REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREA MULLER GARCEZ
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37737@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37737@2
Resumo: O intenso contato das gerações mais jovens com a internet traz novas demandas para a escola. Como a escola vê seu papel diante desse cenário? A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de diretores e coordenadores pedagógicos acerca do papel da escola nas questões relativas ao cyberbullying, em interação com o discurso midiático. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas: na primeira, foram coletados materiais sobre cyberbullying em veículos de comunicação de grande circulação (três jornais, três revistas, duas estações de rádio e dois canais de televisão); na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos de dez escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, localizadas em diferentes bairros, selecionadas aleatoriamente a partir de uma amostra representativa de 40 escolas. O referencial teórico-metodológico adotado é a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, e a Teoria do Núcleo Central, de Jean Claude Abric. O material das duas etapas da pesquisa foi submetido a uma análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas TI. Os elementos do núcleo central das representações sociais, comuns aos meios de comunicação e às entrevistas, foram: a relação entre bullying e cyberbullying, internet (mais especificamente, os sites de redes sociais) e o papel da família. O papel da escola foi identificado como um elemento central no discurso dos meios de comunicação, mas não na fala dos gestores escolares. No discurso veiculado nas mídias, a escola é representada como tendo um importante papel a cumprir, na prevenção e no combate ao cyberbullying, mas é vista como omissa e negligente. No discurso dos gestores, é a família que é vista como falha.
id PUC_RIO-1_b85e8eb80dd965320ebb38288800256a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:37737
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA SOCIAL REPRESENTATION OF CYBERBULLYING IN THE MEDIA AND IN THE SCHOOL 2014-04-04ROSALIA MARIA DUARTE69087156715lattes.cnpq.br/8252075995504939ROSALIA MARIA DUARTEZENA WINONA EISENBERGADRIANA MABEL FRESQUETGIOVANNA MARAFONCLAUDIA MARIA DE LIMAlattes.cnpq.br/3668063579572353ANDREA MULLER GARCEZPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO intenso contato das gerações mais jovens com a internet traz novas demandas para a escola. Como a escola vê seu papel diante desse cenário? A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de diretores e coordenadores pedagógicos acerca do papel da escola nas questões relativas ao cyberbullying, em interação com o discurso midiático. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas: na primeira, foram coletados materiais sobre cyberbullying em veículos de comunicação de grande circulação (três jornais, três revistas, duas estações de rádio e dois canais de televisão); na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos de dez escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, localizadas em diferentes bairros, selecionadas aleatoriamente a partir de uma amostra representativa de 40 escolas. O referencial teórico-metodológico adotado é a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, e a Teoria do Núcleo Central, de Jean Claude Abric. O material das duas etapas da pesquisa foi submetido a uma análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas TI. Os elementos do núcleo central das representações sociais, comuns aos meios de comunicação e às entrevistas, foram: a relação entre bullying e cyberbullying, internet (mais especificamente, os sites de redes sociais) e o papel da família. O papel da escola foi identificado como um elemento central no discurso dos meios de comunicação, mas não na fala dos gestores escolares. No discurso veiculado nas mídias, a escola é representada como tendo um importante papel a cumprir, na prevenção e no combate ao cyberbullying, mas é vista como omissa e negligente. No discurso dos gestores, é a família que é vista como falha.The intense contact of the youngest generations with the Internet brings new demands to the school. How does the school see its role in this scenario? The research aims to identify and to analyze the social representations of the role of school in cyberbullying-related issues, from the speech of directors and/or pedagogical coordinators, and in the interaction between the school discourse and the media discourse. The field research was conducted in two stages: in the first one, cyberbullying materials were collected in mass media (three newspapers, three magazines, two radio stations and two television channels); in the second stage, interviews were carried out with directors and pedagogical coordinators of ten public schools in the city of Rio de Janeiro, located in different neighborhoods, randomly selected from a representative sample of 40 schools. The theoretical and methodological framework adopted is the Social Representations Theory, proposed by Serge Moscovici, and the Central Nucleus Theory, elaborated by Jean Claude Abric. The material of the two stages of the research was submitted to an analysis of content with the aid of Atlas TI software. The elements of the central nucleus of the social representations, common to the media and the interviews, were the relation between bullying and cyberbullying, Internet (more specifically, the social networking sites), and the role of the family. The role of school was identified as a central element in the media discourse, but not in the speech of the school managers. In the media discourse, school is represented as having an important role to play in preventing and combating cyberbullying, but it is seen as omissive and negligent. In the discourse of the managers, it is the family that is seen as neglectful.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORFUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIROPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICABOLSA NOTA 10https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37737@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37737@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:46:46Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:37737Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-04-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SOCIAL REPRESENTATION OF CYBERBULLYING IN THE MEDIA AND IN THE SCHOOL
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA
ANDREA MULLER GARCEZ
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CYBERBULLYING NA MÍDIA E NA ESCOLA
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
author ANDREA MULLER GARCEZ
author_facet ANDREA MULLER GARCEZ
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 69087156715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8252075995504939
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ADRIANA MABEL FRESQUET
dc.contributor.referee4.fl_str_mv GIOVANNA MARAFON
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CLAUDIA MARIA DE LIMA
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3668063579572353
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREA MULLER GARCEZ
contributor_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
ROSALIA MARIA DUARTE
ZENA WINONA EISENBERG
ADRIANA MABEL FRESQUET
GIOVANNA MARAFON
CLAUDIA MARIA DE LIMA
description O intenso contato das gerações mais jovens com a internet traz novas demandas para a escola. Como a escola vê seu papel diante desse cenário? A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de diretores e coordenadores pedagógicos acerca do papel da escola nas questões relativas ao cyberbullying, em interação com o discurso midiático. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas: na primeira, foram coletados materiais sobre cyberbullying em veículos de comunicação de grande circulação (três jornais, três revistas, duas estações de rádio e dois canais de televisão); na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos de dez escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, localizadas em diferentes bairros, selecionadas aleatoriamente a partir de uma amostra representativa de 40 escolas. O referencial teórico-metodológico adotado é a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, e a Teoria do Núcleo Central, de Jean Claude Abric. O material das duas etapas da pesquisa foi submetido a uma análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas TI. Os elementos do núcleo central das representações sociais, comuns aos meios de comunicação e às entrevistas, foram: a relação entre bullying e cyberbullying, internet (mais especificamente, os sites de redes sociais) e o papel da família. O papel da escola foi identificado como um elemento central no discurso dos meios de comunicação, mas não na fala dos gestores escolares. No discurso veiculado nas mídias, a escola é representada como tendo um importante papel a cumprir, na prevenção e no combate ao cyberbullying, mas é vista como omissa e negligente. No discurso dos gestores, é a família que é vista como falha.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37737@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37737@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37737@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37737@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324944886890496