Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vitória Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31566
Resumo: This monograph work aims to carry out an introductory study on the insertion of the indigenous figure in museum dynamics, with a main focus on collaborative curation processes. From a brief discussion about the formation of curiosity cabinets and the development of the anthropological and ethnographic perspective that emerged from these institutions during the 19th century, this study intends to reframe the role assigned to the indigenous people through mechanisms that promote their protagonism and enable construction of new narratives, making more plural stories and memories, in fact, part of contemporary museums. Institutions of great importance in the cultural sector, such as the Pinacoteca do Estado de São Paulo, have increasingly used new curatorial tools based on the decolonial movement, showing that communication can be successful when it includes the full participation of socially marginalized groups, for example . The paths are promising and indicate that the formation of an exhibition space built from the notion of belonging and identity is extremely viable
id PUC_SP-1_75fa37e9d2518571f3e1114d2f1d3e92
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31566
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Lima Junior, Carlos RogerioMachado, Vitória Oliveira2023-02-28T22:45:14Z2023-02-28T22:45:14Z2022-09-30Machado, Vitória Oliveira. Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Museologia, Cultura e Educação) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31566This monograph work aims to carry out an introductory study on the insertion of the indigenous figure in museum dynamics, with a main focus on collaborative curation processes. From a brief discussion about the formation of curiosity cabinets and the development of the anthropological and ethnographic perspective that emerged from these institutions during the 19th century, this study intends to reframe the role assigned to the indigenous people through mechanisms that promote their protagonism and enable construction of new narratives, making more plural stories and memories, in fact, part of contemporary museums. Institutions of great importance in the cultural sector, such as the Pinacoteca do Estado de São Paulo, have increasingly used new curatorial tools based on the decolonial movement, showing that communication can be successful when it includes the full participation of socially marginalized groups, for example . The paths are promising and indicate that the formation of an exhibition space built from the notion of belonging and identity is extremely viableEste trabalho de monografia visa realizar um estudo introdutório sobre a inserção da figura indígena nas dinâmicas museais, com foco principal nos processos de curadoria colaborativa. A partir de uma breve discussão acerca da formação dos gabinetes de curiosidade e do desenvolvimento da perspectiva antropológica e etnográfica que surge desses espaços durante o século XIX, o trabalho pretende ressignificar o papel designado ao indígena através de mecanismos que promovam seu protagonismo e viabilizem a construção de novas narrativas, fazendo com que histórias e memórias mais plurais possam, de fato, integrar os museus da contemporaneidade. Instituições de grande importância no setor cultural, como o caso da Pinacoteca do Estado de São Paulo, têm utilizado cada vez mais novas ferramentas curatoriais pautadas no movimento de decolonialidade, evidenciando que a comunicação pode ser exitosa quando inclui a participação integral de grupos marginalizados socialmente, por exemplo. Os caminhos mostram-se promissores e indicam que a formação de um espaço expositivo construído a partir da noção de pertencimento e identidade é extremamente viávelporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Museologia, Cultura e EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIACuradoria colaborativaProtagonismoDecolonialidadeComunicaçãoIndígenaEspaço expositivoCollaborative curationProtagonismDecolonialityCommunicationIndigenousExhibition spaceEstourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVitória Oliveira Machado - Monografia.pdfapplication/pdf3297035https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/1/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdff60069afaaae8e992519f6862a40fe7cMD51TEXTVitória Oliveira Machado - Monografia.pdf.txtVitória Oliveira Machado - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain231964https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/2/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf.txta98939237279fd049375882c2960420bMD52THUMBNAILVitória Oliveira Machado - Monografia.pdf.jpgVitória Oliveira Machado - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/3/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf.jpgb836bcfe8648300b8f5cf7e7c86cbae1MD53handle/315662023-03-06 08:52:28.375oai:repositorio.pucsp.br:handle/31566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-06T11:52:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
title Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
spellingShingle Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
Machado, Vitória Oliveira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Curadoria colaborativa
Protagonismo
Decolonialidade
Comunicação
Indígena
Espaço expositivo
Collaborative curation
Protagonism
Decoloniality
Communication
Indigenous
Exhibition space
title_short Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
title_full Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
title_fullStr Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
title_full_unstemmed Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
title_sort Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
author Machado, Vitória Oliveira
author_facet Machado, Vitória Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima Junior, Carlos Rogerio
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vitória Oliveira
contributor_str_mv Lima Junior, Carlos Rogerio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Curadoria colaborativa
Protagonismo
Decolonialidade
Comunicação
Indígena
Espaço expositivo
Collaborative curation
Protagonism
Decoloniality
Communication
Indigenous
Exhibition space
dc.subject.por.fl_str_mv Curadoria colaborativa
Protagonismo
Decolonialidade
Comunicação
Indígena
Espaço expositivo
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative curation
Protagonism
Decoloniality
Communication
Indigenous
Exhibition space
description This monograph work aims to carry out an introductory study on the insertion of the indigenous figure in museum dynamics, with a main focus on collaborative curation processes. From a brief discussion about the formation of curiosity cabinets and the development of the anthropological and ethnographic perspective that emerged from these institutions during the 19th century, this study intends to reframe the role assigned to the indigenous people through mechanisms that promote their protagonism and enable construction of new narratives, making more plural stories and memories, in fact, part of contemporary museums. Institutions of great importance in the cultural sector, such as the Pinacoteca do Estado de São Paulo, have increasingly used new curatorial tools based on the decolonial movement, showing that communication can be successful when it includes the full participation of socially marginalized groups, for example . The paths are promising and indicate that the formation of an exhibition space built from the notion of belonging and identity is extremely viable
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:45:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:45:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Machado, Vitória Oliveira. Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Museologia, Cultura e Educação) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31566
identifier_str_mv Machado, Vitória Oliveira. Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Museologia, Cultura e Educação) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Museologia, Cultura e Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/1/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/2/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/3/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f60069afaaae8e992519f6862a40fe7c
a98939237279fd049375882c2960420b
b836bcfe8648300b8f5cf7e7c86cbae1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1791080511042486272