ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS ALEXANDRE CELARO
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2
Resumo: A competição cada vez mais acirrada entre empresas fornecedoras do segmento de autopeças impõe desafios àquelas que pretendem se manter e crescer neste mercado. Uma das alternativas que se coloca como opção de geração de diferencial competitivo é o estabelecimento de alianças estratégicas entre empresas inseridas neste mercado. A presente pesquisa tem como objetivo contribuir aos estudos sobre a gestão das empresas inseridas em alianças, focando na questão de suas implicações estratégicas sobre seu desempenho. Tem como foco a empresa Forjas Brasileiras, uma empresa nacional que em 1999 decidiu estabelecer duas alianças estratégicas com empresas estrangeiras. A partir da utilização da metodologia de estudo de caso de Yin (1994) com triangulação de métodos, os dados da pesquisa foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e por levantamentos de percepções com auxílio de questionário predominantemente estruturado e de entrevistas, sendo posteriormente tratados com métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e análise dos dados basearam-se no referencial teórico, fundamentado em revisão de literatura pertinente à área de estudo, com auxílio do modelo genéricointergativo de Macedo-Soares em suas versões tradicional e relacional. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conduzir análises estratégicas pela ótica relacional, no caso de empresas que tenham estabelecido alianças, porquanto essa ótica pode trazer novos insights para a tomada de decisão estratégica empresarial que não se conseguiria por meio de análises tradicionais.
id PUC_RIO-1_7dc0ef39d2681f4229801974439827d5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7165
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRASSTRATEGIC ALLIANCES IN AUTOPARTS INDUSTRY: FORJAS BRASILEIRAS CASE2005-03-23TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES01166412741lattes.cnpq.br/5194857133589062MARIO COUTO SOARES PINTOTERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESADRIANA VICTORIA G DE HILALROBERTO CINTRA MARTINSROBERTO CINTRA MARTINS85308285772CARLOS ALEXANDRE CELAROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA competição cada vez mais acirrada entre empresas fornecedoras do segmento de autopeças impõe desafios àquelas que pretendem se manter e crescer neste mercado. Uma das alternativas que se coloca como opção de geração de diferencial competitivo é o estabelecimento de alianças estratégicas entre empresas inseridas neste mercado. A presente pesquisa tem como objetivo contribuir aos estudos sobre a gestão das empresas inseridas em alianças, focando na questão de suas implicações estratégicas sobre seu desempenho. Tem como foco a empresa Forjas Brasileiras, uma empresa nacional que em 1999 decidiu estabelecer duas alianças estratégicas com empresas estrangeiras. A partir da utilização da metodologia de estudo de caso de Yin (1994) com triangulação de métodos, os dados da pesquisa foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e por levantamentos de percepções com auxílio de questionário predominantemente estruturado e de entrevistas, sendo posteriormente tratados com métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e análise dos dados basearam-se no referencial teórico, fundamentado em revisão de literatura pertinente à área de estudo, com auxílio do modelo genéricointergativo de Macedo-Soares em suas versões tradicional e relacional. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conduzir análises estratégicas pela ótica relacional, no caso de empresas que tenham estabelecido alianças, porquanto essa ótica pode trazer novos insights para a tomada de decisão estratégica empresarial que não se conseguiria por meio de análises tradicionais.The tighter competition among the companies inside the autoparts industry brings challenges to the ones that intend to remain and grow in this market. One alternative that appears as an option to generate a competitive advantage is the stablishment of strategic alliances among companies inside this market. The current research has the goal to contribute to the studies in startegic management of firms inserted in alliances, focusing in the question of its strategic implications over its performance. Has as focus the company Forjas Brasileiras, a brazilian company that in 1999 decided to stablish two strategic alliances with foreign companies. With the use of case study methodology of Yin (1994) and the triangulatioin of methods strategy, data was collected by way of documental/telematicinvestigations as well as survey and in-depth interviews. Data interpretaion ans analysis was carried out in the light of the theoretical references that were stablished on the basis of the results of the literature review, with the support of Macedo-Soares´ systemic and integrative model in its traditional and relational models. The results of the research showed the importance to use relational model in the case of companies that have stablished alliances, so these view might bring new insights to the strategic decision in the firm, wich could not be achieved by means of traditional analysis.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:44:06Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7165Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv STRATEGIC ALLIANCES IN AUTOPARTS INDUSTRY: FORJAS BRASILEIRAS CASE
title ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
spellingShingle ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
CARLOS ALEXANDRE CELARO
title_short ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
title_full ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
title_fullStr ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
title_sort ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CARLOS ALEXANDRE CELARO
author_facet CARLOS ALEXANDRE CELARO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01166412741
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5194857133589062
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ADRIANA VICTORIA G DE HILAL
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ROBERTO CINTRA MARTINS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ROBERTO CINTRA MARTINS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 85308285772
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS ALEXANDRE CELARO
contributor_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
MARIO COUTO SOARES PINTO
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
ADRIANA VICTORIA G DE HILAL
ROBERTO CINTRA MARTINS
ROBERTO CINTRA MARTINS
description A competição cada vez mais acirrada entre empresas fornecedoras do segmento de autopeças impõe desafios àquelas que pretendem se manter e crescer neste mercado. Uma das alternativas que se coloca como opção de geração de diferencial competitivo é o estabelecimento de alianças estratégicas entre empresas inseridas neste mercado. A presente pesquisa tem como objetivo contribuir aos estudos sobre a gestão das empresas inseridas em alianças, focando na questão de suas implicações estratégicas sobre seu desempenho. Tem como foco a empresa Forjas Brasileiras, uma empresa nacional que em 1999 decidiu estabelecer duas alianças estratégicas com empresas estrangeiras. A partir da utilização da metodologia de estudo de caso de Yin (1994) com triangulação de métodos, os dados da pesquisa foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e por levantamentos de percepções com auxílio de questionário predominantemente estruturado e de entrevistas, sendo posteriormente tratados com métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e análise dos dados basearam-se no referencial teórico, fundamentado em revisão de literatura pertinente à área de estudo, com auxílio do modelo genéricointergativo de Macedo-Soares em suas versões tradicional e relacional. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conduzir análises estratégicas pela ótica relacional, no caso de empresas que tenham estabelecido alianças, porquanto essa ótica pode trazer novos insights para a tomada de decisão estratégica empresarial que não se conseguiria por meio de análises tradicionais.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324884701773824