Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vanessa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759
Resumo: The present work was performed in order to analyze the Learning Evaluation on Elementary School I and II of Brazilian schools, in the form of bibliographic research. It points out the path of evaluation concepts, in historical, epistemological and legal terms, and also analyses the difficulties related to evaluation processes faced by school, teachers and students, in pursuit of alternatives which contribute to overcoming these practices. The research is theoretically based in authors who believe in an evaluation less exclusionary and non-qualifying, as Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, among others. The aim of this study is to verify how evaluation process can become comprehensive and diagnostic, from the view of teacher and how the school works the learning evaluation, not just in the sense of approve or disapprove, but to contribute with the knowledge process of educating, in order that he can modify his way of analyzing and observe the events around him and take his own decisions, constructing thus, autonomy on educational process
id PUC_SP-1_b7273361e32f693edf86ef5eab4628a9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28759
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda LuizaMachado, Vanessa2022-10-11T11:48:21Z2022-10-11T11:48:21Z2011-11-21Machado, Vanessa. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759The present work was performed in order to analyze the Learning Evaluation on Elementary School I and II of Brazilian schools, in the form of bibliographic research. It points out the path of evaluation concepts, in historical, epistemological and legal terms, and also analyses the difficulties related to evaluation processes faced by school, teachers and students, in pursuit of alternatives which contribute to overcoming these practices. The research is theoretically based in authors who believe in an evaluation less exclusionary and non-qualifying, as Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, among others. The aim of this study is to verify how evaluation process can become comprehensive and diagnostic, from the view of teacher and how the school works the learning evaluation, not just in the sense of approve or disapprove, but to contribute with the knowledge process of educating, in order that he can modify his way of analyzing and observe the events around him and take his own decisions, constructing thus, autonomy on educational processO presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental I e II das escolas brasileiras, na forma de pesquisa bibliográfica. Destaca a trajetória das concepções de avaliação, em termos históricos, epistemológicos e legais, e analisa as dificuldades relativas aos processos de avaliação enfrentadas pela escola, pelos professores e pelos alunos, em busca de alternativas que colaborem para a superação dessas práticas. A pesquisa está fundamentada teoricamente em autores que acreditam em uma avaliação menos excludente e não classificatória, como Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, entre outros. A intenção deste estudo é verificar como o processo de avaliação pode se tornar abrangente e diagnóstico, a partir da visão do professor e da forma como a escola trabalha a avaliação da aprendizagem, não somente no sentido de aprovar ou reprovar, mas de contribuir com o processo de conhecimento do educando, para que ele possa modificar sua maneira de analisar e observar os acontecimentos ao seu redor e tomar suas próprias decisões, construindo autonomia no processo educativoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação da aprendizagemDificuldadesSuperaçãoEvaluation on ElementaryDifficultiesOvercomingAvaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVANESSA MACHADO - TCC.pdfapplication/pdf220925https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/1/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf1dd47a8cb71b2a1d6ea0a641300898bbMD51TEXTVANESSA MACHADO - TCC.pdf.txtVANESSA MACHADO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain95438https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/2/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf.txt541e8f2f8111d3800791d3c501ad4c54MD52THUMBNAILVANESSA MACHADO - TCC.pdf.jpgVANESSA MACHADO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/3/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf.jpga8f87861479156c3660b8a17ed1b1dfeMD53handle/287592022-10-12 01:04:10.354oai:repositorio.pucsp.br:handle/28759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:04:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
title Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
spellingShingle Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
Machado, Vanessa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação da aprendizagem
Dificuldades
Superação
Evaluation on Elementary
Difficulties
Overcoming
title_short Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
title_full Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
title_fullStr Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
title_sort Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas
author Machado, Vanessa
author_facet Machado, Vanessa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vanessa
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação da aprendizagem
Dificuldades
Superação
Evaluation on Elementary
Difficulties
Overcoming
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Dificuldades
Superação
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation on Elementary
Difficulties
Overcoming
description The present work was performed in order to analyze the Learning Evaluation on Elementary School I and II of Brazilian schools, in the form of bibliographic research. It points out the path of evaluation concepts, in historical, epistemological and legal terms, and also analyses the difficulties related to evaluation processes faced by school, teachers and students, in pursuit of alternatives which contribute to overcoming these practices. The research is theoretically based in authors who believe in an evaluation less exclusionary and non-qualifying, as Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, among others. The aim of this study is to verify how evaluation process can become comprehensive and diagnostic, from the view of teacher and how the school works the learning evaluation, not just in the sense of approve or disapprove, but to contribute with the knowledge process of educating, in order that he can modify his way of analyzing and observe the events around him and take his own decisions, constructing thus, autonomy on educational process
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Machado, Vanessa. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759
identifier_str_mv Machado, Vanessa. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/1/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/2/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28759/3/VANESSA%20MACHADO%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dd47a8cb71b2a1d6ea0a641300898bb
541e8f2f8111d3800791d3c501ad4c54
a8f87861479156c3660b8a17ed1b1dfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277895710867456