Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31566 |
Resumo: | This monograph work aims to carry out an introductory study on the insertion of the indigenous figure in museum dynamics, with a main focus on collaborative curation processes. From a brief discussion about the formation of curiosity cabinets and the development of the anthropological and ethnographic perspective that emerged from these institutions during the 19th century, this study intends to reframe the role assigned to the indigenous people through mechanisms that promote their protagonism and enable construction of new narratives, making more plural stories and memories, in fact, part of contemporary museums. Institutions of great importance in the cultural sector, such as the Pinacoteca do Estado de São Paulo, have increasingly used new curatorial tools based on the decolonial movement, showing that communication can be successful when it includes the full participation of socially marginalized groups, for example . The paths are promising and indicate that the formation of an exhibition space built from the notion of belonging and identity is extremely viable |
id |
PUC_SP-1_75fa37e9d2518571f3e1114d2f1d3e92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31566 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima Junior, Carlos RogerioMachado, Vitória Oliveira2023-02-28T22:45:14Z2023-02-28T22:45:14Z2022-09-30Machado, Vitória Oliveira. Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Museologia, Cultura e Educação) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31566This monograph work aims to carry out an introductory study on the insertion of the indigenous figure in museum dynamics, with a main focus on collaborative curation processes. From a brief discussion about the formation of curiosity cabinets and the development of the anthropological and ethnographic perspective that emerged from these institutions during the 19th century, this study intends to reframe the role assigned to the indigenous people through mechanisms that promote their protagonism and enable construction of new narratives, making more plural stories and memories, in fact, part of contemporary museums. Institutions of great importance in the cultural sector, such as the Pinacoteca do Estado de São Paulo, have increasingly used new curatorial tools based on the decolonial movement, showing that communication can be successful when it includes the full participation of socially marginalized groups, for example . The paths are promising and indicate that the formation of an exhibition space built from the notion of belonging and identity is extremely viableEste trabalho de monografia visa realizar um estudo introdutório sobre a inserção da figura indígena nas dinâmicas museais, com foco principal nos processos de curadoria colaborativa. A partir de uma breve discussão acerca da formação dos gabinetes de curiosidade e do desenvolvimento da perspectiva antropológica e etnográfica que surge desses espaços durante o século XIX, o trabalho pretende ressignificar o papel designado ao indígena através de mecanismos que promovam seu protagonismo e viabilizem a construção de novas narrativas, fazendo com que histórias e memórias mais plurais possam, de fato, integrar os museus da contemporaneidade. Instituições de grande importância no setor cultural, como o caso da Pinacoteca do Estado de São Paulo, têm utilizado cada vez mais novas ferramentas curatoriais pautadas no movimento de decolonialidade, evidenciando que a comunicação pode ser exitosa quando inclui a participação integral de grupos marginalizados socialmente, por exemplo. Os caminhos mostram-se promissores e indicam que a formação de um espaço expositivo construído a partir da noção de pertencimento e identidade é extremamente viávelporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Museologia, Cultura e EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIACuradoria colaborativaProtagonismoDecolonialidadeComunicaçãoIndígenaEspaço expositivoCollaborative curationProtagonismDecolonialityCommunicationIndigenousExhibition spaceEstourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVitória Oliveira Machado - Monografia.pdfapplication/pdf3297035https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/1/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdff60069afaaae8e992519f6862a40fe7cMD51TEXTVitória Oliveira Machado - Monografia.pdf.txtVitória Oliveira Machado - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain231964https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/2/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf.txta98939237279fd049375882c2960420bMD52THUMBNAILVitória Oliveira Machado - Monografia.pdf.jpgVitória Oliveira Machado - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/3/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf.jpgb836bcfe8648300b8f5cf7e7c86cbae1MD53handle/315662023-03-06 08:52:28.375oai:repositorio.pucsp.br:handle/31566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-06T11:52:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus |
title |
Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus |
spellingShingle |
Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus Machado, Vitória Oliveira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA Curadoria colaborativa Protagonismo Decolonialidade Comunicação Indígena Espaço expositivo Collaborative curation Protagonism Decoloniality Communication Indigenous Exhibition space |
title_short |
Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus |
title_full |
Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus |
title_fullStr |
Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus |
title_full_unstemmed |
Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus |
title_sort |
Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus |
author |
Machado, Vitória Oliveira |
author_facet |
Machado, Vitória Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima Junior, Carlos Rogerio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Vitória Oliveira |
contributor_str_mv |
Lima Junior, Carlos Rogerio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA Curadoria colaborativa Protagonismo Decolonialidade Comunicação Indígena Espaço expositivo Collaborative curation Protagonism Decoloniality Communication Indigenous Exhibition space |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curadoria colaborativa Protagonismo Decolonialidade Comunicação Indígena Espaço expositivo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaborative curation Protagonism Decoloniality Communication Indigenous Exhibition space |
description |
This monograph work aims to carry out an introductory study on the insertion of the indigenous figure in museum dynamics, with a main focus on collaborative curation processes. From a brief discussion about the formation of curiosity cabinets and the development of the anthropological and ethnographic perspective that emerged from these institutions during the 19th century, this study intends to reframe the role assigned to the indigenous people through mechanisms that promote their protagonism and enable construction of new narratives, making more plural stories and memories, in fact, part of contemporary museums. Institutions of great importance in the cultural sector, such as the Pinacoteca do Estado de São Paulo, have increasingly used new curatorial tools based on the decolonial movement, showing that communication can be successful when it includes the full participation of socially marginalized groups, for example . The paths are promising and indicate that the formation of an exhibition space built from the notion of belonging and identity is extremely viable |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:45:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:45:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Machado, Vitória Oliveira. Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Museologia, Cultura e Educação) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31566 |
identifier_str_mv |
Machado, Vitória Oliveira. Estourando a moldura: a arte indígena contemporânea legitimando seu espaço nos museus. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Museologia, Cultura e Educação) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Museologia, Cultura e Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/1/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/2/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31566/3/Vit%c3%b3ria%20Oliveira%20Machado%20-%20Monografia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f60069afaaae8e992519f6862a40fe7c a98939237279fd049375882c2960420b b836bcfe8648300b8f5cf7e7c86cbae1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1791080511042486272 |