A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447 |
Resumo: | Este trabalho, utilizando o referencial da ação comunicativa desenvolvido por Jürgen Habermas, propõe uma ressignificação do conceito de paz e da própria educação para a paz, como caminho de superação das críticas que lhe são feitas, especialmente no contexto da pós-modernidade. A educação para a paz apresenta-se como espaço argumentativo, tanto de crítica da cultura de violên-cia como de construção de um consenso para a paz. Também se inclui a capacitação para a resolução não-violenta de conflitos, a não-cooperação com a injustiça e a mobilização com a não-violência. Seu mais importante objetivo é a formação da competência comunicativa através de círculos de cultura de paz e oficinas para a paz. Descritores – Educação para a paz; ação comunicativa; não-violência. ABSTRACT – This paper based on the rational communicative action, which was developed by Jürgen Habermas, proposes a new meaning to the peace concept and peace education as a way to overcome its critics in the post-modernism context. The peace education presents itself as an argumen-tative space; both for the critique of the violence culture and the construction of consensus for peace. Peace education includes also the ability for a non-violent resolution of conflicts, non-cooperation with the injustice and finally a mobilization for a peaceful action. One of its mains purposes is the forma-tion of communicative competence through circles of peace culture and peace workshops. Key-words – Peace education; communicative action; non-violence |
id |
PUC_RS-18_b2bc8b33c3790c3a3ce4943857bfcbca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/447 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educaçãoEducação para a pazação comunicativanão-violênciaEste trabalho, utilizando o referencial da ação comunicativa desenvolvido por Jürgen Habermas, propõe uma ressignificação do conceito de paz e da própria educação para a paz, como caminho de superação das críticas que lhe são feitas, especialmente no contexto da pós-modernidade. A educação para a paz apresenta-se como espaço argumentativo, tanto de crítica da cultura de violên-cia como de construção de um consenso para a paz. Também se inclui a capacitação para a resolução não-violenta de conflitos, a não-cooperação com a injustiça e a mobilização com a não-violência. Seu mais importante objetivo é a formação da competência comunicativa através de círculos de cultura de paz e oficinas para a paz. Descritores – Educação para a paz; ação comunicativa; não-violência. ABSTRACT – This paper based on the rational communicative action, which was developed by Jürgen Habermas, proposes a new meaning to the peace concept and peace education as a way to overcome its critics in the post-modernism context. The peace education presents itself as an argumen-tative space; both for the critique of the violence culture and the construction of consensus for peace. Peace education includes also the ability for a non-violent resolution of conflicts, non-cooperation with the injustice and finally a mobilization for a peaceful action. One of its mains purposes is the forma-tion of communicative competence through circles of peace culture and peace workshops. Key-words – Peace education; communicative action; non-violenceEditora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447Educação; Vol. 29 No. 2 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 2 (2006)Educação; v. 29 n. 2 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447/343Guimarães, Marcelo Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T19:35:00Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/447Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2007-09-12T19:35Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação |
title |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação |
spellingShingle |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação Guimarães, Marcelo Rezende Educação para a paz ação comunicativa não-violência |
title_short |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação |
title_full |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação |
title_fullStr |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação |
title_full_unstemmed |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação |
title_sort |
A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação |
author |
Guimarães, Marcelo Rezende |
author_facet |
Guimarães, Marcelo Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Marcelo Rezende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a paz ação comunicativa não-violência |
topic |
Educação para a paz ação comunicativa não-violência |
description |
Este trabalho, utilizando o referencial da ação comunicativa desenvolvido por Jürgen Habermas, propõe uma ressignificação do conceito de paz e da própria educação para a paz, como caminho de superação das críticas que lhe são feitas, especialmente no contexto da pós-modernidade. A educação para a paz apresenta-se como espaço argumentativo, tanto de crítica da cultura de violên-cia como de construção de um consenso para a paz. Também se inclui a capacitação para a resolução não-violenta de conflitos, a não-cooperação com a injustiça e a mobilização com a não-violência. Seu mais importante objetivo é a formação da competência comunicativa através de círculos de cultura de paz e oficinas para a paz. Descritores – Educação para a paz; ação comunicativa; não-violência. ABSTRACT – This paper based on the rational communicative action, which was developed by Jürgen Habermas, proposes a new meaning to the peace concept and peace education as a way to overcome its critics in the post-modernism context. The peace education presents itself as an argumen-tative space; both for the critique of the violence culture and the construction of consensus for peace. Peace education includes also the ability for a non-violent resolution of conflicts, non-cooperation with the injustice and finally a mobilization for a peaceful action. One of its mains purposes is the forma-tion of communicative competence through circles of peace culture and peace workshops. Key-words – Peace education; communicative action; non-violence |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447/343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 29 No. 2 (2006) Educação; Vol. 29 Núm. 2 (2006) Educação; v. 29 n. 2 (2006) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741817876480 |