Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200014 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a categoria "adolescente pobre" como um conjunto populacional a ser assistido pelo Estado brasileiro, a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault. Desse modo, consideramos a adolescência como uma invenção e efeito de certos exercícios de saber e de poder que a coloca como objeto da assistência social. Tratamos de tecer análises acerca das consequências políticas e de assujeitamento advindas dos Códigos de Menores e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. As análises de tais documentos assinalam como sua produção incide sobre uma população específica, produzindo uma identidade que se dirá pobre, gerenciando e produzindo condutas e modos de viver e apresentando formas apropriadas de felicidade, condicionadas à legalidade. Nesse artigo, buscamos analisar a história do pensamento assistencialista acerca do "adolescente pobre" no contexto brasileiro e de como este grupo passou a ser alvo de um conjunto de práticas de Estado e de políticas públicas. |
id |
PUC_RIO-24_62a2e1577d54648331b1620b106e2bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722014000200014 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"Psicologia SocialadolescênciaEstatuto da Criança e do AdolescenteNeste artigo analisamos a categoria "adolescente pobre" como um conjunto populacional a ser assistido pelo Estado brasileiro, a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault. Desse modo, consideramos a adolescência como uma invenção e efeito de certos exercícios de saber e de poder que a coloca como objeto da assistência social. Tratamos de tecer análises acerca das consequências políticas e de assujeitamento advindas dos Códigos de Menores e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. As análises de tais documentos assinalam como sua produção incide sobre uma população específica, produzindo uma identidade que se dirá pobre, gerenciando e produzindo condutas e modos de viver e apresentando formas apropriadas de felicidade, condicionadas à legalidade. Nesse artigo, buscamos analisar a história do pensamento assistencialista acerca do "adolescente pobre" no contexto brasileiro e de como este grupo passou a ser alvo de um conjunto de práticas de Estado e de políticas públicas.Universidade Estadual de Maringá2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200014Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/1413-737223575014info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz Neto,João SilveiraLima,Aluísio Ferreira deMiranda,Luciana LoboFrança,Luara da Costapor2014-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722014000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2014-10-13T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre" |
title |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre" |
spellingShingle |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre" Muniz Neto,João Silveira Psicologia Social adolescência Estatuto da Criança e do Adolescente |
title_short |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre" |
title_full |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre" |
title_fullStr |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre" |
title_full_unstemmed |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre" |
title_sort |
Vigiar e assistir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre" |
author |
Muniz Neto,João Silveira |
author_facet |
Muniz Neto,João Silveira Lima,Aluísio Ferreira de Miranda,Luciana Lobo França,Luara da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Aluísio Ferreira de Miranda,Luciana Lobo França,Luara da Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz Neto,João Silveira Lima,Aluísio Ferreira de Miranda,Luciana Lobo França,Luara da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Social adolescência Estatuto da Criança e do Adolescente |
topic |
Psicologia Social adolescência Estatuto da Criança e do Adolescente |
description |
Neste artigo analisamos a categoria "adolescente pobre" como um conjunto populacional a ser assistido pelo Estado brasileiro, a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault. Desse modo, consideramos a adolescência como uma invenção e efeito de certos exercícios de saber e de poder que a coloca como objeto da assistência social. Tratamos de tecer análises acerca das consequências políticas e de assujeitamento advindas dos Códigos de Menores e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. As análises de tais documentos assinalam como sua produção incide sobre uma população específica, produzindo uma identidade que se dirá pobre, gerenciando e produzindo condutas e modos de viver e apresentando formas apropriadas de felicidade, condicionadas à legalidade. Nesse artigo, buscamos analisar a história do pensamento assistencialista acerca do "adolescente pobre" no contexto brasileiro e de como este grupo passou a ser alvo de um conjunto de práticas de Estado e de políticas públicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-737223575014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127906139602944 |