O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300013 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo investigar, em um contexto psicogenético, as possibilidades de um jogo de regras ser introduzido no diagnóstico psicopedagógico, a fim de avaliar a construção da noção de classificação. Participaram dessa pesquisa 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 4 e 17 anos, que cursavam a Educação Infantil (Jardim II e Pré-primário) e Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries) de duas escolas públicas, sendo 10 de cada nível evolutivo: coleção figural, coleção não-figural, inclusão hierárquica de classe e raciocínio combinatório. Foram aplicadas as provas de classificação espontânea, inclusão hierárquica de classes e combinação de fichas de várias cores e, quatro partidas com o jogo "Descubra o Animal". Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo utilizado foi eficaz para auxiliar no diagnóstico psicopedagógico da noção de classificação. |
id |
PUC_RIO-24_6419bfd1072cbf3e5b8c81aa08e1ce77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722007000300013 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógicojogodiagnósticopsicopedagogiaO presente trabalho teve por objetivo investigar, em um contexto psicogenético, as possibilidades de um jogo de regras ser introduzido no diagnóstico psicopedagógico, a fim de avaliar a construção da noção de classificação. Participaram dessa pesquisa 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 4 e 17 anos, que cursavam a Educação Infantil (Jardim II e Pré-primário) e Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries) de duas escolas públicas, sendo 10 de cada nível evolutivo: coleção figural, coleção não-figural, inclusão hierárquica de classe e raciocínio combinatório. Foram aplicadas as provas de classificação espontânea, inclusão hierárquica de classes e combinação de fichas de várias cores e, quatro partidas com o jogo "Descubra o Animal". Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo utilizado foi eficaz para auxiliar no diagnóstico psicopedagógico da noção de classificação.Universidade Estadual de Maringá2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300013Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722007000300013info:eu-repo/semantics/openAccessDell' Agli,Betânia Alves VeigaBrenelli,Rosely Palermopor2008-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722007000300013Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico |
title |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico |
spellingShingle |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico Dell' Agli,Betânia Alves Veiga jogo diagnóstico psicopedagogia |
title_short |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico |
title_full |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico |
title_fullStr |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico |
title_full_unstemmed |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico |
title_sort |
O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico |
author |
Dell' Agli,Betânia Alves Veiga |
author_facet |
Dell' Agli,Betânia Alves Veiga Brenelli,Rosely Palermo |
author_role |
author |
author2 |
Brenelli,Rosely Palermo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dell' Agli,Betânia Alves Veiga Brenelli,Rosely Palermo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogo diagnóstico psicopedagogia |
topic |
jogo diagnóstico psicopedagogia |
description |
O presente trabalho teve por objetivo investigar, em um contexto psicogenético, as possibilidades de um jogo de regras ser introduzido no diagnóstico psicopedagógico, a fim de avaliar a construção da noção de classificação. Participaram dessa pesquisa 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 4 e 17 anos, que cursavam a Educação Infantil (Jardim II e Pré-primário) e Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries) de duas escolas públicas, sendo 10 de cada nível evolutivo: coleção figural, coleção não-figural, inclusão hierárquica de classe e raciocínio combinatório. Foram aplicadas as provas de classificação espontânea, inclusão hierárquica de classes e combinação de fichas de várias cores e, quatro partidas com o jogo "Descubra o Animal". Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo utilizado foi eficaz para auxiliar no diagnóstico psicopedagógico da noção de classificação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722007000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127904251117568 |