Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrini, Sandra
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16232
Resumo: The purpose of this study was to investigate the social representation of Curumim members a non-formal education program managed by Social Service of Commerce in São Paulo State. To understand what this program means to their members, its families and educators answered a questionnaire. Using Representation Social Theory and Analisys of Content, answers showed up two focal points: the Curumim education object and Curumim-school analogy. The participants of this research believe that Curumim promotes children social life and autonomy, and offers diversity and flexibility of its contents, and learning by play. But school has rigid contents that learning by play becomes impossible. The research participants think that a space for reflexion, expression, leisure and learning by play is necessary for children development, showing up a child conception that considers children as subjects built by themselves and culture makers. Childhood is a singular way of child intervention over this world. Curumim Program is an example of public and private non-formal actions that deserve to be studied by academic and politic environments. We hope these programs offer subsidies to think about formal education for construction of a new school culture based on autonomous and protagonist educators and children
id PUC_SP-1_082e2bc7e85c8bc4fe97c417cdaec248
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16232
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sousa, Clarilza Prado dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251023Y2Negrini, Sandra2016-04-28T20:57:01Z2007-10-012006-05-23Negrini, Sandra. Beyound school walls: children education by cultural action. 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16232The purpose of this study was to investigate the social representation of Curumim members a non-formal education program managed by Social Service of Commerce in São Paulo State. To understand what this program means to their members, its families and educators answered a questionnaire. Using Representation Social Theory and Analisys of Content, answers showed up two focal points: the Curumim education object and Curumim-school analogy. The participants of this research believe that Curumim promotes children social life and autonomy, and offers diversity and flexibility of its contents, and learning by play. But school has rigid contents that learning by play becomes impossible. The research participants think that a space for reflexion, expression, leisure and learning by play is necessary for children development, showing up a child conception that considers children as subjects built by themselves and culture makers. Childhood is a singular way of child intervention over this world. Curumim Program is an example of public and private non-formal actions that deserve to be studied by academic and politic environments. We hope these programs offer subsidies to think about formal education for construction of a new school culture based on autonomous and protagonist educators and childrenEste estudo investigou as representações sociais dos participantes do Curumim - programa de sócio-educativo para crianças de 7 a 12 anos, implementado e mantido pelo Serviço Social do Comércio SESC, no Estado de São Paulo. A fim de compreender o significado do Programa para seus protagonistas, foi aplicado um questionário semi-aberto para instrutores e familiares. Utilizando a Teoria das Representações Sociais e a Análise de Conteúdo, as respostas evidenciaram dois eixos temáticos: o objeto educacional do Curumim e a analogia Curumimescola. Para os participantes, o Curumim tem por objetivo desenvolver a vida em grupo e a autonomia da criança; oferece flexibilidade e diversidade de conteúdos e aprendizagem pelo lúdico. Já a escola detém um currículo rígido e padronizado, não havendo articulação entre brincar e aprender. Os participantes da pesquisa atribuíram à criança a necessidade de um espaço para pensar e se expressar, exercer o lazer e aprender brincando, o que revela uma concepção de criança como sujeito que se constrói e produz cultura, e a infância, como o modo peculiar de intervenção da criança sobre o mundo. O Curumim é um entre outros exemplos de iniciativas públicas e privadas que se ocupam da educação não-formal, cujo processo merece compreensão e investigação no ambiente acadêmico e político, pela riqueza e especificidade de seus conteúdos e de suas formas de organização e gestão. Esperamos que a singularidade desses programas possa oferecer subsídios para repensar a educação formal e construir uma nova cultura escolar, calcada na autonomia e no protagonismo de educadores e educandosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32403/Sandra%20Negrini%20completa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaCriançaAção culturalPrograma SESC CuruminRepresentacoes sociaisChildChildhoodCultural actionSocial representationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEPara além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação culturalBeyound school walls: children education by cultural actioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSandra Negrini completa.pdf.txtSandra Negrini completa.pdf.txtExtracted texttext/plain152547https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16232/3/Sandra%20Negrini%20completa.pdf.txt034930508a31d94048ad3bf81dcee9e3MD53ORIGINALSandra Negrini completa.pdfapplication/pdf2002325https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16232/1/Sandra%20Negrini%20completa.pdf6c5eb135d17efd3fd0f3b0ee52ecbcafMD51THUMBNAILSandra Negrini completa.pdf.jpgSandra Negrini completa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3109https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16232/2/Sandra%20Negrini%20completa.pdf.jpg2666392447ddb70113d4c2a9afb4a8deMD52handle/162322022-04-27 15:34:28.822oai:repositorio.pucsp.br:handle/16232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:34:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Beyound school walls: children education by cultural action
title Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural
spellingShingle Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural
Negrini, Sandra
Criança
Ação cultural
Programa SESC Curumin
Representacoes sociais
Child
Childhood
Cultural action
Social representation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
title_short Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural
title_full Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural
title_fullStr Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural
title_full_unstemmed Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural
title_sort Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural
author Negrini, Sandra
author_facet Negrini, Sandra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251023Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv Negrini, Sandra
contributor_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Ação cultural
Programa SESC Curumin
Representacoes sociais
topic Criança
Ação cultural
Programa SESC Curumin
Representacoes sociais
Child
Childhood
Cultural action
Social representation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
dc.subject.eng.fl_str_mv Child
Childhood
Cultural action
Social representation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
description The purpose of this study was to investigate the social representation of Curumim members a non-formal education program managed by Social Service of Commerce in São Paulo State. To understand what this program means to their members, its families and educators answered a questionnaire. Using Representation Social Theory and Analisys of Content, answers showed up two focal points: the Curumim education object and Curumim-school analogy. The participants of this research believe that Curumim promotes children social life and autonomy, and offers diversity and flexibility of its contents, and learning by play. But school has rigid contents that learning by play becomes impossible. The research participants think that a space for reflexion, expression, leisure and learning by play is necessary for children development, showing up a child conception that considers children as subjects built by themselves and culture makers. Childhood is a singular way of child intervention over this world. Curumim Program is an example of public and private non-formal actions that deserve to be studied by academic and politic environments. We hope these programs offer subsidies to think about formal education for construction of a new school culture based on autonomous and protagonist educators and children
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-23
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Negrini, Sandra. Beyound school walls: children education by cultural action. 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16232
identifier_str_mv Negrini, Sandra. Beyound school walls: children education by cultural action. 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16232/3/Sandra%20Negrini%20completa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16232/1/Sandra%20Negrini%20completa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16232/2/Sandra%20Negrini%20completa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 034930508a31d94048ad3bf81dcee9e3
6c5eb135d17efd3fd0f3b0ee52ecbcaf
2666392447ddb70113d4c2a9afb4a8de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1791080732971499520