A transição do quinto para o sexto ano nas escolas públicas da rede estadual paulista, na perspectiva de alunos, professores e gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Renata Sales de Moraes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23793
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo geral compreender o que pensam e sentem alunos, professores e gestores sobre a transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental e, a partir desse levantamento, propor caminhos para que gestores e professores auxiliemos alunos nesse processo.A partir do objetivo geral, desdobraram-se os seguintes objetivos específicos: identificar o que pensam e sentem os alunos que já fizeram a transição e encontram-se nos anos finais do ensino fundamental; compreender como e se o exercício da autonomia é trabalhado com esses alunos nos anos iniciais do ensino fundamental; entender de que forma os alunos expressam seus sentimentos e como lidam com eles no contexto escolar; buscar elementos que revelem o que professores e gestores que atuam nos anos iniciais enos anos finais do ensino fundamental pensam sobre a transição do quinto para o sexto ano; construir coletivamente possibilidades para que o enfrentamento dessa transição seja o menos impactante possível na vida dos educandos. A realização da pesquisa justificou-se pela necessidade de se buscarem caminhos que amenizem a transição do quinto para o sexto ano dos alunos da rede estadual paulista, a fim de que esse rito de passagem seja menos impactante, tanto para os alunos como para os professores de ambos os segmentos. O quadro teórico selecionado para fundamentar a pesquisa constituiu-se das concepções de Wallon (2007) e Mahoney e Almeida (2005) sobre as relações afetivas que permeiam a relação professor-aluno; de Formosinho, Lima e Sousa (2016), acerca dastransições entre ciclos educativos; de Casassus (2009), sobre educação emocional; de Davis et al. (2012) e Freire (1996), acerca da adolescência e da autonomia do educando, dentre outros autores, além de documentos legais relacionados à educação e à transição do quinto para o sexto ano. Participaram desta pesquisa seis alunos dos anos finais e 12 profissionais da educação, sendo oito professores –quatro dos anos iniciais e quatro dos anos finais –e quatro gestoras –uma vice-diretora, duas coordenadoras pedagógicas e uma supervisora de ensino. A coletados dados foi realizada por meio de grupos de discussão e questionários.Para a análise, utilizou-se a análise de prosa (ANDRÉ, 1983). Dentre os resultados, destacaram-se: a importância das relações afetivas no contexto educacional; a expectativa de alunos, professores e gestores em relação ao momento da transição; a falta de conhecimento dos alunos da estrutura física da escola de anos finais e da dinâmica desse segmento; a ausência de políticas públicas direcionadas à transição; a ausência de práticas pedagógicas voltadas para o acolhimento dos alunos ingressantes nos anos finais e a falta de colaboração dos professores dos anos iniciais nesse rito de passagem. Tais resultados permitem concluir que existem caminhos possíveis para se amenizar o impacto da transição do quinto para o sexto ano, mas que se faz necessário estabelecer um diálogo pontual e formativo nos dois segmentos, para que a viabilização de algumas práticas deixe o campo das possibilidades e torne-se real
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Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23793Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo geral compreender o que pensam e sentem alunos, professores e gestores sobre a transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental e, a partir desse levantamento, propor caminhos para que gestores e professores auxiliemos alunos nesse processo.A partir do objetivo geral, desdobraram-se os seguintes objetivos específicos: identificar o que pensam e sentem os alunos que já fizeram a transição e encontram-se nos anos finais do ensino fundamental; compreender como e se o exercício da autonomia é trabalhado com esses alunos nos anos iniciais do ensino fundamental; entender de que forma os alunos expressam seus sentimentos e como lidam com eles no contexto escolar; buscar elementos que revelem o que professores e gestores que atuam nos anos iniciais enos anos finais do ensino fundamental pensam sobre a transição do quinto para o sexto ano; construir coletivamente possibilidades para que o enfrentamento dessa transição seja o menos impactante possível na vida dos educandos. A realização da pesquisa justificou-se pela necessidade de se buscarem caminhos que amenizem a transição do quinto para o sexto ano dos alunos da rede estadual paulista, a fim de que esse rito de passagem seja menos impactante, tanto para os alunos como para os professores de ambos os segmentos. O quadro teórico selecionado para fundamentar a pesquisa constituiu-se das concepções de Wallon (2007) e Mahoney e Almeida (2005) sobre as relações afetivas que permeiam a relação professor-aluno; de Formosinho, Lima e Sousa (2016), acerca dastransições entre ciclos educativos; de Casassus (2009), sobre educação emocional; de Davis et al. (2012) e Freire (1996), acerca da adolescência e da autonomia do educando, dentre outros autores, além de documentos legais relacionados à educação e à transição do quinto para o sexto ano. Participaram desta pesquisa seis alunos dos anos finais e 12 profissionais da educação, sendo oito professores –quatro dos anos iniciais e quatro dos anos finais –e quatro gestoras –uma vice-diretora, duas coordenadoras pedagógicas e uma supervisora de ensino. A coletados dados foi realizada por meio de grupos de discussão e questionários.Para a análise, utilizou-se a análise de prosa (ANDRÉ, 1983). Dentre os resultados, destacaram-se: a importância das relações afetivas no contexto educacional; a expectativa de alunos, professores e gestores em relação ao momento da transição; a falta de conhecimento dos alunos da estrutura física da escola de anos finais e da dinâmica desse segmento; a ausência de políticas públicas direcionadas à transição; a ausência de práticas pedagógicas voltadas para o acolhimento dos alunos ingressantes nos anos finais e a falta de colaboração dos professores dos anos iniciais nesse rito de passagem. Tais resultados permitem concluir que existem caminhos possíveis para se amenizar o impacto da transição do quinto para o sexto ano, mas que se faz necessário estabelecer um diálogo pontual e formativo nos dois segmentos, para que a viabilização de algumas práticas deixe o campo das possibilidades e torne-se realThis research, with a qualitative approach, aimed to understand what students, teachers and managers think and feel about the transition from the fifth to the sixth year of elementary school and, based on this survey, to propose ways for managers and teachers to help the students in this process. From the general objective, the following specific objectives have been developed: to identify what students who have already made the transition and feel in the final years of elementary school think and feel; understand how and if the exercise of autonomy is worked with these students in the early years of elementary school; understand how students express their feelings and how they deal with them in the school context; seek elements that reveal what teachers and administrators who work in the early and final years of elementary school think about the transition from the fifth to the sixth year; collectively build possibilities so that coping with this transition is as impactful as possible in the lives of students. The research was justified by the need to seek paths that will ensure the transition from the fifth to the sixth year of the students of the state network of São Paulo, so that this rite of passage is less impactful, both for students and teachers in both segments. The theoretical framework selected to support the research consisted of the conceptions of Wallon (2007) and Mahoney and Almeida (2005) about the affective relationships that permeate the teacher-student relationship; for Formosinho, Lima and Sousa (2016), about the transitions between educational cycles; Casassus (2009), on emotional education; by Davis et al. (2012) and Freire (1996), about adolescence and the autonomy of the student, among other authors, in addition to legal documents related to education and the transition from fifth to sixth grade. Six students from the final years and 12 education professionals participated in this research, eight of which were teachers –four from the initial years and four from the final years –and four managers –from a deputy director, two pedagogical coordinators and a teaching supervisor. Data were collected through discussion groups and questionnaires.Prose analysis was used for the analysis (ANDRÉ, 1983). Among the results, the: the importance of affective relationships in the educational context stood out; the expectation of students, teachers and managers in relation to the moment of the transition; the lack of knowledge of the students of the physical structure of the school of final years and the dynamics of this segment; the absence of public policies aimed at the transition; the absence of pedagogical practices aimed at welcoming students entering in the final years and the lack of collaboration of teachers inthe early years in this rite of passage. These results allow us to conclude that there are possible ways to mitigate the impact of the transition from the fifth to the sixth year, but that it is necessary to establish a punctual and formative dialogue in the two segments, so that the feasibility of some practices leaves the field of possibilities and becomes realCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEnsino FundamentalEscolas públicasTransição do quinto para o sexto anoElementary SchoolPublic schoolsTransition from fifth to sixth yearA transição do quinto para o sexto ano nas escolas públicas da rede estadual paulista, na perspectiva de alunos, professores e gestoresThe transition from the fifth to the sixth year in public schools in the state of São Paulo, from the perspective of students, teachers and administratorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRenata Sales de Moraes Borges.pdfapplication/pdf1779074https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23793/1/Renata%20Sales%20de%20Moraes%20Borges.pdf2e41e0510f1a73af4252929af655eff2MD51TEXTRenata Sales de Moraes Borges.pdf.txtRenata Sales de Moraes Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain245658https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23793/2/Renata%20Sales%20de%20Moraes%20Borges.pdf.txt5851c7b4c1d1a0e176b6f0b92eb1d5eaMD52THUMBNAILRenata Sales de Moraes Borges.pdf.jpgRenata Sales de Moraes Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23793/3/Renata%20Sales%20de%20Moraes%20Borges.pdf.jpg6aaa1705b61a299d9ff293c85030c53aMD53handle/237932021-10-25 08:09:08.865oai:repositorio.pucsp.br:handle/23793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-25T11:09:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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