O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Moroni Tartalioni
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10803
Resumo: This work aims at analyzing one out of three projects from the program named Cultura é Currículo (Culture is Curriculum): the project Lugares de Aprender (Places to Learn), elaborated according to the curricular guideline proposed by the Education State Secretary of Sao Paulo, in 2008. We tried to comprehend, by investigating the material proposed by the project Lugares de Aprender, which contents and methodologies were offered to Elementary School teachers, in order to guide their educational relations with museums. We have established as a criterion for examining the material aspects related to contents and materiality. Besides the analysis of the material, we tried to comprehend the communication lines and the implementation of the project, which was realized from institutional reports exams provided by FDE. The aim of this procedure was to check the teachers practices with museums and detach the participation of different agents on the achievement of the main objective detached with this project: the colligation between school and culture
id PUC_SP-1_8ea62df5ec44b6e90744f905d9e8db06
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10803
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Munakata, Kazumihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230425U5Barbosa, Moroni Tartalioni2016-04-27T16:34:07Z2010-08-112010-04-08Barbosa, Moroni Tartalioni. O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10803This work aims at analyzing one out of three projects from the program named Cultura é Currículo (Culture is Curriculum): the project Lugares de Aprender (Places to Learn), elaborated according to the curricular guideline proposed by the Education State Secretary of Sao Paulo, in 2008. We tried to comprehend, by investigating the material proposed by the project Lugares de Aprender, which contents and methodologies were offered to Elementary School teachers, in order to guide their educational relations with museums. We have established as a criterion for examining the material aspects related to contents and materiality. Besides the analysis of the material, we tried to comprehend the communication lines and the implementation of the project, which was realized from institutional reports exams provided by FDE. The aim of this procedure was to check the teachers practices with museums and detach the participation of different agents on the achievement of the main objective detached with this project: the colligation between school and cultureEste trabalho se propõe a realizar a análise de um dos três projetos do programa Cultura é Currículo: o projeto Lugares de Aprender, que foi elaborado em consonância com as Diretrizes Curriculares propostas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no ano de 2008. Buscamos compreender, a partir da investigação dos materiais propostos no projeto Lugares de Aprender, quais conteúdos e metodologias foram oferecidos aos professores do Ensino Básico com a finalidade de nortear as práticas de ensino destes junto aos museus. Estabelecemos como critério para o exame dos materiais aspectos relacionados aos conteúdos e à materialidade. Além da análise dos materiais, propomos-nos a compreender o circuito de comunicação e implementação deste projeto mediante a investigação dos relatórios institucionais fornecidos pela FDE. O intuito deste procedimento foi verificar a prática dos professores junto aos museus e destacar a participação de diferentes agentes na consecução do principal objetivo destacado com este projeto: a aproximação entre escola e culturaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23745/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoPropostas curriculares de São PauloProjeto Lugares de AprenderEnsino de história em museusEducacao -- MuseusMuseus -- Aspectos educacionaisSao Paulo curricular ProposalsProject Lugares de AprenderHistory teaching in museumsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMoroni Tartalioni Barbosa.pdf.txtMoroni Tartalioni Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain312513https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/3/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf.txta87c7e9f6e18cde2caa4dc5e9aa8c513MD53ORIGINALMoroni Tartalioni Barbosa.pdfapplication/pdf2309126https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/1/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf0301302927f934d84369a440f47a436eMD51THUMBNAILMoroni Tartalioni Barbosa.pdf.jpgMoroni Tartalioni Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/2/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/108032022-06-28 09:26:09.398oai:repositorio.pucsp.br:handle/10803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T12:26:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
title O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
spellingShingle O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
Barbosa, Moroni Tartalioni
Propostas curriculares de São Paulo
Projeto Lugares de Aprender
Ensino de história em museus
Educacao -- Museus
Museus -- Aspectos educacionais
Sao Paulo curricular Proposals
Project Lugares de Aprender
History teaching in museums
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
title_full O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
title_fullStr O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
title_full_unstemmed O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
title_sort O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)
author Barbosa, Moroni Tartalioni
author_facet Barbosa, Moroni Tartalioni
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munakata, Kazumi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230425U5
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Moroni Tartalioni
contributor_str_mv Munakata, Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv Propostas curriculares de São Paulo
Projeto Lugares de Aprender
Ensino de história em museus
Educacao -- Museus
Museus -- Aspectos educacionais
topic Propostas curriculares de São Paulo
Projeto Lugares de Aprender
Ensino de história em museus
Educacao -- Museus
Museus -- Aspectos educacionais
Sao Paulo curricular Proposals
Project Lugares de Aprender
History teaching in museums
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Sao Paulo curricular Proposals
Project Lugares de Aprender
History teaching in museums
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work aims at analyzing one out of three projects from the program named Cultura é Currículo (Culture is Curriculum): the project Lugares de Aprender (Places to Learn), elaborated according to the curricular guideline proposed by the Education State Secretary of Sao Paulo, in 2008. We tried to comprehend, by investigating the material proposed by the project Lugares de Aprender, which contents and methodologies were offered to Elementary School teachers, in order to guide their educational relations with museums. We have established as a criterion for examining the material aspects related to contents and materiality. Besides the analysis of the material, we tried to comprehend the communication lines and the implementation of the project, which was realized from institutional reports exams provided by FDE. The aim of this procedure was to check the teachers practices with museums and detach the participation of different agents on the achievement of the main objective detached with this project: the colligation between school and culture
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:34:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barbosa, Moroni Tartalioni. O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10803
identifier_str_mv Barbosa, Moroni Tartalioni. O ensino de história nos museus paulistas, uma proposta pedagógica a partir do projeto Lugares de Aprender da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/3/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/1/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10803/2/Moroni%20Tartalioni%20Barbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a87c7e9f6e18cde2caa4dc5e9aa8c513
0301302927f934d84369a440f47a436e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1791080469957181440