Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Ana Maria Almeida
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Branco,Ângela Uchoa A., Pedrosa,Maria Isabel, Gil,Maria Stella C. de A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000200011
Resumo: O presente estudo teve por objetivo descrever o fluxo de interações de crianças de uma mesma idade em uma situação de brinquedo. Foi registrada, durante 30 minutos, através de videotape, uma situação lúdica, semi-estruturada, onde quatro crianças de três anos brincavam livremente com objetos variados. Foram escolhidos arbitrariamente cinco minutos para análise, e elaboradas quatro categorias de interação a partir dos atributos de regulação e orientação da atenção das crianças. Estas categorias foram representadas graficamente e permitiram a elaboração de diagramas seqüenciais, possibilitando a captação do fluxo interacional. As características metodológicas desta proposta de categorização foram analisadas em comparação com as de outros trabalhos que descrevem a interação social e foram apontadas sua utilidade e limitações potenciais.
id PUC_RIO-24_c6ab0c339130c453a9cd314a070e899b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722002000200011
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorizaçãointeração socialcategorizaçãoregistro em vídeoO presente estudo teve por objetivo descrever o fluxo de interações de crianças de uma mesma idade em uma situação de brinquedo. Foi registrada, durante 30 minutos, através de videotape, uma situação lúdica, semi-estruturada, onde quatro crianças de três anos brincavam livremente com objetos variados. Foram escolhidos arbitrariamente cinco minutos para análise, e elaboradas quatro categorias de interação a partir dos atributos de regulação e orientação da atenção das crianças. Estas categorias foram representadas graficamente e permitiram a elaboração de diagramas seqüenciais, possibilitando a captação do fluxo interacional. As características metodológicas desta proposta de categorização foram analisadas em comparação com as de outros trabalhos que descrevem a interação social e foram apontadas sua utilidade e limitações potenciais.Universidade Estadual de Maringá2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000200011Psicologia em Estudo v.7 n.2 2002reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722002000200011info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Ana Maria AlmeidaBranco,Ângela Uchoa A.Pedrosa,Maria IsabelGil,Maria Stella C. de A.por2004-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722002000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2004-01-26T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
title Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
spellingShingle Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
Carvalho,Ana Maria Almeida
interação social
categorização
registro em vídeo
title_short Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
title_full Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
title_fullStr Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
title_full_unstemmed Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
title_sort Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização
author Carvalho,Ana Maria Almeida
author_facet Carvalho,Ana Maria Almeida
Branco,Ângela Uchoa A.
Pedrosa,Maria Isabel
Gil,Maria Stella C. de A.
author_role author
author2 Branco,Ângela Uchoa A.
Pedrosa,Maria Isabel
Gil,Maria Stella C. de A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Ana Maria Almeida
Branco,Ângela Uchoa A.
Pedrosa,Maria Isabel
Gil,Maria Stella C. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv interação social
categorização
registro em vídeo
topic interação social
categorização
registro em vídeo
description O presente estudo teve por objetivo descrever o fluxo de interações de crianças de uma mesma idade em uma situação de brinquedo. Foi registrada, durante 30 minutos, através de videotape, uma situação lúdica, semi-estruturada, onde quatro crianças de três anos brincavam livremente com objetos variados. Foram escolhidos arbitrariamente cinco minutos para análise, e elaboradas quatro categorias de interação a partir dos atributos de regulação e orientação da atenção das crianças. Estas categorias foram representadas graficamente e permitiram a elaboração de diagramas seqüenciais, possibilitando a captação do fluxo interacional. As características metodológicas desta proposta de categorização foram analisadas em comparação com as de outros trabalhos que descrevem a interação social e foram apontadas sua utilidade e limitações potenciais.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722002000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722002000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.7 n.2 2002
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903062032384