Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana Campos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Amorim, Wilson Aparecido Costa, Fischer, André Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Carreiras e Pessoas
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/13758
Resumo: Este ensaio objetiva estudar os impactos dos cursos de pós-graduação lato sensu em administração nas carreiras dos profissionais de recursos humanos. A análise documental incluiu a legislação, as produções acadêmicas e também pesquisas nas quais foram encontradas tanto avaliações favoráveis quanto críticas em relação a essa modalidade educacional. Esta análise permitiu conjecturas sobre o aprimoramento de competências e a trajetória de carreira desse grupo de profissionais. Os estudos detectaram que há um complexo de variáveis na definição dos impactos das formações pós-graduadas nas carreiras de seus participantes. Quanto ao contexto dos profissionais de recursos humanos, percebeu-se como principais aspectos entre a formação e a carreira, a mudança do papel da área, o ideal de perfil dos profissionais, a constituição dos vínculos profissionais, e a transformação dos cargos/carreiras. Constatou-se ainda que os profissionais de recursos humanos lidam com forças diversas como as pressões organizacionais, do mercado de trabalho e das instituições de ensino no momento de escolher seu curso. Nota-se que as produções acadêmicas oriundas dos cursos stricto sensu mostram-se frequentemente críticas sobre a modalidade educacional do lato sensu, mas parecem não migrar para a realidade destes cursos para efetivamente compreendê-la. Em suas considerações finais, o ensaio apresenta diversos questionamentos e por meio deles propõem uma agenda de pesquisa aos pesquisadores sobre carreiras que subsidie a melhoria dos cursos em questão e assim beneficie os profissionais de recursos humanos.
id PUC_SP-10_fa5ccc7739eaf3c6bd330d098acae88f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13758
network_acronym_str PUC_SP-10
network_name_str Revista de Carreiras e Pessoas
repository_id_str
spelling Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?Pós-graduaçãolatosensuRecursos HumanosCarreiraEste ensaio objetiva estudar os impactos dos cursos de pós-graduação lato sensu em administração nas carreiras dos profissionais de recursos humanos. A análise documental incluiu a legislação, as produções acadêmicas e também pesquisas nas quais foram encontradas tanto avaliações favoráveis quanto críticas em relação a essa modalidade educacional. Esta análise permitiu conjecturas sobre o aprimoramento de competências e a trajetória de carreira desse grupo de profissionais. Os estudos detectaram que há um complexo de variáveis na definição dos impactos das formações pós-graduadas nas carreiras de seus participantes. Quanto ao contexto dos profissionais de recursos humanos, percebeu-se como principais aspectos entre a formação e a carreira, a mudança do papel da área, o ideal de perfil dos profissionais, a constituição dos vínculos profissionais, e a transformação dos cargos/carreiras. Constatou-se ainda que os profissionais de recursos humanos lidam com forças diversas como as pressões organizacionais, do mercado de trabalho e das instituições de ensino no momento de escolher seu curso. Nota-se que as produções acadêmicas oriundas dos cursos stricto sensu mostram-se frequentemente críticas sobre a modalidade educacional do lato sensu, mas parecem não migrar para a realidade destes cursos para efetivamente compreendê-la. Em suas considerações finais, o ensaio apresenta diversos questionamentos e por meio deles propõem uma agenda de pesquisa aos pesquisadores sobre carreiras que subsidie a melhoria dos cursos em questão e assim beneficie os profissionais de recursos humanos. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/1375810.20503/recape.v2i3.13758Revista de Carreiras e Pessoas; v. 2 n. 3 (2012)2237-142710.20503/recape.v2i3reponame:Revista de Carreiras e Pessoasinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/13758/10178Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana CamposAmorim, Wilson Aparecido CostaFischer, André Luis2023-01-05T19:52:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13758Revistahttps://revistas.pucsp.br/ReCaPehttps://revistas.pucsp.br//index.php/ReCaPe/oairecape@pucsp.br2237-14272237-1427opendoar:2023-01-05T19:52:21Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
title Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
spellingShingle Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
Lima, Luciana Campos
Pós-graduação
lato
sensu
Recursos Humanos
Carreira
title_short Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
title_full Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
title_fullStr Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
title_full_unstemmed Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
title_sort Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
author Lima, Luciana Campos
author_facet Lima, Luciana Campos
Amorim, Wilson Aparecido Costa
Fischer, André Luis
author_role author
author2 Amorim, Wilson Aparecido Costa
Fischer, André Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana Campos
Amorim, Wilson Aparecido Costa
Fischer, André Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação
lato
sensu
Recursos Humanos
Carreira
topic Pós-graduação
lato
sensu
Recursos Humanos
Carreira
description Este ensaio objetiva estudar os impactos dos cursos de pós-graduação lato sensu em administração nas carreiras dos profissionais de recursos humanos. A análise documental incluiu a legislação, as produções acadêmicas e também pesquisas nas quais foram encontradas tanto avaliações favoráveis quanto críticas em relação a essa modalidade educacional. Esta análise permitiu conjecturas sobre o aprimoramento de competências e a trajetória de carreira desse grupo de profissionais. Os estudos detectaram que há um complexo de variáveis na definição dos impactos das formações pós-graduadas nas carreiras de seus participantes. Quanto ao contexto dos profissionais de recursos humanos, percebeu-se como principais aspectos entre a formação e a carreira, a mudança do papel da área, o ideal de perfil dos profissionais, a constituição dos vínculos profissionais, e a transformação dos cargos/carreiras. Constatou-se ainda que os profissionais de recursos humanos lidam com forças diversas como as pressões organizacionais, do mercado de trabalho e das instituições de ensino no momento de escolher seu curso. Nota-se que as produções acadêmicas oriundas dos cursos stricto sensu mostram-se frequentemente críticas sobre a modalidade educacional do lato sensu, mas parecem não migrar para a realidade destes cursos para efetivamente compreendê-la. Em suas considerações finais, o ensaio apresenta diversos questionamentos e por meio deles propõem uma agenda de pesquisa aos pesquisadores sobre carreiras que subsidie a melhoria dos cursos em questão e assim beneficie os profissionais de recursos humanos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/13758
10.20503/recape.v2i3.13758
url https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/13758
identifier_str_mv 10.20503/recape.v2i3.13758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/13758/10178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Carreiras e Pessoas; v. 2 n. 3 (2012)
2237-1427
10.20503/recape.v2i3
reponame:Revista de Carreiras e Pessoas
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Revista de Carreiras e Pessoas
collection Revista de Carreiras e Pessoas
repository.name.fl_str_mv Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv recape@pucsp.br
_version_ 1798675232721993728