Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Irene Ferreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo sobre uma atividade oral aplicada durante as aulas de Inglês por mim ministradas. Para tanto, recorro aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998b) e as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Inglesa (2007) para embasar as discussões teóricas. Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa, apresentando sua abordagem metodológica, o estudo de caso baseando em Yin (2010), Martins (2006), Van Lier (2005) entre outros. Para coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Por meio deste estudo demonstro a importância da aprendizagem da habilidade oral no Ensino Fundamental. Para os participantes da pesquisa proporcionou a interação, o respeito e a confirmação de suas concepções sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua, a língua inglesa, como parte de sua formação como cidadãos em um mundo globalizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse meu papel como educadora em uma sociedade em constante mudança, mas também para que eu refletisse sobre minha atuação em sala de aula, visando uma educação de qualidade e sucesso para os meus educandos e para mim como profissional. Reflexões da professora pesquisadora sobre este estudo e as contribuições desta pesquisa para a área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira estão contidas nas considerações finais.
id PUC_SP-1_24daf76a8858f4a9a8edc0dae04a10bb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34366
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaSilva, Irene Ferreira da2023-07-05T19:32:30Z2023-07-05T19:32:30Z2015-03-11Silva, Irene Ferreira da. Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo sobre uma atividade oral aplicada durante as aulas de Inglês por mim ministradas. Para tanto, recorro aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998b) e as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Inglesa (2007) para embasar as discussões teóricas. Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa, apresentando sua abordagem metodológica, o estudo de caso baseando em Yin (2010), Martins (2006), Van Lier (2005) entre outros. Para coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Por meio deste estudo demonstro a importância da aprendizagem da habilidade oral no Ensino Fundamental. Para os participantes da pesquisa proporcionou a interação, o respeito e a confirmação de suas concepções sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua, a língua inglesa, como parte de sua formação como cidadãos em um mundo globalizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse meu papel como educadora em uma sociedade em constante mudança, mas também para que eu refletisse sobre minha atuação em sala de aula, visando uma educação de qualidade e sucesso para os meus educandos e para mim como profissional. Reflexões da professora pesquisadora sobre este estudo e as contribuições desta pesquisa para a área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira estão contidas nas considerações finais.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASHabilidade oralProdução oralAprendizagemLíngua InglesaLíngua estrangeiraPercepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALIRENE FERREIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf857187https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/1/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf2a4f4b3887412bafdf4515fc1613aaedMD51TEXTIRENE FERREIRA DA SILVA.pdf.txtIRENE FERREIRA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain83890https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/2/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.txt1eeaac5c691bcc38cb3c7978626a5654MD52THUMBNAILIRENE FERREIRA DA SILVA.pdf.jpgIRENE FERREIRA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/3/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.jpg6bb8acddedc769ec7e9ec92ec94bd52eMD53handle/343662023-07-06 01:19:47.261oai:repositorio.pucsp.br:handle/34366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:19:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
title Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
spellingShingle Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
Silva, Irene Ferreira da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Habilidade oral
Produção oral
Aprendizagem
Língua Inglesa
Língua estrangeira
title_short Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
title_full Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
title_fullStr Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
title_full_unstemmed Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
title_sort Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
author Silva, Irene Ferreira da
author_facet Silva, Irene Ferreira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Irene Ferreira da
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Habilidade oral
Produção oral
Aprendizagem
Língua Inglesa
Língua estrangeira
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidade oral
Produção oral
Aprendizagem
Língua Inglesa
Língua estrangeira
description A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo sobre uma atividade oral aplicada durante as aulas de Inglês por mim ministradas. Para tanto, recorro aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998b) e as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Inglesa (2007) para embasar as discussões teóricas. Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa, apresentando sua abordagem metodológica, o estudo de caso baseando em Yin (2010), Martins (2006), Van Lier (2005) entre outros. Para coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Por meio deste estudo demonstro a importância da aprendizagem da habilidade oral no Ensino Fundamental. Para os participantes da pesquisa proporcionou a interação, o respeito e a confirmação de suas concepções sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua, a língua inglesa, como parte de sua formação como cidadãos em um mundo globalizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse meu papel como educadora em uma sociedade em constante mudança, mas também para que eu refletisse sobre minha atuação em sala de aula, visando uma educação de qualidade e sucesso para os meus educandos e para mim como profissional. Reflexões da professora pesquisadora sobre este estudo e as contribuições desta pesquisa para a área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira estão contidas nas considerações finais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:32:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:32:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Irene Ferreira da. Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366
identifier_str_mv Silva, Irene Ferreira da. Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/1/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/2/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/3/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a4f4b3887412bafdf4515fc1613aaed
1eeaac5c691bcc38cb3c7978626a5654
6bb8acddedc769ec7e9ec92ec94bd52e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796000302301184