Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759 |
Resumo: | The present work was performed in order to analyze the Learning Evaluation on Elementary School I and II of Brazilian schools, in the form of bibliographic research. It points out the path of evaluation concepts, in historical, epistemological and legal terms, and also analyses the difficulties related to evaluation processes faced by school, teachers and students, in pursuit of alternatives which contribute to overcoming these practices. The research is theoretically based in authors who believe in an evaluation less exclusionary and non-qualifying, as Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, among others. The aim of this study is to verify how evaluation process can become comprehensive and diagnostic, from the view of teacher and how the school works the learning evaluation, not just in the sense of approve or disapprove, but to contribute with the knowledge process of educating, in order that he can modify his way of analyzing and observe the events around him and take his own decisions, constructing thus, autonomy on educational process |
id |
PUC_SP-1_b7273361e32f693edf86ef5eab4628a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28759 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlini, Alda LuizaMachado, Vanessa2022-10-11T11:48:21Z2022-10-11T11:48:21Z2011-11-21Machado, Vanessa. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759The present work was performed in order to analyze the Learning Evaluation on Elementary School I and II of Brazilian schools, in the form of bibliographic research. It points out the path of evaluation concepts, in historical, epistemological and legal terms, and also analyses the difficulties related to evaluation processes faced by school, teachers and students, in pursuit of alternatives which contribute to overcoming these practices. The research is theoretically based in authors who believe in an evaluation less exclusionary and non-qualifying, as Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, among others. The aim of this study is to verify how evaluation process can become comprehensive and diagnostic, from the view of teacher and how the school works the learning evaluation, not just in the sense of approve or disapprove, but to contribute with the knowledge process of educating, in order that he can modify his way of analyzing and observe the events around him and take his own decisions, constructing thus, autonomy on educational processO presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental I e II das escolas brasileiras, na forma de pesquisa bibliográfica. Destaca a trajetória das concepções de avaliação, em termos históricos, epistemológicos e legais, e analisa as dificuldades relativas aos processos de avaliação enfrentadas pela escola, pelos professores e pelos alunos, em busca de alternativas que colaborem para a superação dessas práticas. A pesquisa está fundamentada teoricamente em autores que acreditam em uma avaliação menos excludente e não classificatória, como Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, entre outros. A intenção deste estudo é verificar como o processo de avaliação pode se tornar abrangente e diagnóstico, a partir da visão do professor e da forma como a escola trabalha a avaliação da aprendizagem, não somente no sentido de aprovar ou reprovar, mas de contribuir com o processo de conhecimento do educando, para que ele possa modificar sua maneira de analisar e observar os acontecimentos ao seu redor e tomar suas próprias decisões, construindo autonomia no processo educativoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação da aprendizagemDificuldadesSuperaçãoEvaluation on ElementaryDifficultiesOvercomingAvaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVANESSA MACHADO - TCC.pdfapplication/pdf220925https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/1/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf1dd47a8cb71b2a1d6ea0a641300898bbMD51TEXTVANESSA MACHADO - TCC.pdf.txtVANESSA MACHADO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain95438https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/2/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf.txt541e8f2f8111d3800791d3c501ad4c54MD52THUMBNAILVANESSA MACHADO - TCC.pdf.jpgVANESSA MACHADO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/3/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf.jpga8f87861479156c3660b8a17ed1b1dfeMD53handle/287592022-10-12 01:04:10.354oai:repositorio.pucsp.br:handle/28759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:04:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas |
title |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas Machado, Vanessa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Avaliação da aprendizagem Dificuldades Superação Evaluation on Elementary Difficulties Overcoming |
title_short |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas |
title_full |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas |
author |
Machado, Vanessa |
author_facet |
Machado, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Vanessa |
contributor_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Avaliação da aprendizagem Dificuldades Superação Evaluation on Elementary Difficulties Overcoming |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Dificuldades Superação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation on Elementary Difficulties Overcoming |
description |
The present work was performed in order to analyze the Learning Evaluation on Elementary School I and II of Brazilian schools, in the form of bibliographic research. It points out the path of evaluation concepts, in historical, epistemological and legal terms, and also analyses the difficulties related to evaluation processes faced by school, teachers and students, in pursuit of alternatives which contribute to overcoming these practices. The research is theoretically based in authors who believe in an evaluation less exclusionary and non-qualifying, as Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, among others. The aim of this study is to verify how evaluation process can become comprehensive and diagnostic, from the view of teacher and how the school works the learning evaluation, not just in the sense of approve or disapprove, but to contribute with the knowledge process of educating, in order that he can modify his way of analyzing and observe the events around him and take his own decisions, constructing thus, autonomy on educational process |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Machado, Vanessa. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759 |
identifier_str_mv |
Machado, Vanessa. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/1/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/2/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/3/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1dd47a8cb71b2a1d6ea0a641300898bb 541e8f2f8111d3800791d3c501ad4c54 a8f87861479156c3660b8a17ed1b1dfe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277895710867456 |