A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fabiana Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36789
Resumo: O objetivo de ensino da língua materna é que o aluno aprenda a ler, entender e produzir textos coerentes, com opiniões objetivas e autônomas ao sair do ensino fundamental. De acordo com as atuais concepções de ensino, as teorias sócioconstrutivistas trazem reflexões de que o aluno é um sujeito social e possui um modo de viver na comunidade linguística. Sabendo que é através da interação que constituímos a nossa personalidade, não podemos deixar que a sala de aula negligencie tal aspecto. A intenção deste trabalho é apresentar formas para que o professor de Língua Portuguesa atue de modo interligado nos três eixos de ensino: leitura, produção e gramática, de acordo com os estudos mais recentes da Linguística Aplicada. Além de comentar os desafios e técnicas frustrantes, desmotivadoras, e soluções para reverter este quadro, e subsidiar as práticas de leitura e produção textual no Ensino Fundamental, que estão sendo implementadas e efetivadas em sala de aula. Para tanto, observei e desenvolvi atividades em um 6º ano, do turno vespertino, de uma escola da rede pública de ensino, de Itajubá - MG. Os resultados mostram que a concepção teórico-metodológica adotada pela unidade escolar e por mim é a sociointeracionista, uma vez que o aluno é caracterizado como um sujeito ativo, o texto é considerado o próprio lugar de interação e o conhecimento é construído na relação professor-aluno-texto
id PUC_SP-1_7c6bc1af4217bef3786116541abaac00
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36789
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira Junior, José EveraldoMartins, Fabiana Oliveira2023-07-28T20:49:38Z2023-07-28T20:49:38Z2011-03-26Martins, Fabiana Oliveira. A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36789O objetivo de ensino da língua materna é que o aluno aprenda a ler, entender e produzir textos coerentes, com opiniões objetivas e autônomas ao sair do ensino fundamental. De acordo com as atuais concepções de ensino, as teorias sócioconstrutivistas trazem reflexões de que o aluno é um sujeito social e possui um modo de viver na comunidade linguística. Sabendo que é através da interação que constituímos a nossa personalidade, não podemos deixar que a sala de aula negligencie tal aspecto. A intenção deste trabalho é apresentar formas para que o professor de Língua Portuguesa atue de modo interligado nos três eixos de ensino: leitura, produção e gramática, de acordo com os estudos mais recentes da Linguística Aplicada. Além de comentar os desafios e técnicas frustrantes, desmotivadoras, e soluções para reverter este quadro, e subsidiar as práticas de leitura e produção textual no Ensino Fundamental, que estão sendo implementadas e efetivadas em sala de aula. Para tanto, observei e desenvolvi atividades em um 6º ano, do turno vespertino, de uma escola da rede pública de ensino, de Itajubá - MG. Os resultados mostram que a concepção teórico-metodológica adotada pela unidade escolar e por mim é a sociointeracionista, uma vez que o aluno é caracterizado como um sujeito ativo, o texto é considerado o próprio lugar de interação e o conhecimento é construído na relação professor-aluno-textoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALerEscreverProduzir textos coerentesEnsino FundamentalA leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdfapplication/pdf360626https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/1/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf1e559ad2ede3c7cc4e1b226a4ba32cecMD51TEXTFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdf.txtFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdf.txtExtracted texttext/plain183795https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/2/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.txt79ec417c77ce835eab6ec333ff178593MD52THUMBNAILFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdf.jpgFABIANA OLIVEIRA MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/3/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.jpg62a04be2c20a5a7b02206b1810d36828MD53handle/367892023-07-29 01:09:46.77oai:repositorio.pucsp.br:handle/36789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:09:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
title A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
spellingShingle A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
Martins, Fabiana Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ler
Escrever
Produzir textos coerentes
Ensino Fundamental
title_short A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
title_full A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
title_fullStr A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
title_sort A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental
author Martins, Fabiana Oliveira
author_facet Martins, Fabiana Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira Junior, José Everaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fabiana Oliveira
contributor_str_mv Nogueira Junior, José Everaldo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ler
Escrever
Produzir textos coerentes
Ensino Fundamental
dc.subject.por.fl_str_mv Ler
Escrever
Produzir textos coerentes
Ensino Fundamental
description O objetivo de ensino da língua materna é que o aluno aprenda a ler, entender e produzir textos coerentes, com opiniões objetivas e autônomas ao sair do ensino fundamental. De acordo com as atuais concepções de ensino, as teorias sócioconstrutivistas trazem reflexões de que o aluno é um sujeito social e possui um modo de viver na comunidade linguística. Sabendo que é através da interação que constituímos a nossa personalidade, não podemos deixar que a sala de aula negligencie tal aspecto. A intenção deste trabalho é apresentar formas para que o professor de Língua Portuguesa atue de modo interligado nos três eixos de ensino: leitura, produção e gramática, de acordo com os estudos mais recentes da Linguística Aplicada. Além de comentar os desafios e técnicas frustrantes, desmotivadoras, e soluções para reverter este quadro, e subsidiar as práticas de leitura e produção textual no Ensino Fundamental, que estão sendo implementadas e efetivadas em sala de aula. Para tanto, observei e desenvolvi atividades em um 6º ano, do turno vespertino, de uma escola da rede pública de ensino, de Itajubá - MG. Os resultados mostram que a concepção teórico-metodológica adotada pela unidade escolar e por mim é a sociointeracionista, uma vez que o aluno é caracterizado como um sujeito ativo, o texto é considerado o próprio lugar de interação e o conhecimento é construído na relação professor-aluno-texto
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:49:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:49:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Martins, Fabiana Oliveira. A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36789
identifier_str_mv Martins, Fabiana Oliveira. A leitura e produção textual como mecanismo de desenvolvimento escolar do aluno do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/1/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/2/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36789/3/FABIANA%20OLIVEIRA%20MARTINS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e559ad2ede3c7cc4e1b226a4ba32cec
79ec417c77ce835eab6ec333ff178593
62a04be2c20a5a7b02206b1810d36828
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796002840903680