Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Tamara Aparecida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28735
Resumo: Observa-se que a educação de jovens e adultos apresenta algumas fragilidades que impedem o prosseguimento das ações propostas, para minimizar os elevados índices de analfabetismo registrados em nosso País. Garantir o direito a educação é um dos maiores desafios da sociedade brasileira. A alfabetização é parte inseparável do processo educativo, integra o conjunto dos direitos primordiais de todos os seres humanos e instrumentaliza o indivíduo para atuar e se integrar em uma sociedade letrada. Este trabalho tem como objetivo compreender as especificidades da ação do professor de EJA e favorecer o desenvolvimento do seu papel profissional como educador, voltado para a atuação junto desta população. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, que por meio do estudo da(s) realidade(s) da EJA nos dias de hoje, construiu indicativos que favoreçam ao professor o desenvolvimento de seu papel de educador, considerando a prática da autora e estudiosos do tema. Tem como foco as ações educativas nos anos iniciais da Educação Básica nos espaços formais e não formais. Após identificação dos diferentes contextos que a EJA ocorre e breve estudo de suas ações na historia do Brasil, comenta-se a legislação que a rege na atualidade e destaca-se a influência de Paulo Freire dentre as principais referências teóricas. Conhecer o educando em seus aspectos sociais, econômicos e culturais e considerar ainda a questão da singularidade inerente a todos os seres humanos, foi uma das reflexões realizadas no decorrer deste trabalho. Seguem-se também considerações sobre a formação do educador da EJA, ressaltando a dificuldade de se traçar um perfil, devido a heterogeneidade deste grupo. A contextualização da EJA e aproximações do perfil de seus educandos e educadores, são pontos de partida para construção dos indicativos, que visam contribuir para que o educador tenha uma visão mais ampla das especificidades desta modalidade de educação, paute suas ações educativas na realidade do educando, compreendendo seu pensamento, sua linguagem e a forma que ele percebe sua realidade. Propõem-se como indicativos: estabelecer relações entre os saberes escolares e a vida do educando de EJA; atentar-se à singularidade de cada sujeito, mobilizando-o para resgatar e valorizar sua história de vida e ao mesmo tempo abrir-se à apropriação dos conhecimentos; apropriase das teorias da aprendizagem como auxiliares na compreensão do modo como os educandos aprendem, visualizando a ocorrência de aprendizagens significativas, que motivem os educandos a aprender com autonomia; e sustentar e mobilizar o desejo de aprender do educando, considerando sua variante linguística ao propor desafios que possa enfrentar, em busca de perspectivas que favoreçam o trabalho do educador da EJA
id PUC_SP-1_35f2c125f37720ca00e4486696252cd8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28735
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Marino, Marília JosefinaMiranda, Tamara Aparecida2022-10-11T11:48:15Z2022-10-11T11:48:15Z2011-12-02Miranda, Tamara Aparecida. Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28735Observa-se que a educação de jovens e adultos apresenta algumas fragilidades que impedem o prosseguimento das ações propostas, para minimizar os elevados índices de analfabetismo registrados em nosso País. Garantir o direito a educação é um dos maiores desafios da sociedade brasileira. A alfabetização é parte inseparável do processo educativo, integra o conjunto dos direitos primordiais de todos os seres humanos e instrumentaliza o indivíduo para atuar e se integrar em uma sociedade letrada. Este trabalho tem como objetivo compreender as especificidades da ação do professor de EJA e favorecer o desenvolvimento do seu papel profissional como educador, voltado para a atuação junto desta população. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, que por meio do estudo da(s) realidade(s) da EJA nos dias de hoje, construiu indicativos que favoreçam ao professor o desenvolvimento de seu papel de educador, considerando a prática da autora e estudiosos do tema. Tem como foco as ações educativas nos anos iniciais da Educação Básica nos espaços formais e não formais. Após identificação dos diferentes contextos que a EJA ocorre e breve estudo de suas ações na historia do Brasil, comenta-se a legislação que a rege na atualidade e destaca-se a influência de Paulo Freire dentre as principais referências teóricas. Conhecer o educando em seus aspectos sociais, econômicos e culturais e considerar ainda a questão da singularidade inerente a todos os seres humanos, foi uma das reflexões realizadas no decorrer deste trabalho. Seguem-se também considerações sobre a formação do educador da EJA, ressaltando a dificuldade de se traçar um perfil, devido a heterogeneidade deste grupo. A contextualização da EJA e aproximações do perfil de seus educandos e educadores, são pontos de partida para construção dos indicativos, que visam contribuir para que o educador tenha uma visão mais ampla das especificidades desta modalidade de educação, paute suas ações educativas na realidade do educando, compreendendo seu pensamento, sua linguagem e a forma que ele percebe sua realidade. Propõem-se como indicativos: estabelecer relações entre os saberes escolares e a vida do educando de EJA; atentar-se à singularidade de cada sujeito, mobilizando-o para resgatar e valorizar sua história de vida e ao mesmo tempo abrir-se à apropriação dos conhecimentos; apropriase das teorias da aprendizagem como auxiliares na compreensão do modo como os educandos aprendem, visualizando a ocorrência de aprendizagens significativas, que motivem os educandos a aprender com autonomia; e sustentar e mobilizar o desejo de aprender do educando, considerando sua variante linguística ao propor desafios que possa enfrentar, em busca de perspectivas que favoreçam o trabalho do educador da EJAporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação de Jovens e AdultosPapel do educador de EJAEducação LibertadoraEducação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTAMARA APARECIDA MIRANDA - TCC.pdfapplication/pdf515322https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28735/1/TAMARA%20APARECIDA%20MIRANDA%20-%20TCC.pdfb10c7e3eacc5d23e42836ce2d4e241a4MD51TEXTTAMARA APARECIDA MIRANDA - TCC.pdf.txtTAMARA APARECIDA MIRANDA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain130146https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28735/2/TAMARA%20APARECIDA%20MIRANDA%20-%20TCC.pdf.txtf9aa6ef7618340525c1fb76b33225067MD52THUMBNAILTAMARA APARECIDA MIRANDA - TCC.pdf.jpgTAMARA APARECIDA MIRANDA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28735/3/TAMARA%20APARECIDA%20MIRANDA%20-%20TCC.pdf.jpg74221b18308165d01f09d29f494c6615MD53handle/287352022-10-12 01:03:55.382oai:repositorio.pucsp.br:handle/28735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador
title Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador
Miranda, Tamara Aparecida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação de Jovens e Adultos
Papel do educador de EJA
Educação Libertadora
title_short Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador
title_full Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador
title_sort Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador
author Miranda, Tamara Aparecida
author_facet Miranda, Tamara Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marino, Marília Josefina
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Tamara Aparecida
contributor_str_mv Marino, Marília Josefina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação de Jovens e Adultos
Papel do educador de EJA
Educação Libertadora
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Papel do educador de EJA
Educação Libertadora
description Observa-se que a educação de jovens e adultos apresenta algumas fragilidades que impedem o prosseguimento das ações propostas, para minimizar os elevados índices de analfabetismo registrados em nosso País. Garantir o direito a educação é um dos maiores desafios da sociedade brasileira. A alfabetização é parte inseparável do processo educativo, integra o conjunto dos direitos primordiais de todos os seres humanos e instrumentaliza o indivíduo para atuar e se integrar em uma sociedade letrada. Este trabalho tem como objetivo compreender as especificidades da ação do professor de EJA e favorecer o desenvolvimento do seu papel profissional como educador, voltado para a atuação junto desta população. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, que por meio do estudo da(s) realidade(s) da EJA nos dias de hoje, construiu indicativos que favoreçam ao professor o desenvolvimento de seu papel de educador, considerando a prática da autora e estudiosos do tema. Tem como foco as ações educativas nos anos iniciais da Educação Básica nos espaços formais e não formais. Após identificação dos diferentes contextos que a EJA ocorre e breve estudo de suas ações na historia do Brasil, comenta-se a legislação que a rege na atualidade e destaca-se a influência de Paulo Freire dentre as principais referências teóricas. Conhecer o educando em seus aspectos sociais, econômicos e culturais e considerar ainda a questão da singularidade inerente a todos os seres humanos, foi uma das reflexões realizadas no decorrer deste trabalho. Seguem-se também considerações sobre a formação do educador da EJA, ressaltando a dificuldade de se traçar um perfil, devido a heterogeneidade deste grupo. A contextualização da EJA e aproximações do perfil de seus educandos e educadores, são pontos de partida para construção dos indicativos, que visam contribuir para que o educador tenha uma visão mais ampla das especificidades desta modalidade de educação, paute suas ações educativas na realidade do educando, compreendendo seu pensamento, sua linguagem e a forma que ele percebe sua realidade. Propõem-se como indicativos: estabelecer relações entre os saberes escolares e a vida do educando de EJA; atentar-se à singularidade de cada sujeito, mobilizando-o para resgatar e valorizar sua história de vida e ao mesmo tempo abrir-se à apropriação dos conhecimentos; apropriase das teorias da aprendizagem como auxiliares na compreensão do modo como os educandos aprendem, visualizando a ocorrência de aprendizagens significativas, que motivem os educandos a aprender com autonomia; e sustentar e mobilizar o desejo de aprender do educando, considerando sua variante linguística ao propor desafios que possa enfrentar, em busca de perspectivas que favoreçam o trabalho do educador da EJA
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Miranda, Tamara Aparecida. Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28735
identifier_str_mv Miranda, Tamara Aparecida. Educação de Jovens e Adultos - EJA: desafios para a formação do educador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28735/1/TAMARA%20APARECIDA%20MIRANDA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28735/2/TAMARA%20APARECIDA%20MIRANDA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28735/3/TAMARA%20APARECIDA%20MIRANDA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b10c7e3eacc5d23e42836ce2d4e241a4
f9aa6ef7618340525c1fb76b33225067
74221b18308165d01f09d29f494c6615
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1791080591081340928