A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II

Bibliographic Details
Main Author: VANDEIA LUCIO RAMOS
Publication Date: 2017
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Download full: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51824@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51824@2
Summary: Ao longo de sua história, a Igreja sempre compreendeu sua missão também como educativa. Educar é anunciar o que recebe e o que vive em sua missão no mundo. O Concílio Vaticano II marca a história deste processo pelo qual a Igreja atualiza a compreensão de si e de sua responsabilidade com o bem comum, através da aprendizagem que a aproxima da humanidade como família. Em sua universalidade, o Concílio coloca a Igreja numa perspectiva de diálogo com todas as realidades, favorecendo projetos que envolvem valores universais. A história é compreendida como tempo de atuação da Palavra de Deus mediado dialogicamente nas culturas. A educação, direito universal do cidadão, tem o amor como condutor. É sistematizada em princípios que consideram sua caminhada e seu fim último. A família, seguida do leigo na escola, fazem parte indispensável e irrenunciável da missão do Corpo de Cristo, na medida que ambas, família e escola, são chamadas a formar as novas gerações no caminho do Reino. A Igreja, no exercício de sua missão, conscientiza-se da identidade educativa, e essa consciência possui uma perspectiva histórica, desenvolvendo-se no seu agir através de sua pastoral no mundo. Conforme a concepção atual de educação, a Igreja, ao mesmo tempo em que aprende, ensina. Ao mesmo tempo em que ensina, aprende, em processo dialógico contínuo (GS 40).
id PUC_RIO-1_d078c8abb9e248ab4ab276a7fb397a9e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:51824
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO IITHE CHURCH LEARNS AND TEACHES: THE RELATIONSHIP BETWEEN CHURCH AND EDUCATION FROM THE SECOND VATICAN COUNCIL2017-02-20JOEL PORTELLA AMADO33240302772lattes.cnpq.br/0575259808501038JOEL PORTELLA AMADO33240302772lattes.cnpq.br/0575259808501038LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANAJOEL PORTELLA AMADOLUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANADORIVAL SOUZA BARRETO JUNIORJOEL PORTELLA AMADO02378470789lattes.cnpq.br/2396588491077766VANDEIA LUCIO RAMOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM TEOLOGIAPUC-RioBRAo longo de sua história, a Igreja sempre compreendeu sua missão também como educativa. Educar é anunciar o que recebe e o que vive em sua missão no mundo. O Concílio Vaticano II marca a história deste processo pelo qual a Igreja atualiza a compreensão de si e de sua responsabilidade com o bem comum, através da aprendizagem que a aproxima da humanidade como família. Em sua universalidade, o Concílio coloca a Igreja numa perspectiva de diálogo com todas as realidades, favorecendo projetos que envolvem valores universais. A história é compreendida como tempo de atuação da Palavra de Deus mediado dialogicamente nas culturas. A educação, direito universal do cidadão, tem o amor como condutor. É sistematizada em princípios que consideram sua caminhada e seu fim último. A família, seguida do leigo na escola, fazem parte indispensável e irrenunciável da missão do Corpo de Cristo, na medida que ambas, família e escola, são chamadas a formar as novas gerações no caminho do Reino. A Igreja, no exercício de sua missão, conscientiza-se da identidade educativa, e essa consciência possui uma perspectiva histórica, desenvolvendo-se no seu agir através de sua pastoral no mundo. Conforme a concepção atual de educação, a Igreja, ao mesmo tempo em que aprende, ensina. Ao mesmo tempo em que ensina, aprende, em processo dialógico contínuo (GS 40).From age to age, the Church has always understood its mission as educational too. Educating is to announcing what you receive and live in yours mission in the world. The Second Vatican Council marks the history of this process in which the Church modernizes the understanding of itself and its responsability for the common good, through the learning that brings it doser to humanity as a family. In its universality, the Council places the Church in a perspective of dialogue with all realities, favoring projects that involve universal values. History is understood as the time of the Word of God mediated dialogically in cultures. Education, universal right of the citizen, has love as its conductor. It is sistematized in principales which consider its walk and its last end. The family, followed by the layman in school, are an indispensable part of the mission of the body of Christ, to the extent that both, family and school, are called to make new generations on the path of the Kingdom. Church, in the exercise of its mission, is aware of the educational identity, and this consciousness has a historical perspective, developing itself in its action through its pastoral in the world. According to the current conception of education, Church, at the same time that it learns, it teaches. At the same time it teaches, learns, in a continuous dialogical process (GS 40).https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51824@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51824@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:57:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51824Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-09-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE CHURCH LEARNS AND TEACHES: THE RELATIONSHIP BETWEEN CHURCH AND EDUCATION FROM THE SECOND VATICAN COUNCIL
title A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
spellingShingle A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
VANDEIA LUCIO RAMOS
title_short A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
title_full A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
title_fullStr A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
title_full_unstemmed A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
title_sort A IGREJA QUE APRENDE E ENSINA: A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCÍLIO VATICANO II
author VANDEIA LUCIO RAMOS
author_facet VANDEIA LUCIO RAMOS
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 33240302772
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JOEL PORTELLA AMADO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33240302772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0575259808501038
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv JOEL PORTELLA AMADO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0575259808501038
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOEL PORTELLA AMADO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv DORIVAL SOUZA BARRETO JUNIOR
dc.contributor.referee5.fl_str_mv JOEL PORTELLA AMADO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02378470789
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2396588491077766
dc.contributor.author.fl_str_mv VANDEIA LUCIO RAMOS
contributor_str_mv JOEL PORTELLA AMADO
JOEL PORTELLA AMADO
LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
JOEL PORTELLA AMADO
LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA
DORIVAL SOUZA BARRETO JUNIOR
JOEL PORTELLA AMADO
description Ao longo de sua história, a Igreja sempre compreendeu sua missão também como educativa. Educar é anunciar o que recebe e o que vive em sua missão no mundo. O Concílio Vaticano II marca a história deste processo pelo qual a Igreja atualiza a compreensão de si e de sua responsabilidade com o bem comum, através da aprendizagem que a aproxima da humanidade como família. Em sua universalidade, o Concílio coloca a Igreja numa perspectiva de diálogo com todas as realidades, favorecendo projetos que envolvem valores universais. A história é compreendida como tempo de atuação da Palavra de Deus mediado dialogicamente nas culturas. A educação, direito universal do cidadão, tem o amor como condutor. É sistematizada em princípios que consideram sua caminhada e seu fim último. A família, seguida do leigo na escola, fazem parte indispensável e irrenunciável da missão do Corpo de Cristo, na medida que ambas, família e escola, são chamadas a formar as novas gerações no caminho do Reino. A Igreja, no exercício de sua missão, conscientiza-se da identidade educativa, e essa consciência possui uma perspectiva histórica, desenvolvendo-se no seu agir através de sua pastoral no mundo. Conforme a concepção atual de educação, a Igreja, ao mesmo tempo em que aprende, ensina. Ao mesmo tempo em que ensina, aprende, em processo dialógico contínuo (GS 40).
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51824@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51824@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51824@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51824@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM TEOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324954722533376