Síndrome de Down: o apagamento do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Samantha Caroline Romanos Makiyama
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28662
Resumo: Introdução A Síndrome de Down é uma condição genética, reconhecida há mais de um século por John Langdon Down, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental (DM), compreendendo cerca de 18% do total de deficientes mentais em clínicas especializadas. Objetivo levantar a literatura sobre a Síndrome de Down, identificando os tipos de estudos realizados e sua pertinência para o campo fonoaudiológico, analisar os achados, classificar de acordo com os temas priorizados e propor diretrizes para o atendimento fonoaudiológico. Material e Método A metodologia empregada foi a revisão integrativa de literatura, de natureza qualitativa, dividida em duas partes: a primeira consistiu em buscar, nos últimos 42 anos, teses e dissertações que respondessem as perguntas que norteiam esse trabalho na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A segunda, elaborar um conjunto de diretrizes para o atendimento da criança com Síndrome de Down. Resultados As buscas realizadas mostraram 541 títulos, dos quais 10 foram excluídos por serem repetidos, 04 por serem estudos de revisão e 163 por não terem a Síndrome de Down como tema. Restaram 364 teses e dissertações que foram, a seguir, organizadas em uma planilha excel, por área: 150 da área da saúde; 91 da psicologia; 89 da educação; 17 em fonoaudiologia; 13 em informática; 4 em linguística. Dos 17 títulos achados na fonoaudiologia 02 foram excluídos por serem da área da voz e 01 por ser da área da audição. Restaram 14 títulos da área da linguagem: 01 com foco na relação família e desenvolvimento da linguagem; 01 sobre o atendimento em grupo; 01 sobre comunicação suplementar alternativa; 02 com foco na leitura e escrita; 02 sobre multimodalismo; 06 sobre análise de estruturas linguísticas e 01 sobre a singularidade do sujeito. Conclusões As pesquisas abrangem áreas e temas bastante diversos. No entanto, com exceção de uma dissertação que foi tomada como espinha dorsal para a análise dos títulos encontrados, todas tendem a confirmar a criança com Síndrome de Down por sua defasagem em comparação com a criança típica. Dessa forma. O sujeito é excluído e sua diferença não é tomada como ponto de partida para uma intervenção eficaz
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