A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36789 |
Resumo: | O objetivo de ensino da língua materna é que o aluno aprenda a ler, entender e produzir textos coerentes, com opiniões objetivas e autônomas ao sair do ensino fundamental. De acordo com as atuais concepções de ensino, as teorias sócioconstrutivistas trazem reflexões de que o aluno é um sujeito social e possui um modo de viver na comunidade linguística. Sabendo que é através da interação que constituímos a nossa personalidade, não podemos deixar que a sala de aula negligencie tal aspecto. A intenção deste trabalho é apresentar formas para que o professor de Língua Portuguesa atue de modo interligado nos três eixos de ensino: leitura, produção e gramática, de acordo com os estudos mais recentes da Linguística Aplicada. Além de comentar os desafios e técnicas frustrantes, desmotivadoras, e soluções para reverter este quadro, e subsidiar as práticas de leitura e produção textual no Ensino Fundamental, que estão sendo implementadas e efetivadas em sala de aula. Para tanto, observei e desenvolvi atividades em um 6º ano, do turno vespertino, de uma escola da rede pública de ensino, de Itajubá - MG. Os resultados mostram que a concepção teórico-metodológica adotada pela unidade escolar e por mim é a sociointeracionista, uma vez que o aluno é caracterizado como um sujeito ativo, o texto é considerado o próprio lugar de interação e o conhecimento é construído na relação professor-aluno-texto |
id |
PUC_SP-1_7c6bc1af4217bef3786116541abaac00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36789 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira Junior, José EveraldoMartins, Fabiana Oliveira2023-07-28T20:49:38Z2023-07-28T20:49:38Z2011-03-26Martins, Fabiana Oliveira. A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36789O objetivo de ensino da língua materna é que o aluno aprenda a ler, entender e produzir textos coerentes, com opiniões objetivas e autônomas ao sair do ensino fundamental. De acordo com as atuais concepções de ensino, as teorias sócioconstrutivistas trazem reflexões de que o aluno é um sujeito social e possui um modo de viver na comunidade linguística. Sabendo que é através da interação que constituímos a nossa personalidade, não podemos deixar que a sala de aula negligencie tal aspecto. A intenção deste trabalho é apresentar formas para que o professor de Língua Portuguesa atue de modo interligado nos três eixos de ensino: leitura, produção e gramática, de acordo com os estudos mais recentes da Linguística Aplicada. Além de comentar os desafios e técnicas frustrantes, desmotivadoras, e soluções para reverter este quadro, e subsidiar as práticas de leitura e produção textual no Ensino Fundamental, que estão sendo implementadas e efetivadas em sala de aula. Para tanto, observei e desenvolvi atividades em um 6º ano, do turno vespertino, de uma escola da rede pública de ensino, de Itajubá - MG. Os resultados mostram que a concepção teórico-metodológica adotada pela unidade escolar e por mim é a sociointeracionista, uma vez que o aluno é caracterizado como um sujeito ativo, o texto é considerado o próprio lugar de interação e o conhecimento é construído na relação professor-aluno-textoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALerEscreverProduzir textos coerentesEnsino FundamentalA leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdfapplication/pdf360626https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/1/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf1e559ad2ede3c7cc4e1b226a4ba32cecMD51TEXTFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdf.txtFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdf.txtExtracted texttext/plain183795https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/2/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.txt79ec417c77ce835eab6ec333ff178593MD52THUMBNAILFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdf.jpgFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/3/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.jpg62a04be2c20a5a7b02206b1810d36828MD53handle/367892023-07-29 01:09:46.77oai:repositorio.pucsp.br:handle/36789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:09:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental |
title |
A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental Martins, Fabiana Oliveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ler Escrever Produzir textos coerentes Ensino Fundamental |
title_short |
A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental |
title_full |
A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental |
author |
Martins, Fabiana Oliveira |
author_facet |
Martins, Fabiana Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira Junior, José Everaldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Fabiana Oliveira |
contributor_str_mv |
Nogueira Junior, José Everaldo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ler Escrever Produzir textos coerentes Ensino Fundamental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ler Escrever Produzir textos coerentes Ensino Fundamental |
description |
O objetivo de ensino da língua materna é que o aluno aprenda a ler, entender e produzir textos coerentes, com opiniões objetivas e autônomas ao sair do ensino fundamental. De acordo com as atuais concepções de ensino, as teorias sócioconstrutivistas trazem reflexões de que o aluno é um sujeito social e possui um modo de viver na comunidade linguística. Sabendo que é através da interação que constituímos a nossa personalidade, não podemos deixar que a sala de aula negligencie tal aspecto. A intenção deste trabalho é apresentar formas para que o professor de Língua Portuguesa atue de modo interligado nos três eixos de ensino: leitura, produção e gramática, de acordo com os estudos mais recentes da Linguística Aplicada. Além de comentar os desafios e técnicas frustrantes, desmotivadoras, e soluções para reverter este quadro, e subsidiar as práticas de leitura e produção textual no Ensino Fundamental, que estão sendo implementadas e efetivadas em sala de aula. Para tanto, observei e desenvolvi atividades em um 6º ano, do turno vespertino, de uma escola da rede pública de ensino, de Itajubá - MG. Os resultados mostram que a concepção teórico-metodológica adotada pela unidade escolar e por mim é a sociointeracionista, uma vez que o aluno é caracterizado como um sujeito ativo, o texto é considerado o próprio lugar de interação e o conhecimento é construído na relação professor-aluno-texto |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T20:49:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T20:49:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Martins, Fabiana Oliveira. A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36789 |
identifier_str_mv |
Martins, Fabiana Oliveira. A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/1/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/2/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/3/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e559ad2ede3c7cc4e1b226a4ba32cec 79ec417c77ce835eab6ec333ff178593 62a04be2c20a5a7b02206b1810d36828 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796002840903680 |