ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DESIREE VALENTE SPESSOTE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@2
Resumo: A presente dissertação pretende investigar os diálogos entre a pintura oitocentista e a subjetividade moderna, explorando como a modulação subjetiva do século XIX se torna visível na produção artística do período em questão ao mesmo tempo que também produz impactos no campo da arte. Partindo de Michel Foucault, que ensina a questionar o que é visto como inevitável, esta pesquisa compreende que a forma que estamos e nos relacionamos com o mundo não é natural, mas histórica, e que a experiência subjetiva do homem moderno, caracterizado pela sua interioridade psicológica, reverbera em diversas produções humanas — entre as quais a arte, sobretudo a pintura, ocupa um lugar de especial destaque. Sem estabelecer causas e consequências diretas, este trabalho tem como objetivo construir relações entre a pintura e as maneiras de perceber e experimentar o mundo que são produzidas na Modernidade, investigando como as novas possibilidades no campo artístico podem ser compreendidas tanto como produtos quanto como produtoras de uma nova experiência de ser sujeito.
id PUC_RIO-1_18b288cae150ec3bb8c4a3662c5c1093
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:58535
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTINGARTE E SUJEITO MODERNO: A (RE)PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA PINTURA DO SÉCULO XIX2022-03-09RONALDO BRITO FERNANDES26317133700lattes.cnpq.br/2530305358794091RONALDO BRITO FERNANDESDENISE COSTA LOPESTITO MARQUES PALMEIROTITO MARQUES PALMEIRO15817626748lattes.cnpq.br/6706241164456619DESIREE VALENTE SPESSOTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRA presente dissertação pretende investigar os diálogos entre a pintura oitocentista e a subjetividade moderna, explorando como a modulação subjetiva do século XIX se torna visível na produção artística do período em questão ao mesmo tempo que também produz impactos no campo da arte. Partindo de Michel Foucault, que ensina a questionar o que é visto como inevitável, esta pesquisa compreende que a forma que estamos e nos relacionamos com o mundo não é natural, mas histórica, e que a experiência subjetiva do homem moderno, caracterizado pela sua interioridade psicológica, reverbera em diversas produções humanas — entre as quais a arte, sobretudo a pintura, ocupa um lugar de especial destaque. Sem estabelecer causas e consequências diretas, este trabalho tem como objetivo construir relações entre a pintura e as maneiras de perceber e experimentar o mundo que são produzidas na Modernidade, investigando como as novas possibilidades no campo artístico podem ser compreendidas tanto como produtos quanto como produtoras de uma nova experiência de ser sujeito.The present work intends to investigate the possible dialogues between 19th century painting and modern subjectivity, exploring how the subjective modulation of the 19th century became visible in the artistic production of the period, while also creating impact in the field of art. Starting with Michel Foucault, who teaches to question what is seen as inevitable, this research understands that the way we are and relate to the world is not natural, but historical, and that the subjective experience of the modern man, characterized by his psychological interiority , reverberates in several human productions — among which art, especially painting, occupies a special place. Without establishing direct causes and consequences, this work aims to build a relationship between painting and the ways of perceiving and experiencing the world that are produced in Modernity, investigating how the new possibilities in the artistic field can be understood both as products and as producers of a new experience of being a subject.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:58535Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ARTE E SUJEITO MODERNO: A (RE)PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA PINTURA DO SÉCULO XIX
title ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
spellingShingle ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
DESIREE VALENTE SPESSOTE
title_short ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
title_full ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
title_fullStr ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
title_full_unstemmed ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
title_sort ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
author DESIREE VALENTE SPESSOTE
author_facet DESIREE VALENTE SPESSOTE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26317133700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2530305358794091
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv DENISE COSTA LOPES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv TITO MARQUES PALMEIRO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv TITO MARQUES PALMEIRO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15817626748
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6706241164456619
dc.contributor.author.fl_str_mv DESIREE VALENTE SPESSOTE
contributor_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
RONALDO BRITO FERNANDES
DENISE COSTA LOPES
TITO MARQUES PALMEIRO
TITO MARQUES PALMEIRO
description A presente dissertação pretende investigar os diálogos entre a pintura oitocentista e a subjetividade moderna, explorando como a modulação subjetiva do século XIX se torna visível na produção artística do período em questão ao mesmo tempo que também produz impactos no campo da arte. Partindo de Michel Foucault, que ensina a questionar o que é visto como inevitável, esta pesquisa compreende que a forma que estamos e nos relacionamos com o mundo não é natural, mas histórica, e que a experiência subjetiva do homem moderno, caracterizado pela sua interioridade psicológica, reverbera em diversas produções humanas — entre as quais a arte, sobretudo a pintura, ocupa um lugar de especial destaque. Sem estabelecer causas e consequências diretas, este trabalho tem como objetivo construir relações entre a pintura e as maneiras de perceber e experimentar o mundo que são produzidas na Modernidade, investigando como as novas possibilidades no campo artístico podem ser compreendidas tanto como produtos quanto como produtoras de uma nova experiência de ser sujeito.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324962984263680