marcha (velocidade e cadência), sendo estes instrumentos de avaliação utilizados antes e após o tratamento. O programa de exercícios supervisionados consistiu em oito (8) semanas com freqüência de 3 vezes/semana por 30 minutos. As sessões foram divididas em períodos de aquecimento, alongamento e fortalecimento. Os resultados encontrados foram estatisticamente significantes, com valor de p<0,05 para ganho de força do músculo solear, no membro afetado houve aumento de (58,29%) e no não afetado (36,88%). Na marcha, o aumento da velocidade (13,51%) e cadência (23,13%). Pode-se concluir que o treinamento de força do músculo solear trouxe benefícios, facilitando a deambulação dos indivíduos hemiparéticos, mostrando existir correlação entre fortalecimento do músculo solear espástico e questões temporais da marcha, como velocidade e cadência. O estudo preconiza a prática regular do treinamento de força muscular por meio da musculação em indivíduos hemiparéticos espásticos como um tratamento de grandes benefícios dentro da reabilitação neurológica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18893
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18893/18275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 20 No. 3 (2007)
Fisioterapia em Movimento; v. 20 n. 3 (2007)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138744817680384