ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS

Bibliographic Details
Main Author: LUCAS EMMANOEL CARDOSO DE OLIVEIRA
Publication Date: 2017
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Download full: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31081@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31081@2
Summary: Sobre o esquecimento inesquecível da voz do Outro: o objeto voz na psicanálise é uma investigação sobre o objeto voz na psicanálise. Como a voz foi elevada a estatuto de objeto pulsional por Lacan, partimos das indicações deste para esta investigação. Assim, fizemos um retorno a Freud para reconhecermos neste o que haveria de experiência com a voz até chegarmos às vozes do supereu, que é uma das bases pelas quais Lacan formulou o objeto voz; o qual não está referido à sonoridade da voz, mas à experiência subjetiva de ser acometido pelo indeterminado da pulsão invocante. Das características do objeto voz, postulamos que a mais específica seja o fato do sujeito não ter escapatória para o que comparece como voz do Outro arcaico, o que nos conduziu a conjecturar que, em relação a outros objetos, a experiência com o objeto voz é a que mais aproxima o sujeito do gozo da continuidade primordial entre ele e o Outro, renovando o quão inesquecível foi entrar nessa continuidade. Enquanto o sujeito neurótico, através do ponto surdo, pôde se esquecer da voz do Outro, ensurdecendo-se, o sujeito psicótico se mantém acometido por essa voz inesquecível através das alucinações. Contudo, nas contingências da vida, o ponto surdo pode se tornar inoperante para o neurótico, e este passa a ser vociferado pelo excesso de supereu. Diante disso, e para ambos os casos, pudemos apontar que a música - ouvida, cantada, tocada -, envolvida na trabalho de transferência, pode se colocar como um dispositivo para a extração de gozo e esquecimento da voz do Outro, ao mesmo tempo em que, também com a música, se localiza o gozo e se reafirma o quão inesquecível foi entrar no gozo da continuidade com o Outro.
id PUC_RIO-1_ec08dfa1f303ff8b7c20d06731fe5719
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31081
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSISSOBRE O ESQUECIMENTO INESQUECÍVEL DA VOZ DO OUTRO: O OBJETO VOZ NA PSICANÁLISE2017-05-08MARCUS ANDRE VIEIRA91287138772lattes.cnpq.br/7087141060845700MARCUS ANDRE VIEIRAFERNANDO RIBEIRO TENORIOINÊS CATÃO HENRIQUES FERREIRA01944138102lattes.cnpq.br/8089567969133598LUCAS EMMANOEL CARDOSO DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRSobre o esquecimento inesquecível da voz do Outro: o objeto voz na psicanálise é uma investigação sobre o objeto voz na psicanálise. Como a voz foi elevada a estatuto de objeto pulsional por Lacan, partimos das indicações deste para esta investigação. Assim, fizemos um retorno a Freud para reconhecermos neste o que haveria de experiência com a voz até chegarmos às vozes do supereu, que é uma das bases pelas quais Lacan formulou o objeto voz; o qual não está referido à sonoridade da voz, mas à experiência subjetiva de ser acometido pelo indeterminado da pulsão invocante. Das características do objeto voz, postulamos que a mais específica seja o fato do sujeito não ter escapatória para o que comparece como voz do Outro arcaico, o que nos conduziu a conjecturar que, em relação a outros objetos, a experiência com o objeto voz é a que mais aproxima o sujeito do gozo da continuidade primordial entre ele e o Outro, renovando o quão inesquecível foi entrar nessa continuidade. Enquanto o sujeito neurótico, através do ponto surdo, pôde se esquecer da voz do Outro, ensurdecendo-se, o sujeito psicótico se mantém acometido por essa voz inesquecível através das alucinações. Contudo, nas contingências da vida, o ponto surdo pode se tornar inoperante para o neurótico, e este passa a ser vociferado pelo excesso de supereu. Diante disso, e para ambos os casos, pudemos apontar que a música - ouvida, cantada, tocada -, envolvida na trabalho de transferência, pode se colocar como um dispositivo para a extração de gozo e esquecimento da voz do Outro, ao mesmo tempo em que, também com a música, se localiza o gozo e se reafirma o quão inesquecível foi entrar no gozo da continuidade com o Outro.On the unforgettable forgetfulness of the Other s voice: the voice object in psychoanalysis is an investigation on the voice object in psychoanalysis. Because the voice was raised to the status of drive object by Lacan, we start our research from his indications about this concept. Therefore, we turn back to Freud, trying to identify his own formulations on the matter of our experience with the voice, until we discover the voices of the superego, which is one of the foundations upon which Lacan creates the concept of the voice object. Such object does not refer to the sound of the voice, but to the subjective experience of being struck by the undetermined of invocatory drive. Amongst the characteristics of the voice object, we postulate that the most specific one is the fact that the subject cannot escape from what is presented as the voice of the archaic Other. This has led us to suggest that, when it comes to other objects, the experience of the voice object is the one which mostly approximates the subject to the jouissance of primal continuity between the subject and the Other, reassuring how unforgettable it was to enter this continuity. Whereas the neurotic subject, through his own deaf point, could forget the voice of the Other, deafening himself, the psychotic subject keeps being struck by this unforgettable voice through hallucinations. However, due to the contingencies of life, the deaf point can become inoperative to the neurotic, and he can start to be vociferated by the excess of the superego. Thus, in both cases, we can suggest that music - listened, sung or played -, which is involved in transfer work, can be presented as a way to provede jouissance and forgetfulness of the Other s voice, as well as we can locate jouissance and reaffirms how unforgettable it is to enter in the jouissance of the Other.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31081@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31081@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:16Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31081Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv SOBRE O ESQUECIMENTO INESQUECÍVEL DA VOZ DO OUTRO: O OBJETO VOZ NA PSICANÁLISE
title ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS
spellingShingle ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS
LUCAS EMMANOEL CARDOSO DE OLIVEIRA
title_short ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS
title_full ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS
title_fullStr ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS
title_full_unstemmed ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS
title_sort ON THE UNFORGETTABLE FORGETFULNESS OF THE OTHER S VOICE: THE VOICE OBJECT IN PSYCHOANALYSIS
author LUCAS EMMANOEL CARDOSO DE OLIVEIRA
author_facet LUCAS EMMANOEL CARDOSO DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCUS ANDRE VIEIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 91287138772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7087141060845700
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCUS ANDRE VIEIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FERNANDO RIBEIRO TENORIO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv INÊS CATÃO HENRIQUES FERREIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01944138102
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8089567969133598
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCAS EMMANOEL CARDOSO DE OLIVEIRA
contributor_str_mv MARCUS ANDRE VIEIRA
MARCUS ANDRE VIEIRA
FERNANDO RIBEIRO TENORIO
INÊS CATÃO HENRIQUES FERREIRA
description Sobre o esquecimento inesquecível da voz do Outro: o objeto voz na psicanálise é uma investigação sobre o objeto voz na psicanálise. Como a voz foi elevada a estatuto de objeto pulsional por Lacan, partimos das indicações deste para esta investigação. Assim, fizemos um retorno a Freud para reconhecermos neste o que haveria de experiência com a voz até chegarmos às vozes do supereu, que é uma das bases pelas quais Lacan formulou o objeto voz; o qual não está referido à sonoridade da voz, mas à experiência subjetiva de ser acometido pelo indeterminado da pulsão invocante. Das características do objeto voz, postulamos que a mais específica seja o fato do sujeito não ter escapatória para o que comparece como voz do Outro arcaico, o que nos conduziu a conjecturar que, em relação a outros objetos, a experiência com o objeto voz é a que mais aproxima o sujeito do gozo da continuidade primordial entre ele e o Outro, renovando o quão inesquecível foi entrar nessa continuidade. Enquanto o sujeito neurótico, através do ponto surdo, pôde se esquecer da voz do Outro, ensurdecendo-se, o sujeito psicótico se mantém acometido por essa voz inesquecível através das alucinações. Contudo, nas contingências da vida, o ponto surdo pode se tornar inoperante para o neurótico, e este passa a ser vociferado pelo excesso de supereu. Diante disso, e para ambos os casos, pudemos apontar que a música - ouvida, cantada, tocada -, envolvida na trabalho de transferência, pode se colocar como um dispositivo para a extração de gozo e esquecimento da voz do Outro, ao mesmo tempo em que, também com a música, se localiza o gozo e se reafirma o quão inesquecível foi entrar no gozo da continuidade com o Outro.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31081@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31081@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31081@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31081@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324933060001792