Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Gracieli Santos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27964
Resumo: Introdução: A intervenção, reabilitação e acompanhamento audiológico são essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas de crianças com deficiência auditiva levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e melhor qualidade de vida. Objetivo: relacionar o desempenho em tarefas de percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo de aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva Método: Foram avaliadas 79 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idade entre 06 e 17 anos. Foi medido o uso diário dos aparelhos de amplificação sonora individual. A audição e linguagem dos sujeitos foram classificadas de acordo com as categorias de audição (Geers, 1994) e linguagem (Moret et al.,2007), compreensão de sentenças em conjunto aberto (GASP); PEABODY-PPVT4; Word Association for Syllable Perception – WASP. Resultados: 63% dos sujeitos estão classificados nas categorias 6 de audição e 60% 5 linguagem. A média de acertos dos testes de percepção de fala foi de 86% no reconhecimento de palavras trissílabas, 92% de vogais e 91% de consoantes, 80% no reconhecimento de palavras dissílabas, 92% vogais e 86% de consoantes. No vocabulário receptivo 85% dos sujeitos estão abaixo de sua idade cronológica e 15% estão com o nível de vocabulário acima de sua idade cronológica Conclusão: 68% da amostra faz uso consistente do AASI, os sujeitos tiveram pontuação acima de 80% nos testes de percepção de fala, entretanto apresentaram desempenho de vocabulário abaixo do esperado para sua idade
id PUC_SP-1_0388d0f5c3a5bfa80926aa9eec06c1a9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27964
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mendes, BeatrizMacedo, Gracieli Santos de2022-09-28T22:11:07Z2022-09-28T22:11:07Z2018-11-23Macedo, Gracieli Santos de. Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27964Introdução: A intervenção, reabilitação e acompanhamento audiológico são essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas de crianças com deficiência auditiva levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e melhor qualidade de vida. Objetivo: relacionar o desempenho em tarefas de percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo de aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva Método: Foram avaliadas 79 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idade entre 06 e 17 anos. Foi medido o uso diário dos aparelhos de amplificação sonora individual. A audição e linguagem dos sujeitos foram classificadas de acordo com as categorias de audição (Geers, 1994) e linguagem (Moret et al.,2007), compreensão de sentenças em conjunto aberto (GASP); PEABODY-PPVT4; Word Association for Syllable Perception – WASP. Resultados: 63% dos sujeitos estão classificados nas categorias 6 de audição e 60% 5 linguagem. A média de acertos dos testes de percepção de fala foi de 86% no reconhecimento de palavras trissílabas, 92% de vogais e 91% de consoantes, 80% no reconhecimento de palavras dissílabas, 92% vogais e 86% de consoantes. No vocabulário receptivo 85% dos sujeitos estão abaixo de sua idade cronológica e 15% estão com o nível de vocabulário acima de sua idade cronológica Conclusão: 68% da amostra faz uso consistente do AASI, os sujeitos tiveram pontuação acima de 80% nos testes de percepção de fala, entretanto apresentaram desempenho de vocabulário abaixo do esperado para sua idadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIADeficiência auditivaLinguagemVocabulárioAudiçãoRelações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGracieli Santos de Macedo - TCC.pdfapplication/pdf981392https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/1/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf4a93660c44c66e0be587192a76ccf2dcMD51TEXTGracieli Santos de Macedo - TCC.pdf.txtGracieli Santos de Macedo - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain38998https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/2/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf.txt92afbfb33d796d7cd8baa694182d025fMD52THUMBNAILGracieli Santos de Macedo - TCC.pdf.jpgGracieli Santos de Macedo - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/3/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf.jpgb3e20b58d2e3569ad3dda5958fc7f0d6MD53handle/279642022-09-30 20:17:24.491oai:repositorio.pucsp.br:handle/27964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
title Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
spellingShingle Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
Macedo, Gracieli Santos de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Deficiência auditiva
Linguagem
Vocabulário
Audição
title_short Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
title_full Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
title_fullStr Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
title_full_unstemmed Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
title_sort Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
author Macedo, Gracieli Santos de
author_facet Macedo, Gracieli Santos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Beatriz
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Gracieli Santos de
contributor_str_mv Mendes, Beatriz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Deficiência auditiva
Linguagem
Vocabulário
Audição
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência auditiva
Linguagem
Vocabulário
Audição
description Introdução: A intervenção, reabilitação e acompanhamento audiológico são essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas de crianças com deficiência auditiva levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e melhor qualidade de vida. Objetivo: relacionar o desempenho em tarefas de percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo de aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva Método: Foram avaliadas 79 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idade entre 06 e 17 anos. Foi medido o uso diário dos aparelhos de amplificação sonora individual. A audição e linguagem dos sujeitos foram classificadas de acordo com as categorias de audição (Geers, 1994) e linguagem (Moret et al.,2007), compreensão de sentenças em conjunto aberto (GASP); PEABODY-PPVT4; Word Association for Syllable Perception – WASP. Resultados: 63% dos sujeitos estão classificados nas categorias 6 de audição e 60% 5 linguagem. A média de acertos dos testes de percepção de fala foi de 86% no reconhecimento de palavras trissílabas, 92% de vogais e 91% de consoantes, 80% no reconhecimento de palavras dissílabas, 92% vogais e 86% de consoantes. No vocabulário receptivo 85% dos sujeitos estão abaixo de sua idade cronológica e 15% estão com o nível de vocabulário acima de sua idade cronológica Conclusão: 68% da amostra faz uso consistente do AASI, os sujeitos tiveram pontuação acima de 80% nos testes de percepção de fala, entretanto apresentaram desempenho de vocabulário abaixo do esperado para sua idade
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-28T22:11:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-28T22:11:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Macedo, Gracieli Santos de. Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27964
identifier_str_mv Macedo, Gracieli Santos de. Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Fonoaudiologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/1/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/2/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/3/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a93660c44c66e0be587192a76ccf2dc
92afbfb33d796d7cd8baa694182d025f
b3e20b58d2e3569ad3dda5958fc7f0d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796251727757312