O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10803 |
Resumo: | This work aims at analyzing one out of three projects from the program named Cultura é Currículo (Culture is Curriculum): the project Lugares de Aprender (Places to Learn), elaborated according to the curricular guideline proposed by the Education State Secretary of Sao Paulo, in 2008. We tried to comprehend, by investigating the material proposed by the project Lugares de Aprender, which contents and methodologies were offered to Elementary School teachers, in order to guide their educational relations with museums. We have established as a criterion for examining the material aspects related to contents and materiality. Besides the analysis of the material, we tried to comprehend the communication lines and the implementation of the project, which was realized from institutional reports exams provided by FDE. The aim of this procedure was to check the teachers practices with museums and detach the participation of different agents on the achievement of the main objective detached with this project: the colligation between school and culture |
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Munakata, Kazumihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230425U5Barbosa, Moroni Tartalioni2016-04-27T16:34:07Z2010-08-112010-04-08Barbosa, Moroni Tartalioni. O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10803This work aims at analyzing one out of three projects from the program named Cultura é Currículo (Culture is Curriculum): the project Lugares de Aprender (Places to Learn), elaborated according to the curricular guideline proposed by the Education State Secretary of Sao Paulo, in 2008. We tried to comprehend, by investigating the material proposed by the project Lugares de Aprender, which contents and methodologies were offered to Elementary School teachers, in order to guide their educational relations with museums. We have established as a criterion for examining the material aspects related to contents and materiality. Besides the analysis of the material, we tried to comprehend the communication lines and the implementation of the project, which was realized from institutional reports exams provided by FDE. The aim of this procedure was to check the teachers practices with museums and detach the participation of different agents on the achievement of the main objective detached with this project: the colligation between school and cultureEste trabalho se propõe a realizar a análise de um dos três projetos do programa Cultura é Currículo: o projeto Lugares de Aprender, que foi elaborado em consonância com as Diretrizes Curriculares propostas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no ano de 2008. Buscamos compreender, a partir da investigação dos materiais propostos no projeto Lugares de Aprender, quais conteúdos e metodologias foram oferecidos aos professores do Ensino Básico com a finalidade de nortear as práticas de ensino destes junto aos museus. Estabelecemos como critério para o exame dos materiais aspectos relacionados aos conteúdos e à materialidade. Além da análise dos materiais, propomos-nos a compreender o circuito de comunicação e implementação deste projeto mediante a investigação dos relatórios institucionais fornecidos pela FDE. O intuito deste procedimento foi verificar a prática dos professores junto aos museus e destacar a participação de diferentes agentes na consecução do principal objetivo destacado com este projeto: a aproximação entre escola e culturaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23745/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoPropostas curriculares de São PauloProjeto Lugares de AprenderEnsino de história em museusEducacao -- MuseusMuseus -- Aspectos educacionaisSao Paulo curricular ProposalsProject Lugares de AprenderHistory teaching in museumsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMoroni Tartalioni Barbosa.pdf.txtMoroni Tartalioni Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain312513https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/3/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf.txta87c7e9f6e18cde2caa4dc5e9aa8c513MD53ORIGINALMoroni Tartalioni Barbosa.pdfapplication/pdf2309126https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/1/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf0301302927f934d84369a440f47a436eMD51THUMBNAILMoroni Tartalioni Barbosa.pdf.jpgMoroni Tartalioni Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/2/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/108032022-06-28 09:26:09.398oai:repositorio.pucsp.br:handle/10803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T12:26:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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