Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011 |
Resumo: | Comportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento. |
id |
PUC_RIO-24_48327b59180845d4997bf4e7f29f84f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722005000200011 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolaresproblemas de comportamentohabilidades sociaisavaliação de comportamentos sociaisComportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento.Universidade Estadual de Maringá2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011Psicologia em Estudo v.10 n.2 2005reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722005000200011info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniMarturano,Edna MariaManfrinato,Jair Wagner de Souzapor2005-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722005000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-10-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares |
title |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares |
spellingShingle |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares Bolsoni-Silva,Alessandra Turini problemas de comportamento habilidades sociais avaliação de comportamentos sociais |
title_short |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares |
title_full |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares |
title_fullStr |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares |
title_full_unstemmed |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares |
title_sort |
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares |
author |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author_facet |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Marturano,Edna Maria Manfrinato,Jair Wagner de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Marturano,Edna Maria Manfrinato,Jair Wagner de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Marturano,Edna Maria Manfrinato,Jair Wagner de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
problemas de comportamento habilidades sociais avaliação de comportamentos sociais |
topic |
problemas de comportamento habilidades sociais avaliação de comportamentos sociais |
description |
Comportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722005000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.10 n.2 2005 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903499288576 |