A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcelo Rezende
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447
Resumo: Este trabalho, utilizando o referencial da ação comunicativa desenvolvido por Jürgen Habermas, propõe uma ressignificação do conceito de paz e da própria educação para a paz, como caminho de superação das críticas que lhe são feitas, especialmente no contexto da pós-modernidade. A educação para a paz apresenta-se como espaço argumentativo, tanto de crítica da cultura de violên-cia como de construção de um consenso para a paz. Também se inclui a capacitação para a resolução não-violenta de conflitos, a não-cooperação com a injustiça e a mobilização com a não-violência. Seu mais importante objetivo é a formação da competência comunicativa através de círculos de cultura de paz e oficinas para a paz. Descritores – Educação para a paz; ação comunicativa; não-violência. ABSTRACT – This paper based on the rational communicative action, which was developed by Jürgen Habermas, proposes a new meaning to the peace concept and peace education as a way to overcome its critics in the post-modernism context. The peace education presents itself as an argumen-tative space; both for the critique of the violence culture and the construction of consensus for peace. Peace education includes also the ability for a non-violent resolution of conflicts, non-cooperation with the injustice and finally a mobilization for a peaceful action. One of its mains purposes is the forma-tion of communicative competence through circles of peace culture and peace workshops. Key-words – Peace education; communicative action; non-violence
id PUC_RS-18_b2bc8b33c3790c3a3ce4943857bfcbca
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/447
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educaçãoEducação para a pazação comunicativanão-violênciaEste trabalho, utilizando o referencial da ação comunicativa desenvolvido por Jürgen Habermas, propõe uma ressignificação do conceito de paz e da própria educação para a paz, como caminho de superação das críticas que lhe são feitas, especialmente no contexto da pós-modernidade. A educação para a paz apresenta-se como espaço argumentativo, tanto de crítica da cultura de violên-cia como de construção de um consenso para a paz. Também se inclui a capacitação para a resolução não-violenta de conflitos, a não-cooperação com a injustiça e a mobilização com a não-violência. Seu mais importante objetivo é a formação da competência comunicativa através de círculos de cultura de paz e oficinas para a paz. Descritores – Educação para a paz; ação comunicativa; não-violência. ABSTRACT – This paper based on the rational communicative action, which was developed by Jürgen Habermas, proposes a new meaning to the peace concept and peace education as a way to overcome its critics in the post-modernism context. The peace education presents itself as an argumen-tative space; both for the critique of the violence culture and the construction of consensus for peace. Peace education includes also the ability for a non-violent resolution of conflicts, non-cooperation with the injustice and finally a mobilization for a peaceful action. One of its mains purposes is the forma-tion of communicative competence through circles of peace culture and peace workshops. Key-words – Peace education; communicative action; non-violenceEditora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447Educação; Vol. 29 No. 2 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 2 (2006)Educação; v. 29 n. 2 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447/343Guimarães, Marcelo Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-12T19:35:00Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/447Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2007-09-12T19:35Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
title A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
spellingShingle A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
Guimarães, Marcelo Rezende
Educação para a paz
ação comunicativa
não-violência
title_short A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
title_full A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
title_fullStr A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
title_full_unstemmed A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
title_sort A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
author Guimarães, Marcelo Rezende
author_facet Guimarães, Marcelo Rezende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Marcelo Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a paz
ação comunicativa
não-violência
topic Educação para a paz
ação comunicativa
não-violência
description Este trabalho, utilizando o referencial da ação comunicativa desenvolvido por Jürgen Habermas, propõe uma ressignificação do conceito de paz e da própria educação para a paz, como caminho de superação das críticas que lhe são feitas, especialmente no contexto da pós-modernidade. A educação para a paz apresenta-se como espaço argumentativo, tanto de crítica da cultura de violên-cia como de construção de um consenso para a paz. Também se inclui a capacitação para a resolução não-violenta de conflitos, a não-cooperação com a injustiça e a mobilização com a não-violência. Seu mais importante objetivo é a formação da competência comunicativa através de círculos de cultura de paz e oficinas para a paz. Descritores – Educação para a paz; ação comunicativa; não-violência. ABSTRACT – This paper based on the rational communicative action, which was developed by Jürgen Habermas, proposes a new meaning to the peace concept and peace education as a way to overcome its critics in the post-modernism context. The peace education presents itself as an argumen-tative space; both for the critique of the violence culture and the construction of consensus for peace. Peace education includes also the ability for a non-violent resolution of conflicts, non-cooperation with the injustice and finally a mobilization for a peaceful action. One of its mains purposes is the forma-tion of communicative competence through circles of peace culture and peace workshops. Key-words – Peace education; communicative action; non-violence
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447/343
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 29 No. 2 (2006)
Educação; Vol. 29 Núm. 2 (2006)
Educação; v. 29 n. 2 (2006)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741817876480