Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Marturano,Edna Maria, Manfrinato,Jair Wagner de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011
Resumo: Comportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento.
id PUC_RIO-24_48327b59180845d4997bf4e7f29f84f7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722005000200011
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolaresproblemas de comportamentohabilidades sociaisavaliação de comportamentos sociaisComportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento.Universidade Estadual de Maringá2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011Psicologia em Estudo v.10 n.2 2005reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722005000200011info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniMarturano,Edna MariaManfrinato,Jair Wagner de Souzapor2005-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722005000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-10-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
title Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
spellingShingle Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
problemas de comportamento
habilidades sociais
avaliação de comportamentos sociais
title_short Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
title_full Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
title_fullStr Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
title_full_unstemmed Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
title_sort Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
author Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
author_facet Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Marturano,Edna Maria
Manfrinato,Jair Wagner de Souza
author_role author
author2 Marturano,Edna Maria
Manfrinato,Jair Wagner de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Marturano,Edna Maria
Manfrinato,Jair Wagner de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv problemas de comportamento
habilidades sociais
avaliação de comportamentos sociais
topic problemas de comportamento
habilidades sociais
avaliação de comportamentos sociais
description Comportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722005000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.10 n.2 2005
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903499288576