O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2010 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Download full: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@2 |
Summary: | Esta dissertação tem como objetivo entender como os professores analisam o conteúdo dos produtos audiovisuais que assistem pela televisão e como isto pode interferir na sala de aula. A televisão é um meio de comunicação popular que se constituiu ao longo dos anos como um importante instrumento de homogeneização de hábitos, comportamentos e valores das sociedades contemporâneas. Saber o que os professores vêem na TV, do que gostam, do que não gostam e analisar como eles avaliam a qualidade e a relevância da programação televisiva são alguns dos principais questionamentos desse estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com professores da rede pública do Rio de Janeiro que participaram de cursos de capacitação em mídia-educação. A partir de entrevistas individuais e das respostas do questionário formulado para a pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais, desenvolvida pelo GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia e pelo LAEd - Laboratório de Avaliação da Educação, analisamos o consumo cultural dos professores e suas práticas cotidianas, principalmente os modos de uso da televisão. Os resultados foram analisados a partir da teoria de Jesús Martin-Barbero, Guillermo Orozco Gómez e dos estudos de recepção latino-americanos, nos quais o consumidor de mídia é ativo e interage na relação com meios de comunicação. Relação que é mediada por vários tipos diferentes de mediações culturais. Esta pesquisa identificou que os professores interagem com poucas fontes de mediação cultural no cotidiano deles e isto pode interferir negativamente na relação com os conteúdos da televisão. |
id |
PUC_RIO-1_87012c82017207dea64b4cc6a4388748 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:38070 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO WHAT TEACHERS FIND THAT THEY LEARN WITH TELEVISION 2010-04-12ROSALIA MARIA DUARTE69087156715lattes.cnpq.br/8252075995504939ROSALIA MARIA DUARTEMARIA INES DE CARVALHO DELORMEMARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZAMARIA INES DE CARVALHO DELORME07596404758lattes.cnpq.br/8675611493301310CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta dissertação tem como objetivo entender como os professores analisam o conteúdo dos produtos audiovisuais que assistem pela televisão e como isto pode interferir na sala de aula. A televisão é um meio de comunicação popular que se constituiu ao longo dos anos como um importante instrumento de homogeneização de hábitos, comportamentos e valores das sociedades contemporâneas. Saber o que os professores vêem na TV, do que gostam, do que não gostam e analisar como eles avaliam a qualidade e a relevância da programação televisiva são alguns dos principais questionamentos desse estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com professores da rede pública do Rio de Janeiro que participaram de cursos de capacitação em mídia-educação. A partir de entrevistas individuais e das respostas do questionário formulado para a pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais, desenvolvida pelo GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia e pelo LAEd - Laboratório de Avaliação da Educação, analisamos o consumo cultural dos professores e suas práticas cotidianas, principalmente os modos de uso da televisão. Os resultados foram analisados a partir da teoria de Jesús Martin-Barbero, Guillermo Orozco Gómez e dos estudos de recepção latino-americanos, nos quais o consumidor de mídia é ativo e interage na relação com meios de comunicação. Relação que é mediada por vários tipos diferentes de mediações culturais. Esta pesquisa identificou que os professores interagem com poucas fontes de mediação cultural no cotidiano deles e isto pode interferir negativamente na relação com os conteúdos da televisão.This dissertation aims to understand how teachers analyze the content of audiovisual products that they watch in television and how it can interfere in the classroom. The television is a popular media that constituted throughout the years as an important instrument of homogenization of habits, behaviors and values of contemporary societies. Knowing what teachers see on TV, what they like, dislike and look at how they evaluate the quality and relevance of television programming are some of the main questions of this study. The research had a qualitative character and has been carried out with public school teachers in Rio de Janeiro, who participated in training courses on media-education. from interviews and questionnaire responses made to the research, Media and youth: educational and social contexts, developed by the GRUPEM - Research Group in Education and Media and the LAEd - Laboratory Evaluation of Education, we analyzed the cultural consumption of the teachers and everyday practices, especially the ways of use television. The results were analyzed based on the theory of Jesus Martin- Barbero, Guillermo Orozco Gómez and reception studies of Latin America, which understand the media consumer is active and interacts in the relation with Medias. That relationship is mediated by several different types of cultural mediation. This research found that teachers interact with few sources of cultural mediation in their everyday lives and this may negative affect the relationship with TV.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:49:57Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:38070Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
WHAT TEACHERS FIND THAT THEY LEARN WITH TELEVISION |
title |
O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO |
spellingShingle |
O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO |
title_short |
O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO |
title_full |
O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO |
title_fullStr |
O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO |
title_full_unstemmed |
O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO |
title_sort |
O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO |
author |
CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO |
author_facet |
CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
69087156715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8252075995504939 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA INES DE CARVALHO DELORME |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARIA INES DE CARVALHO DELORME |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
07596404758 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8675611493301310 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO |
contributor_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE ROSALIA MARIA DUARTE MARIA INES DE CARVALHO DELORME MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA MARIA INES DE CARVALHO DELORME |
description |
Esta dissertação tem como objetivo entender como os professores analisam o conteúdo dos produtos audiovisuais que assistem pela televisão e como isto pode interferir na sala de aula. A televisão é um meio de comunicação popular que se constituiu ao longo dos anos como um importante instrumento de homogeneização de hábitos, comportamentos e valores das sociedades contemporâneas. Saber o que os professores vêem na TV, do que gostam, do que não gostam e analisar como eles avaliam a qualidade e a relevância da programação televisiva são alguns dos principais questionamentos desse estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com professores da rede pública do Rio de Janeiro que participaram de cursos de capacitação em mídia-educação. A partir de entrevistas individuais e das respostas do questionário formulado para a pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais, desenvolvida pelo GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia e pelo LAEd - Laboratório de Avaliação da Educação, analisamos o consumo cultural dos professores e suas práticas cotidianas, principalmente os modos de uso da televisão. Os resultados foram analisados a partir da teoria de Jesús Martin-Barbero, Guillermo Orozco Gómez e dos estudos de recepção latino-americanos, nos quais o consumidor de mídia é ativo e interage na relação com meios de comunicação. Relação que é mediada por vários tipos diferentes de mediações culturais. Esta pesquisa identificou que os professores interagem com poucas fontes de mediação cultural no cotidiano deles e isto pode interferir negativamente na relação com os conteúdos da televisão. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324945506598912 |