E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PATRICIA GONCALVES DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@2
Resumo: Esta dissertação apresenta os relatos das experiências e práticas oriundas das propostas de atividades didáticas desenvolvidas nas aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental, que visam compreender a dinâmica interrelacional entre a mulher, a família e o trabalho. Considerando os conteúdos pertinentes a esse ano de escolaridade trabalhados em sala, a participação e envolvimento femininos nos diferentes processos históricos, assim como seus feitos, foram destacados de modo a elevar o entendimento discente ao status analítico e reflexivo. Desta forma, capaz de promover compreensão acerca dos desdobramentos sociopolíticos, culturais e econômicos tecidos nesses mesmos cenários, de acordo com as proposições desta dissertação. Tendo como estratégia a exibição de filmes que apresentam uma abordagem voltada às condições de trabalho e não reconhecimento desse enquanto elemento fundamental ao desenvolvimento e estruturação socioeconômica, as atividades laborais femininas, profissionais e domésticas foram analisadas a fim de trazer luz acerca do protagonismo e produções femininas, tanto no espaço público, quanto no privado, levando em consideração a concomitância e relevância dessa dupla atuação por parte das mulheres. As aulas ministradas a partir da narrativa protagonista da mulher, assim como as reflexões e debates realizados, viabilizaram, de modo estratégico, a desconstrução e desnaturalização da ideia de atividades exclusivamente masculinas e femininas, sob a ótica da tradicional divisão sexual do trabalho. Neste sentido, este estudo buscou promover a transformação e reestruturação das ideias e conceitos oriundos da construção cultural dos sistemas patriarcais.
id PUC_RIO-1_252dd449f1cf1993358fc4dd21743a9a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:51058
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisE AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHOSO, TEACHER? WHERE WERE THE WOMEN?: REPORTS OF EXPERIENCES IN HISTORY CLASSES IN THE 9TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL: A DIDACTIC PROPOSAL FOR DECONSTRUCTING THE IDEA OF SEXUAL DIVISION OF LABOR2020-08-18LARISSA ROSA CORREA27868228822lattes.cnpq.br/8242698091108462JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOLARISSA ROSA CORREAJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOLUCIANA PUCU WOLLMANN DO AMARAL05168042783PATRICIA GONCALVES DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENSINO DE HISTÓRIAPUC-RioBREsta dissertação apresenta os relatos das experiências e práticas oriundas das propostas de atividades didáticas desenvolvidas nas aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental, que visam compreender a dinâmica interrelacional entre a mulher, a família e o trabalho. Considerando os conteúdos pertinentes a esse ano de escolaridade trabalhados em sala, a participação e envolvimento femininos nos diferentes processos históricos, assim como seus feitos, foram destacados de modo a elevar o entendimento discente ao status analítico e reflexivo. Desta forma, capaz de promover compreensão acerca dos desdobramentos sociopolíticos, culturais e econômicos tecidos nesses mesmos cenários, de acordo com as proposições desta dissertação. Tendo como estratégia a exibição de filmes que apresentam uma abordagem voltada às condições de trabalho e não reconhecimento desse enquanto elemento fundamental ao desenvolvimento e estruturação socioeconômica, as atividades laborais femininas, profissionais e domésticas foram analisadas a fim de trazer luz acerca do protagonismo e produções femininas, tanto no espaço público, quanto no privado, levando em consideração a concomitância e relevância dessa dupla atuação por parte das mulheres. As aulas ministradas a partir da narrativa protagonista da mulher, assim como as reflexões e debates realizados, viabilizaram, de modo estratégico, a desconstrução e desnaturalização da ideia de atividades exclusivamente masculinas e femininas, sob a ótica da tradicional divisão sexual do trabalho. Neste sentido, este estudo buscou promover a transformação e reestruturação das ideias e conceitos oriundos da construção cultural dos sistemas patriarcais.This master s thesis presents the reports of the experiences and practices arising from the proposed didactic activities developed in History classes in the 9th grade of Elementary School, which aim to understand the interrelational dynamics between women, family and work. Considering the contents pertinent to this school year worked in class, female participation and involvement in the different historical processes, as well as their achievements, were highlighted in order to raise the student s understanding to the analytical and reflective status. Thus, able to promote understanding about the socio-political, cultural and economic developments woven in these same scenarios, according to the propositions of this master s thesis. Having as a strategy the exhibition of films that present an approach focused on working conditions and not recognizing it as a fundamental element in the socioeconomic development and structuring, the female professional and domestic work activities were analyzed in order to shed light on the female protagonism and female productions, both in public and private spaces, taking into account the concomitance and relevance of this double performance on the part of women. The classes taught from the woman s protagonist narrative, as well as the reflections and debates carried out, made it possible, in a strategic way, to deconstruct and denaturalize the idea of exclusively male and female activities, under the perspective of the traditional sexual division of labor. Therefore, promoting the transformation and restructuring of ideas and concepts arising from the cultural construction of patriarchal systems.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:59Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51058Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SO, TEACHER? WHERE WERE THE WOMEN?: REPORTS OF EXPERIENCES IN HISTORY CLASSES IN THE 9TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL: A DIDACTIC PROPOSAL FOR DECONSTRUCTING THE IDEA OF SEXUAL DIVISION OF LABOR
title E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
spellingShingle E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
PATRICIA GONCALVES DE OLIVEIRA
title_short E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
title_full E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
title_fullStr E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
title_full_unstemmed E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
title_sort E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author PATRICIA GONCALVES DE OLIVEIRA
author_facet PATRICIA GONCALVES DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LARISSA ROSA CORREA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27868228822
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8242698091108462
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LARISSA ROSA CORREA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUCIANA PUCU WOLLMANN DO AMARAL
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05168042783
dc.contributor.author.fl_str_mv PATRICIA GONCALVES DE OLIVEIRA
contributor_str_mv LARISSA ROSA CORREA
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
LARISSA ROSA CORREA
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
LUCIANA PUCU WOLLMANN DO AMARAL
description Esta dissertação apresenta os relatos das experiências e práticas oriundas das propostas de atividades didáticas desenvolvidas nas aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental, que visam compreender a dinâmica interrelacional entre a mulher, a família e o trabalho. Considerando os conteúdos pertinentes a esse ano de escolaridade trabalhados em sala, a participação e envolvimento femininos nos diferentes processos históricos, assim como seus feitos, foram destacados de modo a elevar o entendimento discente ao status analítico e reflexivo. Desta forma, capaz de promover compreensão acerca dos desdobramentos sociopolíticos, culturais e econômicos tecidos nesses mesmos cenários, de acordo com as proposições desta dissertação. Tendo como estratégia a exibição de filmes que apresentam uma abordagem voltada às condições de trabalho e não reconhecimento desse enquanto elemento fundamental ao desenvolvimento e estruturação socioeconômica, as atividades laborais femininas, profissionais e domésticas foram analisadas a fim de trazer luz acerca do protagonismo e produções femininas, tanto no espaço público, quanto no privado, levando em consideração a concomitância e relevância dessa dupla atuação por parte das mulheres. As aulas ministradas a partir da narrativa protagonista da mulher, assim como as reflexões e debates realizados, viabilizaram, de modo estratégico, a desconstrução e desnaturalização da ideia de atividades exclusivamente masculinas e femininas, sob a ótica da tradicional divisão sexual do trabalho. Neste sentido, este estudo buscou promover a transformação e reestruturação das ideias e conceitos oriundos da construção cultural dos sistemas patriarcais.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324953507233792