Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz Neto,João Silveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima,Aluísio Ferreira de, Miranda,Luciana Lobo, França,Luara da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200014
Resumo: Neste artigo analisamos a categoria "adolescente pobre" como um conjunto populacional a ser assistido pelo Estado brasileiro, a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault. Desse modo, consideramos a adolescência como uma invenção e efeito de certos exercícios de saber e de poder que a coloca como objeto da assistência social. Tratamos de tecer análises acerca das consequências políticas e de assujeitamento advindas dos Códigos de Menores e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. As análises de tais documentos assinalam como sua produção incide sobre uma população específica, produzindo uma identidade que se dirá pobre, gerenciando e produzindo condutas e modos de viver e apresentando formas apropriadas de felicidade, condicionadas à legalidade. Nesse artigo, buscamos analisar a história do pensamento assistencialista acerca do "adolescente pobre" no contexto brasileiro e de como este grupo passou a ser alvo de um conjunto de práticas de Estado e de políticas públicas.
id PUC_RIO-24_62a2e1577d54648331b1620b106e2bb5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722014000200014
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"Psicologia SocialadolescênciaEstatuto da Criança e do AdolescenteNeste artigo analisamos a categoria "adolescente pobre" como um conjunto populacional a ser assistido pelo Estado brasileiro, a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault. Desse modo, consideramos a adolescência como uma invenção e efeito de certos exercícios de saber e de poder que a coloca como objeto da assistência social. Tratamos de tecer análises acerca das consequências políticas e de assujeitamento advindas dos Códigos de Menores e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. As análises de tais documentos assinalam como sua produção incide sobre uma população específica, produzindo uma identidade que se dirá pobre, gerenciando e produzindo condutas e modos de viver e apresentando formas apropriadas de felicidade, condicionadas à legalidade. Nesse artigo, buscamos analisar a história do pensamento assistencialista acerca do "adolescente pobre" no contexto brasileiro e de como este grupo passou a ser alvo de um conjunto de práticas de Estado e de políticas públicas.Universidade Estadual de Maringá2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200014Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/1413-737223575014info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz Neto,João SilveiraLima,Aluísio Ferreira deMiranda,Luciana LoboFrança,Luara da Costapor2014-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722014000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2014-10-13T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
title Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
spellingShingle Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
Muniz Neto,João Silveira
Psicologia Social
adolescência
Estatuto da Criança e do Adolescente
title_short Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
title_full Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
title_fullStr Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
title_full_unstemmed Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
title_sort Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
author Muniz Neto,João Silveira
author_facet Muniz Neto,João Silveira
Lima,Aluísio Ferreira de
Miranda,Luciana Lobo
França,Luara da Costa
author_role author
author2 Lima,Aluísio Ferreira de
Miranda,Luciana Lobo
França,Luara da Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz Neto,João Silveira
Lima,Aluísio Ferreira de
Miranda,Luciana Lobo
França,Luara da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Social
adolescência
Estatuto da Criança e do Adolescente
topic Psicologia Social
adolescência
Estatuto da Criança e do Adolescente
description Neste artigo analisamos a categoria "adolescente pobre" como um conjunto populacional a ser assistido pelo Estado brasileiro, a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault. Desse modo, consideramos a adolescência como uma invenção e efeito de certos exercícios de saber e de poder que a coloca como objeto da assistência social. Tratamos de tecer análises acerca das consequências políticas e de assujeitamento advindas dos Códigos de Menores e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. As análises de tais documentos assinalam como sua produção incide sobre uma população específica, produzindo uma identidade que se dirá pobre, gerenciando e produzindo condutas e modos de viver e apresentando formas apropriadas de felicidade, condicionadas à legalidade. Nesse artigo, buscamos analisar a história do pensamento assistencialista acerca do "adolescente pobre" no contexto brasileiro e de como este grupo passou a ser alvo de um conjunto de práticas de Estado e de políticas públicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-737223575014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906139602944