A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOSE CARLOS TAVARES DA SILVA
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@2
Resumo: Este trabalho apresenta um modelo de avaliação de aprendizagem em debates síncronos e presenciais mediados pela web. O modelo é construído para atender as necessidades da avaliação do ensino levado a efeito segundo três paradigmas metodológicos: a aprendizagem centrada no aprendiz, a aprendizagem colaborativa e a aprendizagem guiada por problemas. Uma máquina de estados é proposta para suporte à avaliação da participação do aprendiz, segundo a Teoria do Vínculo de Enrique Pichon Rivière, permitindo assim um juízo de valor sobre comportamentos observáveis e aferição de aprendizagem de conhecimentos em um processo de construção coletiva e baseada em problemas colocados como desafios para os aprendizes. O ambiente AulaNetTM é utilizado como referencial, dadas as suas características de servidor de conteúdo e por se constituir em um ambiente para ensino à distância cuja concepção permite o uso da metodologia de ensino cooperativo. O acoplamento dos sistemas foi concebido de modo a atender as diretivas de simplicidade e dependência estrutural mínima. Para o módulo de avaliação é suficiente acessar a base do AulaNetTM e transferir os dados para a base do mesmo, a fim de garantir a independência dos sistemas. Um padrão do tipo quadro-negro (blackboard) é projetado para implementar essas características.
id PUC_RIO-1_4e323ba78ba65f25c4da45deafd5fae3
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:5533
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS EM ENSINO MEDIADO PELA WEB 2004-04-05BRUNO FEIJO07540388404lattes.cnpq.br/8249534204731109BRUNO FEIJOCARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENAHUGO FUKSMARCOS DA FONSECA ELIAJOSE CARLOS TAVARES DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBREste trabalho apresenta um modelo de avaliação de aprendizagem em debates síncronos e presenciais mediados pela web. O modelo é construído para atender as necessidades da avaliação do ensino levado a efeito segundo três paradigmas metodológicos: a aprendizagem centrada no aprendiz, a aprendizagem colaborativa e a aprendizagem guiada por problemas. Uma máquina de estados é proposta para suporte à avaliação da participação do aprendiz, segundo a Teoria do Vínculo de Enrique Pichon Rivière, permitindo assim um juízo de valor sobre comportamentos observáveis e aferição de aprendizagem de conhecimentos em um processo de construção coletiva e baseada em problemas colocados como desafios para os aprendizes. O ambiente AulaNetTM é utilizado como referencial, dadas as suas características de servidor de conteúdo e por se constituir em um ambiente para ensino à distância cuja concepção permite o uso da metodologia de ensino cooperativo. O acoplamento dos sistemas foi concebido de modo a atender as diretivas de simplicidade e dependência estrutural mínima. Para o módulo de avaliação é suficiente acessar a base do AulaNetTM e transferir os dados para a base do mesmo, a fim de garantir a independência dos sistemas. Um padrão do tipo quadro-negro (blackboard) é projetado para implementar essas características.This work presents a model for learning evaluation to be used in web-based learning systems. This model is constructed to provide conditions for a correct use of three learning paradigms: Learner centered learning, Cooperative Learning and Problem Based Learning. A finite state machine is proposed to support the evaluation of the apprentice`s participation under the Vinculum Theory by Enrique Pichon Rivière. As designed, the teacher can do a judgement of the observable behavior of each student and make an evaluation of the knowledge learning in a collective construction process based on the PBL (Problem Based Learning) strategy. The AulaNetTM environment is used in this work because it has a well-designed content server structure and is strongly oriented towards collaborative learning. The binding of the proposed model with the AulaNetTM environment follows the guidelines of simplicity and minimal dependence of both systems. A blackboard architecture is implemented to get the characteristics of independence and low complexity described above.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOFINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:40:40Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5533Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS EM ENSINO MEDIADO PELA WEB
title A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING
spellingShingle A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING
JOSE CARLOS TAVARES DA SILVA
title_short A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING
title_full A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING
title_fullStr A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING
title_full_unstemmed A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING
title_sort A MODEL FOR LEARNING EVALUATION USING SYNCHRONOUS TOOLS IN WEB-BASED LEARNING
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author JOSE CARLOS TAVARES DA SILVA
author_facet JOSE CARLOS TAVARES DA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BRUNO FEIJO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 07540388404
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8249534204731109
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BRUNO FEIJO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv HUGO FUKS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCOS DA FONSECA ELIA
dc.contributor.author.fl_str_mv JOSE CARLOS TAVARES DA SILVA
contributor_str_mv BRUNO FEIJO
BRUNO FEIJO
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
HUGO FUKS
MARCOS DA FONSECA ELIA
description Este trabalho apresenta um modelo de avaliação de aprendizagem em debates síncronos e presenciais mediados pela web. O modelo é construído para atender as necessidades da avaliação do ensino levado a efeito segundo três paradigmas metodológicos: a aprendizagem centrada no aprendiz, a aprendizagem colaborativa e a aprendizagem guiada por problemas. Uma máquina de estados é proposta para suporte à avaliação da participação do aprendiz, segundo a Teoria do Vínculo de Enrique Pichon Rivière, permitindo assim um juízo de valor sobre comportamentos observáveis e aferição de aprendizagem de conhecimentos em um processo de construção coletiva e baseada em problemas colocados como desafios para os aprendizes. O ambiente AulaNetTM é utilizado como referencial, dadas as suas características de servidor de conteúdo e por se constituir em um ambiente para ensino à distância cuja concepção permite o uso da metodologia de ensino cooperativo. O acoplamento dos sistemas foi concebido de modo a atender as diretivas de simplicidade e dependência estrutural mínima. Para o módulo de avaliação é suficiente acessar a base do AulaNetTM e transferir os dados para a base do mesmo, a fim de garantir a independência dos sistemas. Um padrão do tipo quadro-negro (blackboard) é projetado para implementar essas características.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5533@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324881282367488