A variação estilística em diferentes situações de leitura: variedade capixaba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Irma Iunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Yacovenco, Lilian Coutinho, Tesch, Leila Maria, Meireles, Alexsandro Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/25393
Resumo: O estilo, juntamente com os recursos linguísticos e sociais, integra os estudos da variação sociolinguística. Com base na proposta de W. Labov, que tem como foco da variação estilística a atenção que o sujeito presta à própria fala, esta pesquisa tem o objetivo de observar se ocorrem diferenças estilísticas entre as leituras de sequência de frases (do tipo “Digo palavra baixinho”) e de um texto (do tipo conto infantil). Os parâmetros observados para tais propósitos são as frequências dos dois primeiros formantes (F1 e F2) de vogais tônicas e pré-tônicas, a duração dessas vogais (Dur) e a ênfase espectral (SE). O resultado confirmou que estilos distintos promovem diferentes reações nos leitores: a leitura de frases descontextualizadas produziu uma fala mais atenta e com traços de formalidade e a leitura do texto, que favoreceu um maior envolvimento do leitor, produziu um estilo mais casual.********************************************************************The style variation in different reading situations: Capixaba varietyAbstract: The style, along with linguistic and social resources, integrates the study of sociolinguistic variation. Based on W. Labov perspective, who mainly focused on the attention that the speaker pays to his/her own speech when he analysed stylistic variation, this research aims to observe possible stylistic differences between sentence reading (type “Digo palavra baixinho”) and text reading (type children’s tale). The parameters analysed for such purposes arethe frequencies of the first an second formants (F1 and F2) of stressed and pre stressed vowels, the duration of those vowels (Dur) and their spectral emphasis (SE). The result confirmed that different styles promote different reactions in readers: the decontextualized sentences reading produced a more monitored speach than the text reading.Keywords: Style; Acoustic analysis; Vowel system; Brazilian Portuguese; Capixaba dialect 
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