O desvelar de sentidos para o tédio: uma investigação fenomenológico-hermenêutica a partir do filme Nostalgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Patrícia Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28377
Resumo: O objetivo deste trabalho foi reconhecer os sentidos da vivência do tédio por meio da análise de situações expressas em cenas do filme Nostalgia (1983). Visando uma aproximação ao tema a partir da releitura de uma produção artística, busquei embasamento metodológico na Fenomenologiacriada por Edmund Husserl(1859-1938), mais especificamente em Martin Heidegger (1889 – 1976), desenvolvedor da ontologia geral sobre os seres, por meio de sua Hermenêutica-Fenomenológica, e, a Daseinsanalyse, método psicoterápico emergido de MedardBoss (1903 – 1990) e seus alunos. A pesquisa a luz da fenomenologia não forja hipóteses, mas investiga os sentidos dos fenômenos que se manifestam e comunicam algo, e então os interpreta. Este trabalho foi teórico e qualitativo, utilizou como apoio a análise das existencialiasHeideggerianas (1927) do dasein, faticidade, ser-no-mundo, autenticidade e inautenticidade. Tédio para Heidegger (2011) se trata de uma disposição afetiva que pode assumir três modos, o ser entediado por alguma coisa, entediar-se junto a algo e o tédio profundo. Na Daseinsanalyse, Boss e Condrau (1997) afirmam ser o tédio um distúrbio no afeto do dasein. Por meio da pesquisa, desvelou-se como foi habitar um mundo permeado por momentos de tédio, e, de acordo com as cenas destacadas, explicitou-se como se configurou o sentido fundamental desta vivência
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