ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2 |
Resumo: | A competição cada vez mais acirrada entre empresas fornecedoras do segmento de autopeças impõe desafios àquelas que pretendem se manter e crescer neste mercado. Uma das alternativas que se coloca como opção de geração de diferencial competitivo é o estabelecimento de alianças estratégicas entre empresas inseridas neste mercado. A presente pesquisa tem como objetivo contribuir aos estudos sobre a gestão das empresas inseridas em alianças, focando na questão de suas implicações estratégicas sobre seu desempenho. Tem como foco a empresa Forjas Brasileiras, uma empresa nacional que em 1999 decidiu estabelecer duas alianças estratégicas com empresas estrangeiras. A partir da utilização da metodologia de estudo de caso de Yin (1994) com triangulação de métodos, os dados da pesquisa foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e por levantamentos de percepções com auxílio de questionário predominantemente estruturado e de entrevistas, sendo posteriormente tratados com métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e análise dos dados basearam-se no referencial teórico, fundamentado em revisão de literatura pertinente à área de estudo, com auxílio do modelo genéricointergativo de Macedo-Soares em suas versões tradicional e relacional. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conduzir análises estratégicas pela ótica relacional, no caso de empresas que tenham estabelecido alianças, porquanto essa ótica pode trazer novos insights para a tomada de decisão estratégica empresarial que não se conseguiria por meio de análises tradicionais. |
id |
PUC_RIO-1_7dc0ef39d2681f4229801974439827d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7165 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRASSTRATEGIC ALLIANCES IN AUTOPARTS INDUSTRY: FORJAS BRASILEIRAS CASE2005-03-23TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES01166412741lattes.cnpq.br/5194857133589062MARIO COUTO SOARES PINTOTERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESADRIANA VICTORIA G DE HILALROBERTO CINTRA MARTINSROBERTO CINTRA MARTINS85308285772CARLOS ALEXANDRE CELAROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA competição cada vez mais acirrada entre empresas fornecedoras do segmento de autopeças impõe desafios àquelas que pretendem se manter e crescer neste mercado. Uma das alternativas que se coloca como opção de geração de diferencial competitivo é o estabelecimento de alianças estratégicas entre empresas inseridas neste mercado. A presente pesquisa tem como objetivo contribuir aos estudos sobre a gestão das empresas inseridas em alianças, focando na questão de suas implicações estratégicas sobre seu desempenho. Tem como foco a empresa Forjas Brasileiras, uma empresa nacional que em 1999 decidiu estabelecer duas alianças estratégicas com empresas estrangeiras. A partir da utilização da metodologia de estudo de caso de Yin (1994) com triangulação de métodos, os dados da pesquisa foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e por levantamentos de percepções com auxílio de questionário predominantemente estruturado e de entrevistas, sendo posteriormente tratados com métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e análise dos dados basearam-se no referencial teórico, fundamentado em revisão de literatura pertinente à área de estudo, com auxílio do modelo genéricointergativo de Macedo-Soares em suas versões tradicional e relacional. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conduzir análises estratégicas pela ótica relacional, no caso de empresas que tenham estabelecido alianças, porquanto essa ótica pode trazer novos insights para a tomada de decisão estratégica empresarial que não se conseguiria por meio de análises tradicionais.The tighter competition among the companies inside the autoparts industry brings challenges to the ones that intend to remain and grow in this market. One alternative that appears as an option to generate a competitive advantage is the stablishment of strategic alliances among companies inside this market. The current research has the goal to contribute to the studies in startegic management of firms inserted in alliances, focusing in the question of its strategic implications over its performance. Has as focus the company Forjas Brasileiras, a brazilian company that in 1999 decided to stablish two strategic alliances with foreign companies. With the use of case study methodology of Yin (1994) and the triangulatioin of methods strategy, data was collected by way of documental/telematicinvestigations as well as survey and in-depth interviews. Data interpretaion ans analysis was carried out in the light of the theoretical references that were stablished on the basis of the results of the literature review, with the support of Macedo-Soares´ systemic and integrative model in its traditional and relational models. The results of the research showed the importance to use relational model in the case of companies that have stablished alliances, so these view might bring new insights to the strategic decision in the firm, wich could not be achieved by means of traditional analysis.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:44:06Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7165Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
STRATEGIC ALLIANCES IN AUTOPARTS INDUSTRY: FORJAS BRASILEIRAS CASE |
title |
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS |
spellingShingle |
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS CARLOS ALEXANDRE CELARO |
title_short |
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS |
title_full |
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS |
title_fullStr |
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS |
title_sort |
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR DE AUTOPEÇAS: O CASO FORJAS BRASILEIRAS |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
CARLOS ALEXANDRE CELARO |
author_facet |
CARLOS ALEXANDRE CELARO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01166412741 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5194857133589062 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARIO COUTO SOARES PINTO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ADRIANA VICTORIA G DE HILAL |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ROBERTO CINTRA MARTINS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ROBERTO CINTRA MARTINS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
85308285772 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARLOS ALEXANDRE CELARO |
contributor_str_mv |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES MARIO COUTO SOARES PINTO TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES ADRIANA VICTORIA G DE HILAL ROBERTO CINTRA MARTINS ROBERTO CINTRA MARTINS |
description |
A competição cada vez mais acirrada entre empresas fornecedoras do segmento de autopeças impõe desafios àquelas que pretendem se manter e crescer neste mercado. Uma das alternativas que se coloca como opção de geração de diferencial competitivo é o estabelecimento de alianças estratégicas entre empresas inseridas neste mercado. A presente pesquisa tem como objetivo contribuir aos estudos sobre a gestão das empresas inseridas em alianças, focando na questão de suas implicações estratégicas sobre seu desempenho. Tem como foco a empresa Forjas Brasileiras, uma empresa nacional que em 1999 decidiu estabelecer duas alianças estratégicas com empresas estrangeiras. A partir da utilização da metodologia de estudo de caso de Yin (1994) com triangulação de métodos, os dados da pesquisa foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e por levantamentos de percepções com auxílio de questionário predominantemente estruturado e de entrevistas, sendo posteriormente tratados com métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e análise dos dados basearam-se no referencial teórico, fundamentado em revisão de literatura pertinente à área de estudo, com auxílio do modelo genéricointergativo de Macedo-Soares em suas versões tradicional e relacional. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conduzir análises estratégicas pela ótica relacional, no caso de empresas que tenham estabelecido alianças, porquanto essa ótica pode trazer novos insights para a tomada de decisão estratégica empresarial que não se conseguiria por meio de análises tradicionais. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324884701773824 |