O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dell' Agli,Betânia Alves Veiga
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Brenelli,Rosely Palermo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300013
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar, em um contexto psicogenético, as possibilidades de um jogo de regras ser introduzido no diagnóstico psicopedagógico, a fim de avaliar a construção da noção de classificação. Participaram dessa pesquisa 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 4 e 17 anos, que cursavam a Educação Infantil (Jardim II e Pré-primário) e Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries) de duas escolas públicas, sendo 10 de cada nível evolutivo: coleção figural, coleção não-figural, inclusão hierárquica de classe e raciocínio combinatório. Foram aplicadas as provas de classificação espontânea, inclusão hierárquica de classes e combinação de fichas de várias cores e, quatro partidas com o jogo "Descubra o Animal". Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo utilizado foi eficaz para auxiliar no diagnóstico psicopedagógico da noção de classificação.
id PUC_RIO-24_6419bfd1072cbf3e5b8c81aa08e1ce77
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722007000300013
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógicojogodiagnósticopsicopedagogiaO presente trabalho teve por objetivo investigar, em um contexto psicogenético, as possibilidades de um jogo de regras ser introduzido no diagnóstico psicopedagógico, a fim de avaliar a construção da noção de classificação. Participaram dessa pesquisa 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 4 e 17 anos, que cursavam a Educação Infantil (Jardim II e Pré-primário) e Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries) de duas escolas públicas, sendo 10 de cada nível evolutivo: coleção figural, coleção não-figural, inclusão hierárquica de classe e raciocínio combinatório. Foram aplicadas as provas de classificação espontânea, inclusão hierárquica de classes e combinação de fichas de várias cores e, quatro partidas com o jogo "Descubra o Animal". Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo utilizado foi eficaz para auxiliar no diagnóstico psicopedagógico da noção de classificação.Universidade Estadual de Maringá2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300013Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722007000300013info:eu-repo/semantics/openAccessDell' Agli,Betânia Alves VeigaBrenelli,Rosely Palermopor2008-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722007000300013Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
title O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
spellingShingle O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
Dell' Agli,Betânia Alves Veiga
jogo
diagnóstico
psicopedagogia
title_short O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
title_full O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
title_fullStr O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
title_full_unstemmed O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
title_sort O jogo "descubra o animal": um recurso no diagnóstico psicopedagógico
author Dell' Agli,Betânia Alves Veiga
author_facet Dell' Agli,Betânia Alves Veiga
Brenelli,Rosely Palermo
author_role author
author2 Brenelli,Rosely Palermo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dell' Agli,Betânia Alves Veiga
Brenelli,Rosely Palermo
dc.subject.por.fl_str_mv jogo
diagnóstico
psicopedagogia
topic jogo
diagnóstico
psicopedagogia
description O presente trabalho teve por objetivo investigar, em um contexto psicogenético, as possibilidades de um jogo de regras ser introduzido no diagnóstico psicopedagógico, a fim de avaliar a construção da noção de classificação. Participaram dessa pesquisa 40 alunos de ambos os sexos, com idade entre 4 e 17 anos, que cursavam a Educação Infantil (Jardim II e Pré-primário) e Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries) de duas escolas públicas, sendo 10 de cada nível evolutivo: coleção figural, coleção não-figural, inclusão hierárquica de classe e raciocínio combinatório. Foram aplicadas as provas de classificação espontânea, inclusão hierárquica de classes e combinação de fichas de várias cores e, quatro partidas com o jogo "Descubra o Animal". Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo utilizado foi eficaz para auxiliar no diagnóstico psicopedagógico da noção de classificação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722007000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904251117568