Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Tiago Augusto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Siolari da Silva, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20755
Resumo: Após 2002, novos instrumentos e objetivos foram adicionados à política habitacional nacional, voltados para a inclusão e a equidade social ao propor a garantia de acesso à habitação para a população financeiramente mais carente. Nesse sentido, interessa ao presente estudo investigar a acurácia do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), elucidando se os aportes estão, de fato, atingindo a população mais privada de meios físico-financeiros para adquiri-la. A bibliografia recente aponta o contrário. Presume-se, portanto, que a relação público alvo/público atingido divirja. Para tanto, lança-se mão de dados provenientes da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) e da Caixa Econômica Federal (CEF), que esmiúçam o déficit habitacional municipal e os empreendimentos destinados a saná-lo, segundo faixas de renda e localização. Os dados, por sua vez, compreendem os empreendimentos aprovados, não necessariamente executados, até 2013 no Estado de São Paulo. Opta-se por utilizá-lo como recorte territorial, haja vista que apresenta os mais significativos valores absolutos de déficit habitacional da União. Nota-se que a política habitacional brasileira é territorialmente abrangente e correlata à presença do déficit, entretanto persiste a reprodução de desigualdades de acesso à moradia por meio de critérios de renda.
id PUC_PR-27_8ef7bf74f97e0f43a1e1169751a517b3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20755
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São PauloHabitaçãoDemandaDesigualdade SocialPrograma Minha CasaMinha VidaSão PauloApós 2002, novos instrumentos e objetivos foram adicionados à política habitacional nacional, voltados para a inclusão e a equidade social ao propor a garantia de acesso à habitação para a população financeiramente mais carente. Nesse sentido, interessa ao presente estudo investigar a acurácia do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), elucidando se os aportes estão, de fato, atingindo a população mais privada de meios físico-financeiros para adquiri-la. A bibliografia recente aponta o contrário. Presume-se, portanto, que a relação público alvo/público atingido divirja. Para tanto, lança-se mão de dados provenientes da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) e da Caixa Econômica Federal (CEF), que esmiúçam o déficit habitacional municipal e os empreendimentos destinados a saná-lo, segundo faixas de renda e localização. Os dados, por sua vez, compreendem os empreendimentos aprovados, não necessariamente executados, até 2013 no Estado de São Paulo. Opta-se por utilizá-lo como recorte territorial, haja vista que apresenta os mais significativos valores absolutos de déficit habitacional da União. Nota-se que a política habitacional brasileira é territorialmente abrangente e correlata à presença do déficit, entretanto persiste a reprodução de desigualdades de acesso à moradia por meio de critérios de renda.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2018-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20755Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 No. 1 (2018)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 Núm. 1 (2018)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 10 n. 1 (2018)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20755/22554Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha, Tiago AugustoSiolari da Silva, Maristela2018-01-29T19:26:00Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/20755Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2018-01-29T19:26Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo
title Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo
spellingShingle Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo
da Cunha, Tiago Augusto
Habitação
Demanda
Desigualdade Social
Programa Minha Casa
Minha Vida
São Paulo
title_short Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo
title_full Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo
title_fullStr Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo
title_full_unstemmed Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo
title_sort Evidências de imprecisão nas políticas habitacionais brasileiras: o caso de São Paulo
author da Cunha, Tiago Augusto
author_facet da Cunha, Tiago Augusto
Siolari da Silva, Maristela
author_role author
author2 Siolari da Silva, Maristela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Tiago Augusto
Siolari da Silva, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Habitação
Demanda
Desigualdade Social
Programa Minha Casa
Minha Vida
São Paulo
topic Habitação
Demanda
Desigualdade Social
Programa Minha Casa
Minha Vida
São Paulo
description Após 2002, novos instrumentos e objetivos foram adicionados à política habitacional nacional, voltados para a inclusão e a equidade social ao propor a garantia de acesso à habitação para a população financeiramente mais carente. Nesse sentido, interessa ao presente estudo investigar a acurácia do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), elucidando se os aportes estão, de fato, atingindo a população mais privada de meios físico-financeiros para adquiri-la. A bibliografia recente aponta o contrário. Presume-se, portanto, que a relação público alvo/público atingido divirja. Para tanto, lança-se mão de dados provenientes da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) e da Caixa Econômica Federal (CEF), que esmiúçam o déficit habitacional municipal e os empreendimentos destinados a saná-lo, segundo faixas de renda e localização. Os dados, por sua vez, compreendem os empreendimentos aprovados, não necessariamente executados, até 2013 no Estado de São Paulo. Opta-se por utilizá-lo como recorte territorial, haja vista que apresenta os mais significativos valores absolutos de déficit habitacional da União. Nota-se que a política habitacional brasileira é territorialmente abrangente e correlata à presença do déficit, entretanto persiste a reprodução de desigualdades de acesso à moradia por meio de critérios de renda.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20755
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/20755/22554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 No. 1 (2018)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 10 Núm. 1 (2018)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 10 n. 1 (2018)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125954218426368