A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Dibai Filho, Almir
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias Barbosa, Liliane, Rodrigues, José Erickson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19441
Resumo: INTRODUÇÃO: A Fisioterapia é a ciência da saúde capacitada a prognosticar, diagnosticar e intervir com eficiência, buscando a melhora ou a manutenção funcional do indivíduo. Contempla os três níveis de atenção à saúde: o primário, através da promoção e educação em saúde; o secundário, com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado; e o terciário, por meio da reabilitação e da redução de incapacidades. OBJETIVO: Compreender o ponto de vista dos fisioterapeutas atuantes em Maceió, Alagoas, sobre a prática generalista e especialista, analisando como se procede a intervenção e a inserção dos mesmos no campo de trabalho. METODOLOGIA: O presente estudo de campo, descritivo e transversal contou com a participação de 121 fisioterapeutas, de ambos os sexos, inscritos no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 1 (CREFITO 1). A amostra do estudo foi obtida aleatoriamente nos locais de atuação fisioterapêutica, obtendo-se os dados através da aplicação de um questionário previamente desenvolvido, contemplando aspectos pessoais, questões referentes à formação profissional, aspectos profissionais e opiniões pessoais sobre a graduação, a especialização, o atuar generalista e especialista. RESULTADOS: Foi constatado que a maior parte dos profissionais constituíase de indivíduos do sexo feminino, recém-formados, faixa etária entre 26 e 30 anos e com título de especialista. CONCLUSÃO: Observou-se que a maioria dos fisioterapeutas considera equivalente a importância do atuar generalista e do atuar especialista, estando a maior parte da atuação especializada direcionada às clínicas e hospitais, enquanto a maior parcela do exercício generalista está voltado às clínicas e domicílios.
id PUC_PR-26_c9856ed1312f9ddaacd9fab1241904b1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19441
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – ALINTRODUÇÃO: A Fisioterapia é a ciência da saúde capacitada a prognosticar, diagnosticar e intervir com eficiência, buscando a melhora ou a manutenção funcional do indivíduo. Contempla os três níveis de atenção à saúde: o primário, através da promoção e educação em saúde; o secundário, com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado; e o terciário, por meio da reabilitação e da redução de incapacidades. OBJETIVO: Compreender o ponto de vista dos fisioterapeutas atuantes em Maceió, Alagoas, sobre a prática generalista e especialista, analisando como se procede a intervenção e a inserção dos mesmos no campo de trabalho. METODOLOGIA: O presente estudo de campo, descritivo e transversal contou com a participação de 121 fisioterapeutas, de ambos os sexos, inscritos no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 1 (CREFITO 1). A amostra do estudo foi obtida aleatoriamente nos locais de atuação fisioterapêutica, obtendo-se os dados através da aplicação de um questionário previamente desenvolvido, contemplando aspectos pessoais, questões referentes à formação profissional, aspectos profissionais e opiniões pessoais sobre a graduação, a especialização, o atuar generalista e especialista. RESULTADOS: Foi constatado que a maior parte dos profissionais constituíase de indivíduos do sexo feminino, recém-formados, faixa etária entre 26 e 30 anos e com título de especialista. CONCLUSÃO: Observou-se que a maioria dos fisioterapeutas considera equivalente a importância do atuar generalista e do atuar especialista, estando a maior parte da atuação especializada direcionada às clínicas e hospitais, enquanto a maior parcela do exercício generalista está voltado às clínicas e domicílios.Editora PUCPRESS2017-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19441Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 22 No. 2 (2009)Fisioterapia em Movimento; v. 22 n. 2 (2009)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19441/18783Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Dibai Filho, AlmirFarias Barbosa, LilianeRodrigues, José Erickson2022-03-07T18:59:44Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/19441Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T18:59:44Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL
title A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL
spellingShingle A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL
Vieira Dibai Filho, Almir
title_short A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL
title_full A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL
title_fullStr A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL
title_full_unstemmed A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL
title_sort A PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA GENERALISTA E ESPECIALISTA NA CIDADE DE MACEIÓ – AL
author Vieira Dibai Filho, Almir
author_facet Vieira Dibai Filho, Almir
Farias Barbosa, Liliane
Rodrigues, José Erickson
author_role author
author2 Farias Barbosa, Liliane
Rodrigues, José Erickson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Dibai Filho, Almir
Farias Barbosa, Liliane
Rodrigues, José Erickson
description INTRODUÇÃO: A Fisioterapia é a ciência da saúde capacitada a prognosticar, diagnosticar e intervir com eficiência, buscando a melhora ou a manutenção funcional do indivíduo. Contempla os três níveis de atenção à saúde: o primário, através da promoção e educação em saúde; o secundário, com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado; e o terciário, por meio da reabilitação e da redução de incapacidades. OBJETIVO: Compreender o ponto de vista dos fisioterapeutas atuantes em Maceió, Alagoas, sobre a prática generalista e especialista, analisando como se procede a intervenção e a inserção dos mesmos no campo de trabalho. METODOLOGIA: O presente estudo de campo, descritivo e transversal contou com a participação de 121 fisioterapeutas, de ambos os sexos, inscritos no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 1 (CREFITO 1). A amostra do estudo foi obtida aleatoriamente nos locais de atuação fisioterapêutica, obtendo-se os dados através da aplicação de um questionário previamente desenvolvido, contemplando aspectos pessoais, questões referentes à formação profissional, aspectos profissionais e opiniões pessoais sobre a graduação, a especialização, o atuar generalista e especialista. RESULTADOS: Foi constatado que a maior parte dos profissionais constituíase de indivíduos do sexo feminino, recém-formados, faixa etária entre 26 e 30 anos e com título de especialista. CONCLUSÃO: Observou-se que a maioria dos fisioterapeutas considera equivalente a importância do atuar generalista e do atuar especialista, estando a maior parte da atuação especializada direcionada às clínicas e hospitais, enquanto a maior parcela do exercício generalista está voltado às clínicas e domicílios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19441
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/19441/18783
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 22 No. 2 (2009)
Fisioterapia em Movimento; v. 22 n. 2 (2009)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745276956672